Relatório de estágio pedagógico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5639 |
Resumo: | Capítulo 1- Estágio Pedagógico O capítulo 1 diz respeito a todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico, que corresponde à última etapa do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básico e secundário. Este estágio decorreu no ano letivo 2013/2014 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã, sob orientação do Professor Nuno Rodrigues. Com o estágio pedagógico terminado é importante descrever todas as experiências vividas, as aprendizagens alcançadas, as dificuldades, os desafios, os sucessos alcançados. Ao longo deste primeiro capítulo pode-se encontrar descrito todas as funções que desempenhei enquanto docente estagiária, bem como refletir sobre toda esta experiência. Os objetivos primordiais deste estágio, segundo o regulamento de estágio da Universidade da Beira Interior relativo ao presente ano letivo (2013/2014), focam-se na aquisição de competências relacionadas com: a lecionação, onde tive a oportunidade de lecionar 4 turmas em ciclos de ensino diferentes e em momentos diferentes do ano (8ºA, 8ºB, 10ºC e 12ºD); a direção de turma, na qual acompanhei a turma do 12ºD; o desporto escolar, nas modalidades de badmínton e multiatividades de ar livre; e, ainda, planificação, organização e operacionalização de atividades não letivas, tanto do grupo disciplinar de educação física como as do núcleo de estágio. Durante os dez meses de estágio todos os elementos do núcleo de estágio passaram pelas funções mencionadas em diversos momentos. Com tudo o que pude vivenciar e sentir com o que se encontra descrito neste capítulo, fez com que houvesse um crescimento pessoal e profissional, fornecendo-me de uma panóplia de competências que me permitem estar mais preparada e confiante para poder desempenhar o papel de professora no futuro. Capítulo 2 Este estudo tem como objetivo geral investigar as atitudes dos alunos de uma escola, do concelho da Covilhã, no ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação física (EF) e de acordo com o género, reconhecendo ainda o efeito do nível de atividade física (AF), do Vaivém e do índice de massa corporal (IMC) nas respostas obtidas. Participaram neste estudo 555 alunos, 282 alunos do género feminino e 273 do género masculino. Para analisar as atitudes e expectativas dos alunos face à disciplina de EF recorreu-se ao questionário proposto por Tannehill, Romar, O´Sullivan, England & Rosenberg (1994). O nível de atividade física de cada aluno foi estimado de acordo com a proposta de Telama, Yang, Laakso & Viikari (1997). Já para a avaliação do nível da capacidade aeróbia e da composição corporal dos alunos, recorreu-se aos testes do vaivém e IMC derivados da bateria de testes do fitnessGram, de acordo com as recomendações de Sardinha (2008). Para análise estatística dos dados foi utilizado o programa SPSS, versão 21. Com o estudo verificámos que os alunos tendem a referir que as aulas de EF devem estar mais direcionadas para a prática dos desportos coletivos e que contribuem para melhorar a condição física. Os fatores que parecem contribuir mais para maior agrado dos alunos são as aulas serem diversificadas e gostar do professor. Já no sentido inverso observou-se que o tempo de aula ser muito escasso é o que mais desagrada os alunos. Constatou-se que os alunos referiram que a disciplina era importante para a sua formação e que a escolheriam caso esta fosse opcional. Por fim, quando comparada a disciplina com as restantes verifica-se que os alunos atribuem maior importância às outras disciplinas, contudo, preferem a EF. Este estudo permitiu-nos verificar que os resultados são favoráveis à disciplina de EF mas é necessário direcionar a atenção principalmente para o ensino secundário, onde se verificaram resultados inferiores aos do outro ciclo de estudo. |
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Relatório de estágio pedagógicoEscola Secundária Quinta das PalmeirasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisCapítulo 1- Estágio Pedagógico O capítulo 1 diz respeito a todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico, que corresponde à última etapa do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básico e secundário. Este estágio decorreu no ano letivo 2013/2014 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã, sob orientação do Professor Nuno Rodrigues. Com o estágio pedagógico terminado é importante descrever todas as experiências vividas, as aprendizagens alcançadas, as dificuldades, os desafios, os sucessos alcançados. Ao longo deste primeiro capítulo pode-se encontrar descrito todas as funções que desempenhei enquanto docente estagiária, bem como refletir sobre toda esta experiência. Os objetivos primordiais deste estágio, segundo o regulamento de estágio da Universidade da Beira Interior relativo ao presente ano letivo (2013/2014), focam-se na aquisição de competências relacionadas com: a lecionação, onde tive a oportunidade de lecionar 4 turmas em ciclos de ensino diferentes e em momentos diferentes do ano (8ºA, 8ºB, 10ºC e 12ºD); a direção de turma, na qual acompanhei a turma do 12ºD; o desporto escolar, nas modalidades de badmínton e multiatividades de ar livre; e, ainda, planificação, organização e operacionalização de atividades não letivas, tanto do grupo disciplinar de educação física como as do núcleo de estágio. Durante os dez meses de estágio todos os elementos do núcleo de estágio passaram pelas funções mencionadas em diversos momentos. Com tudo o que pude vivenciar e sentir com o que se encontra descrito neste capítulo, fez com que houvesse um crescimento pessoal e profissional, fornecendo-me de uma panóplia de competências que me permitem estar mais preparada e confiante para poder desempenhar o papel de professora no futuro. Capítulo 2 Este estudo tem como objetivo geral investigar as atitudes dos alunos de uma escola, do concelho da Covilhã, no ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação física (EF) e de acordo com o género, reconhecendo ainda o efeito do nível de atividade física (AF), do Vaivém e do índice de massa corporal (IMC) nas respostas obtidas. Participaram neste estudo 555 alunos, 282 alunos do género feminino e 273 do género masculino. Para analisar as atitudes e expectativas dos alunos face à disciplina de EF recorreu-se ao questionário proposto por Tannehill, Romar, O´Sullivan, England & Rosenberg (1994). O nível de atividade física de cada aluno foi estimado de acordo com a proposta de Telama, Yang, Laakso & Viikari (1997). Já para a avaliação do nível da capacidade aeróbia e da composição corporal dos alunos, recorreu-se aos testes do vaivém e IMC derivados da bateria de testes do fitnessGram, de acordo com as recomendações de Sardinha (2008). Para análise estatística dos dados foi utilizado o programa SPSS, versão 21. Com o estudo verificámos que os alunos tendem a referir que as aulas de EF devem estar mais direcionadas para a prática dos desportos coletivos e que contribuem para melhorar a condição física. Os fatores que parecem contribuir mais para maior agrado dos alunos são as aulas serem diversificadas e gostar do professor. Já no sentido inverso observou-se que o tempo de aula ser muito escasso é o que mais desagrada os alunos. Constatou-se que os alunos referiram que a disciplina era importante para a sua formação e que a escolheriam caso esta fosse opcional. Por fim, quando comparada a disciplina com as restantes verifica-se que os alunos atribuem maior importância às outras disciplinas, contudo, preferem a EF. Este estudo permitiu-nos verificar que os resultados são favoráveis à disciplina de EF mas é necessário direcionar a atenção principalmente para o ensino secundário, onde se verificaram resultados inferiores aos do outro ciclo de estudo.Chapter 1 Chapter 1 concerns all the work developed along the pedagogic stage, that corresponds to the last phase of the masters degree on Teaching Physical Education on Elementary and High school. This stage held place in the academic year of 2013/2014 at Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã, under the orientation of the Teacher Nuno Rodrigues. With this pedagogic stage finished it’s important to describe all the experiences lived, the goals achieved, the difficulties, the challenges and the success obtained. Along this first chapter all the functions I had as an intern teacher and all reflections about this experience can be found described. The primary goals of this stage, according to the stage’s regulation of Universidade da Beira Interior to this academic year (2013/2014), focus on the acquisition of skills related to: teaching, where I had the chance of lecturing 4 classes of different grades and in different moments of the year (8thA, 8thB, 10thC and 12thD) leading a class, where I guided 12thD; scholar sport, on the modalities of badminton and outside multi activities; and still, planning, organization and operationalization of non-academic activities of the Disciplinary Group of Physical Education and also of the stage’s core. For 10 months of stage, all the elements inside the stage core played all the functions described at different points. With all I could experience and feel with what is described in this chapter, it made me grow at a professional a personal level, providing me a panoply of competences that allow me to be more prepared and confident to role the part of teacher in the future. Chapter 2 The main objective of this study is to investigate the attitudes of the students from a Covilhã’s school, with both high school and elementary school, concerning the discipline of physical education (PE), according to the gender, and also recognizing the effect of physical activity’s level, Come and Go Test and Body Mass Index on the results obtained. 555 students participated in this study, being 282 female students and 273 male students. To analyze the students attitudes and expectations concerning physical education a questionnaire proposed by Tannehill, Romar, O´Sullivan, England & Rosenberg (1994) was applied. The level of physical activity of each student was estimated according to the proposal of Telama, Yang, Laakso & Viikari (1997). To evaluate the aerobic and body composition, according to the recommendations of Sardinha (2008), were used two tests from fitnessGram: Come and Go Test and the Body Mass Index. To analyze the statistic results, SPSS v.21 was used. With this study we verified that students tend to refer PE classes should be more about collective sports and that they contribute to improve physical condition. The factors that appear to contribute more to the student’s satisfaction are the diversity of the classes and the empathy with the teacher. In the opposite way, the results show that what students like the less is the fact that each class’s duration is very short. Student’s also mentioned that PE was important to their formation and they would choose it if it was optional. For last, when compared with the other classes, we verified that students attribute more importance to the remaining classes but they still prefer PE. This study allowed us to conclude that the results are favorable to the PE but it’s necessary to point the attention to high school, where the results are inferior when compared to elementary school.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumCosta, Joana Raquel Pinheiro da2018-08-02T16:16:13Z2014-6-192014-07-172014-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5639TID:201637383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:30.703035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Capítulo 1- Estágio Pedagógico O capítulo 1 diz respeito a todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico, que corresponde à última etapa do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básico e secundário. Este estágio decorreu no ano letivo 2013/2014 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã, sob orientação do Professor Nuno Rodrigues. Com o estágio pedagógico terminado é importante descrever todas as experiências vividas, as aprendizagens alcançadas, as dificuldades, os desafios, os sucessos alcançados. Ao longo deste primeiro capítulo pode-se encontrar descrito todas as funções que desempenhei enquanto docente estagiária, bem como refletir sobre toda esta experiência. Os objetivos primordiais deste estágio, segundo o regulamento de estágio da Universidade da Beira Interior relativo ao presente ano letivo (2013/2014), focam-se na aquisição de competências relacionadas com: a lecionação, onde tive a oportunidade de lecionar 4 turmas em ciclos de ensino diferentes e em momentos diferentes do ano (8ºA, 8ºB, 10ºC e 12ºD); a direção de turma, na qual acompanhei a turma do 12ºD; o desporto escolar, nas modalidades de badmínton e multiatividades de ar livre; e, ainda, planificação, organização e operacionalização de atividades não letivas, tanto do grupo disciplinar de educação física como as do núcleo de estágio. Durante os dez meses de estágio todos os elementos do núcleo de estágio passaram pelas funções mencionadas em diversos momentos. Com tudo o que pude vivenciar e sentir com o que se encontra descrito neste capítulo, fez com que houvesse um crescimento pessoal e profissional, fornecendo-me de uma panóplia de competências que me permitem estar mais preparada e confiante para poder desempenhar o papel de professora no futuro. Capítulo 2 Este estudo tem como objetivo geral investigar as atitudes dos alunos de uma escola, do concelho da Covilhã, no ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação física (EF) e de acordo com o género, reconhecendo ainda o efeito do nível de atividade física (AF), do Vaivém e do índice de massa corporal (IMC) nas respostas obtidas. Participaram neste estudo 555 alunos, 282 alunos do género feminino e 273 do género masculino. Para analisar as atitudes e expectativas dos alunos face à disciplina de EF recorreu-se ao questionário proposto por Tannehill, Romar, O´Sullivan, England & Rosenberg (1994). O nível de atividade física de cada aluno foi estimado de acordo com a proposta de Telama, Yang, Laakso & Viikari (1997). Já para a avaliação do nível da capacidade aeróbia e da composição corporal dos alunos, recorreu-se aos testes do vaivém e IMC derivados da bateria de testes do fitnessGram, de acordo com as recomendações de Sardinha (2008). Para análise estatística dos dados foi utilizado o programa SPSS, versão 21. Com o estudo verificámos que os alunos tendem a referir que as aulas de EF devem estar mais direcionadas para a prática dos desportos coletivos e que contribuem para melhorar a condição física. Os fatores que parecem contribuir mais para maior agrado dos alunos são as aulas serem diversificadas e gostar do professor. Já no sentido inverso observou-se que o tempo de aula ser muito escasso é o que mais desagrada os alunos. Constatou-se que os alunos referiram que a disciplina era importante para a sua formação e que a escolheriam caso esta fosse opcional. Por fim, quando comparada a disciplina com as restantes verifica-se que os alunos atribuem maior importância às outras disciplinas, contudo, preferem a EF. Este estudo permitiu-nos verificar que os resultados são favoráveis à disciplina de EF mas é necessário direcionar a atenção principalmente para o ensino secundário, onde se verificaram resultados inferiores aos do outro ciclo de estudo. |
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