Pedagogia em Fernando Lopes-Graça: questões estéticas e contextuais no Álbum do Jovem Pianista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Luís Filipe da Silva Freitas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34801
Resumo: A presente dissertação aborda a linha de pensamento e acção de Fernando Lopes-Graça relativamente a pedagogia e educação, estabelecendo relação entre a sua obra literária e a musical. Compreende o resultado de um trabalho de investigação efectuado durante o ano lectivo de 2020/2021 que tem como alicerce a análise pedagógica do Álbum do Jovem Pianista, identificando e realçando as suas características e mais-valias sob os pontos de vista artístico e pedagógico (pianístico). Tem-se em consideração a natureza do Álbum, o fim a que se destina, a polivalência dos elementos que o constituem e as características da estratégia pedagógica subjacente. Os principais traços estéticos da obra do compositor são igualmente abordados, traçando-se uma perspectiva geral da evolução da linguagem do compositor. O documento contempla, ainda, o relatório final da Prática de Ensino Supervisionada realizada no Curso de Música Silva Monteiro, no Porto, durante o lectivo de 2013/2014, consistindo na descrição, revisão e avaliação das iniciativas e metodologias abordadas e aplicadas no contexto de estágio.
id RCAP_d51d856b327c3803851f59b59e301dda
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34801
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pedagogia em Fernando Lopes-Graça: questões estéticas e contextuais no Álbum do Jovem PianistaPedagogiaPianoLopes-GraçaÁlbum do Jovem PianistaA presente dissertação aborda a linha de pensamento e acção de Fernando Lopes-Graça relativamente a pedagogia e educação, estabelecendo relação entre a sua obra literária e a musical. Compreende o resultado de um trabalho de investigação efectuado durante o ano lectivo de 2020/2021 que tem como alicerce a análise pedagógica do Álbum do Jovem Pianista, identificando e realçando as suas características e mais-valias sob os pontos de vista artístico e pedagógico (pianístico). Tem-se em consideração a natureza do Álbum, o fim a que se destina, a polivalência dos elementos que o constituem e as características da estratégia pedagógica subjacente. Os principais traços estéticos da obra do compositor são igualmente abordados, traçando-se uma perspectiva geral da evolução da linguagem do compositor. O documento contempla, ainda, o relatório final da Prática de Ensino Supervisionada realizada no Curso de Música Silva Monteiro, no Porto, durante o lectivo de 2013/2014, consistindo na descrição, revisão e avaliação das iniciativas e metodologias abordadas e aplicadas no contexto de estágio.This dissertation examines the thought and action of Fernando Lopes-Graça concerning pedagogics and education. It establishes the relationship between his literary and musical output. The dissertation comprehends the research based on his Álbum do Jovem Pianista conducted in the 2020/2021 schoolyear. This work strives to identify and highlight the educational features of the Álbum while revealing its artistic uniqueness. It discusses the nature and aim of the Álbum by examining the versatility of its elements and the underlying pedagogic strategy. The dissertation addresses the main traits of the works by Lopes-Graça and the transformation of his musical style. This document includes the final report of the Supervised Teaching Practices module carried out in Curso de Música Silva Monteiro (Porto) in the 2013/2014 schoolyear. It consists of the description, analysis, and evaluation of the methods and measures undertaken during the module on Professional Practice.2022-09-27T15:29:20Z2021-12-06T00:00:00Z2021-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34801porDuarte, Luís Filipe da Silva Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:03Zoai:ria.ua.pt:10773/34801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:57.329862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia em Fernando Lopes-Graça: questões estéticas e contextuais no Álbum do Jovem Pianista
title Pedagogia em Fernando Lopes-Graça: questões estéticas e contextuais no Álbum do Jovem Pianista
spellingShingle Pedagogia em Fernando Lopes-Graça: questões estéticas e contextuais no Álbum do Jovem Pianista
Duarte, Luís Filipe da Silva Freitas
Pedagogia
Piano
Lopes-Graça
Álbum do Jovem Pianista
title_short Pedagogia em Fernando Lopes-Graça: questões estéticas e contextuais no Álbum do Jovem Pianista
title_full Pedagogia em Fernando Lopes-Graça: questões estéticas e contextuais no Álbum do Jovem Pianista
title_fullStr Pedagogia em Fernando Lopes-Graça: questões estéticas e contextuais no Álbum do Jovem Pianista
title_full_unstemmed Pedagogia em Fernando Lopes-Graça: questões estéticas e contextuais no Álbum do Jovem Pianista
title_sort Pedagogia em Fernando Lopes-Graça: questões estéticas e contextuais no Álbum do Jovem Pianista
author Duarte, Luís Filipe da Silva Freitas
author_facet Duarte, Luís Filipe da Silva Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Luís Filipe da Silva Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Piano
Lopes-Graça
Álbum do Jovem Pianista
topic Pedagogia
Piano
Lopes-Graça
Álbum do Jovem Pianista
description A presente dissertação aborda a linha de pensamento e acção de Fernando Lopes-Graça relativamente a pedagogia e educação, estabelecendo relação entre a sua obra literária e a musical. Compreende o resultado de um trabalho de investigação efectuado durante o ano lectivo de 2020/2021 que tem como alicerce a análise pedagógica do Álbum do Jovem Pianista, identificando e realçando as suas características e mais-valias sob os pontos de vista artístico e pedagógico (pianístico). Tem-se em consideração a natureza do Álbum, o fim a que se destina, a polivalência dos elementos que o constituem e as características da estratégia pedagógica subjacente. Os principais traços estéticos da obra do compositor são igualmente abordados, traçando-se uma perspectiva geral da evolução da linguagem do compositor. O documento contempla, ainda, o relatório final da Prática de Ensino Supervisionada realizada no Curso de Música Silva Monteiro, no Porto, durante o lectivo de 2013/2014, consistindo na descrição, revisão e avaliação das iniciativas e metodologias abordadas e aplicadas no contexto de estágio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06T00:00:00Z
2021-12-06
2022-09-27T15:29:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34801
url http://hdl.handle.net/10773/34801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137714912624640