Padronização e estudo do balanceamento de uma linha de montagem na indústria automóvel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32715 |
Resumo: | O presente projeto foi levado a cabo numa linha de montagem de chassis de autocarros elétricos, dentro de uma organização da indústria automóvel. Esta é uma linha recente e, portanto, não apresenta os standards, normas e o balanceamento de processo atualizados e de acordo com o sistema de produção da empresa. Assim, o foco do trabalho desenvolvido foi a análise do funcionamento dessa linha por forma a contribuir para a melhoria do desempenho da mesma, ajudando a padronizar o trabalho e balancear a carga dos postos. O problema inicial estava relacionado com a falta de padronização na realização das tarefas de montagem e no seu sequenciamento e balanceamento. Foram, então, analisadas as causas deste problema e foi verificado que o incumprimento do sequenciamento tem como causa principal a falta de documentação de suporte nas instruções de realização de tarefas assim como de um balanceamento atualizado e disponível na linha. Desta forma, os objetivos mais específicos do projeto consistiram, primeiramente, na criação de documentação de suporte para a correta realização das tarefas do processo e, posteriormente, na elaboração de um estudo de balanceamento da linha de forma a satisfazer as precedências do processo produtivo, melhorar o fluxo e reduzir as paragens e deslocações entre tarefas. Para isso, foram utilizadas um conjunto de documentos standard da própria empresa, uma metodologia para um estudo de balanceamento de linha, assim como ferramentas lean. Espera-se que a aplicação conjunta de ferramentas de padronização, balanceamento de linha e gestão visual, ajudem na uniformização e simplificação do processo produtivo o que, por sua vez, dá origem a um fluxo contínuo e facilita a melhoria contínua na linha. |
id |
RCAP_d545986b844f41cde64aa0f3294b0981 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/32715 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Padronização e estudo do balanceamento de uma linha de montagem na indústria automóvelPadronizaçãoLinha de montagemBalanceamento de linhaLeanO presente projeto foi levado a cabo numa linha de montagem de chassis de autocarros elétricos, dentro de uma organização da indústria automóvel. Esta é uma linha recente e, portanto, não apresenta os standards, normas e o balanceamento de processo atualizados e de acordo com o sistema de produção da empresa. Assim, o foco do trabalho desenvolvido foi a análise do funcionamento dessa linha por forma a contribuir para a melhoria do desempenho da mesma, ajudando a padronizar o trabalho e balancear a carga dos postos. O problema inicial estava relacionado com a falta de padronização na realização das tarefas de montagem e no seu sequenciamento e balanceamento. Foram, então, analisadas as causas deste problema e foi verificado que o incumprimento do sequenciamento tem como causa principal a falta de documentação de suporte nas instruções de realização de tarefas assim como de um balanceamento atualizado e disponível na linha. Desta forma, os objetivos mais específicos do projeto consistiram, primeiramente, na criação de documentação de suporte para a correta realização das tarefas do processo e, posteriormente, na elaboração de um estudo de balanceamento da linha de forma a satisfazer as precedências do processo produtivo, melhorar o fluxo e reduzir as paragens e deslocações entre tarefas. Para isso, foram utilizadas um conjunto de documentos standard da própria empresa, uma metodologia para um estudo de balanceamento de linha, assim como ferramentas lean. Espera-se que a aplicação conjunta de ferramentas de padronização, balanceamento de linha e gestão visual, ajudem na uniformização e simplificação do processo produtivo o que, por sua vez, dá origem a um fluxo contínuo e facilita a melhoria contínua na linha.This project was carried out in an electric bus chassis assembly line within an automotive industry organisation. It is a recent line and therefore does not have the standards, rules and process balancing updated and in accordance with the production system of the company, having been the focus of the work these points. Thus, the focus of the work developed was the analysis of the operation of this line in order to contribute to the improvement of its performance, helping to standardize work and balance the workload of the workstations. The initial problem was related to the lack of standardization in performing assembly tasks and their sequencing and balancing. The causes of this problem were analysed and it was verified that the failure of sequencing resulted from the lack of supporting documentation, namely the instructions for performing tasks and an updated balancing. In this context, the specific objectives of the project consisted firstly, in the creation of supporting documentation required for correctly carrying out the tasks of the process and secondly, in the elaboration of a line balancing study in order to meet the precedences of the production process, improve the flow and reduce stops and movements. For this, a set of standard documents of the company itself were used, as well as a methodology for line balancing and lean tools. It is expected that the joint application of standardization tools, line balancing and visual management, will help in the standardization and simplification of the production process, which, in turn, will result in a continuous flow and facilitate continuous improvement actions in the line.2021-12-09T16:21:57Z2021-07-27T00:00:00Z2021-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32715porLopes, João Filipe Eirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:57Zoai:ria.ua.pt:10773/32715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:16.775829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Padronização e estudo do balanceamento de uma linha de montagem na indústria automóvel |
title |
Padronização e estudo do balanceamento de uma linha de montagem na indústria automóvel |
spellingShingle |
Padronização e estudo do balanceamento de uma linha de montagem na indústria automóvel Lopes, João Filipe Eira Padronização Linha de montagem Balanceamento de linha Lean |
title_short |
Padronização e estudo do balanceamento de uma linha de montagem na indústria automóvel |
title_full |
Padronização e estudo do balanceamento de uma linha de montagem na indústria automóvel |
title_fullStr |
Padronização e estudo do balanceamento de uma linha de montagem na indústria automóvel |
title_full_unstemmed |
Padronização e estudo do balanceamento de uma linha de montagem na indústria automóvel |
title_sort |
Padronização e estudo do balanceamento de uma linha de montagem na indústria automóvel |
author |
Lopes, João Filipe Eira |
author_facet |
Lopes, João Filipe Eira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, João Filipe Eira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Padronização Linha de montagem Balanceamento de linha Lean |
topic |
Padronização Linha de montagem Balanceamento de linha Lean |
description |
O presente projeto foi levado a cabo numa linha de montagem de chassis de autocarros elétricos, dentro de uma organização da indústria automóvel. Esta é uma linha recente e, portanto, não apresenta os standards, normas e o balanceamento de processo atualizados e de acordo com o sistema de produção da empresa. Assim, o foco do trabalho desenvolvido foi a análise do funcionamento dessa linha por forma a contribuir para a melhoria do desempenho da mesma, ajudando a padronizar o trabalho e balancear a carga dos postos. O problema inicial estava relacionado com a falta de padronização na realização das tarefas de montagem e no seu sequenciamento e balanceamento. Foram, então, analisadas as causas deste problema e foi verificado que o incumprimento do sequenciamento tem como causa principal a falta de documentação de suporte nas instruções de realização de tarefas assim como de um balanceamento atualizado e disponível na linha. Desta forma, os objetivos mais específicos do projeto consistiram, primeiramente, na criação de documentação de suporte para a correta realização das tarefas do processo e, posteriormente, na elaboração de um estudo de balanceamento da linha de forma a satisfazer as precedências do processo produtivo, melhorar o fluxo e reduzir as paragens e deslocações entre tarefas. Para isso, foram utilizadas um conjunto de documentos standard da própria empresa, uma metodologia para um estudo de balanceamento de linha, assim como ferramentas lean. Espera-se que a aplicação conjunta de ferramentas de padronização, balanceamento de linha e gestão visual, ajudem na uniformização e simplificação do processo produtivo o que, por sua vez, dá origem a um fluxo contínuo e facilita a melhoria contínua na linha. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09T16:21:57Z 2021-07-27T00:00:00Z 2021-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/32715 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/32715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137698113388544 |