Projeto de ilustração através do E@D em tempo de confinamento social obrigatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Daniela Sofia Pires
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48769
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_d533fcb4f63b39fb9e70ea4b9e1c1048
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/48769
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto de ilustração através do E@D em tempo de confinamento social obrigatórioDesenhoEnsino à distânciaCriatividadeDiferenciação pedagógicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente Relatório, elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, é referente à prática de ensino supervisionada desenvolvida com uma turma de décimo ano do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais, na Escola Secundária Arco-Íris do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide. No contexto mundial atual, com a pandemia por Covid19, a prática assentou no desenvolvimento de um projeto de ilustração através de metodologias de Ensino à Distância. A planificação e definição do projeto a desenvolver assentou na necessidade de adequação das práticas letivas às indicações do Ministério da Educação no âmbito do Confinamento Social Obrigatório, com suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais. Foi interesse da prática e decorrente investigação, a reflexão sobre gestão curricular, metodologia de projeto, criatividade, diferenciação pedagógica no âmbito de uma educação inclusiva e estratégias de e-Learning. Após a implementação do projeto analisaram-se os resultados tendo como base três eixos de análise, o primeiro que pretende aferir a pertinência das estratégias de e-Learning em projetos educativos formais, o segundo que reporta à qualidade técnica alcançada através de metodologias de ensino à distância e um terceiro, que pretende verificar os contributos de estratégias de diferenciação pedagógico no sucesso dos alunos.This Report, prepared within the scope of the Master of Teaching of Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, refers to the supervised teaching practice developed with a tenth-year class of the Scientific-Humanistic Course in Visual Arts, at the Secondary School Arco-Íris of the School Group of Portela and Moscavide. In the current world context, with the Covid19 pandemic, the practice was based on the development of an illustration project through Distance Learning methodologies. The planning and definition of the project to be developed was based on the need to adapt teaching practices according to the indications of the Ministry of Education, in the sphere of Mandatory Social Confinement, with the suspension of presential classes activities. The reflection on curricular management, project methodology, creativity, pedagogical differentiation within the ambit of inclusive education and e-Learning strategies were fields of interest in the resulting research. After the implementation of the project, the results were analyzed based on three axis, the first is the objective of evaluating the relevance of e-Learning strategies in formal education projects, the second reports the technical quality achieved through methodologies of distance learning and a third, which wants to verify the contributions of pedagogical differentiation strategies to student’s success.Afonso, Joana, 1989-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Daniela Sofia Pires2021-06-28T12:51:38Z20202020-12-092020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48769porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:51:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:51.513905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de ilustração através do E@D em tempo de confinamento social obrigatório
title Projeto de ilustração através do E@D em tempo de confinamento social obrigatório
spellingShingle Projeto de ilustração através do E@D em tempo de confinamento social obrigatório
Ribeiro, Daniela Sofia Pires
Desenho
Ensino à distância
Criatividade
Diferenciação pedagógica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Projeto de ilustração através do E@D em tempo de confinamento social obrigatório
title_full Projeto de ilustração através do E@D em tempo de confinamento social obrigatório
title_fullStr Projeto de ilustração através do E@D em tempo de confinamento social obrigatório
title_full_unstemmed Projeto de ilustração através do E@D em tempo de confinamento social obrigatório
title_sort Projeto de ilustração através do E@D em tempo de confinamento social obrigatório
author Ribeiro, Daniela Sofia Pires
author_facet Ribeiro, Daniela Sofia Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Joana, 1989-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Daniela Sofia Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Ensino à distância
Criatividade
Diferenciação pedagógica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Ensino à distância
Criatividade
Diferenciação pedagógica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-12-09
2020-01-01T00:00:00Z
2021-06-28T12:51:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/48769
url http://hdl.handle.net/10451/48769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134544916381696