Caminhos-de-ferro nos debates parlamentares : (1845-1860)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/23124 |
Resumo: | A presente investigação debruça-se sobre a oratória parlamentar desenvolvida na Câmara dos Deputados da Nação Portuguesa, em torno da instalação de caminhos-de-ferro em Portugal, sobretudo desde a discussão do contrato com a Companhia das Obras Públicas de Portugal para a construção de uma via férrea entre Lisboa e Espanha (1845) até à apresentação do acordo com D. José de Salamanca para a edificação das linhas de Leste e do Norte (1860). Pretende-se desvendar qual o impacto que aquele inovador meio de transporte, que revolucionava a Europa da época, assumiu junto dos estadistas nacionais e de que modo era usado politicamente pelos governos e pelas oposições deste período. Para tal recorreu-se, sobretudo, ao Diario da Camara dos Deputados, publicação que divulgava as intervenções dos representantes da Nação no hemiciclo e que sobre todo o período em estudo. O objectivo último destas páginas é, pois, contribuir para o desenvolvimento de uma área que só recentemente mereceu a atenção dos historiadores contemporâneos nacionais: a História dos Caminhos-de-ferro em Portugal. |
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Caminhos-de-ferro nos debates parlamentares : (1845-1860)Caminho de ferro - Portugal - HistóriaTransporte ferroviário - PortugalA presente investigação debruça-se sobre a oratória parlamentar desenvolvida na Câmara dos Deputados da Nação Portuguesa, em torno da instalação de caminhos-de-ferro em Portugal, sobretudo desde a discussão do contrato com a Companhia das Obras Públicas de Portugal para a construção de uma via férrea entre Lisboa e Espanha (1845) até à apresentação do acordo com D. José de Salamanca para a edificação das linhas de Leste e do Norte (1860). Pretende-se desvendar qual o impacto que aquele inovador meio de transporte, que revolucionava a Europa da época, assumiu junto dos estadistas nacionais e de que modo era usado politicamente pelos governos e pelas oposições deste período. Para tal recorreu-se, sobretudo, ao Diario da Camara dos Deputados, publicação que divulgava as intervenções dos representantes da Nação no hemiciclo e que sobre todo o período em estudo. O objectivo último destas páginas é, pois, contribuir para o desenvolvimento de uma área que só recentemente mereceu a atenção dos historiadores contemporâneos nacionais: a História dos Caminhos-de-ferro em Portugal.Porto : [Edição de Autor]20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/23124porPereira, Hugo José Silveira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T12:26:29Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/23124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:20:23.527071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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