O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anunciação, Carolina Maria da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4414
Resumo: As mais recentes investigações sugerem que a pandemia causada pelo Covid-19 tem provocado perdas significativas na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos acentuando ainda mais as desigualdades existentes. Como forma de minimizar ou reverter estes efeitos adversos, o Estado tem procurado desenvolver programas focados na recuperação das aprendizagens. O presente estudo de natureza qualitativa, tem como principal objetivo analisar o papel da escola, da família e da associação no suporte ao Ensino Remoto de Emergência dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico em situação de vulnerabilidade social. Neste sentido, este estudo de caso socorreu-se de um conjunto de instrumentos de recolha de dados, nomeadamente: entrevistas semiestruturadas dirigidas à Diretora da Associação “A” e aos Membros da Direção da Escola EB1 “B”; focus group realizados aos alunos que frequentavam o 1º ciclo do Ensino Básico; e, aplicação de um inquérito por questionário aos pais/EE. Os resultados mostram que (i) embora, tenha sido feito alocação de recursos tecnológicos estes não foram suficientes para todas as crianças; (ii) o envolvimento da família permitiu uma maior aproximação do processo de ensino e aprendizagem; (iii) o ERE fez com que as crianças se desmotivassem, e consequentemente a sua atenção e concentração nas aulas diminuíssem.
id RCAP_d54bd27d36a1b354ff9a69b1e04d1a16
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/4414
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de casoEnsino-aprendizagemVulnerabilidade socialEnsino remoto de emergênciaEscola-famíliaAssociação de intervenção socialAdministração e Gestão da EducaçãoAs mais recentes investigações sugerem que a pandemia causada pelo Covid-19 tem provocado perdas significativas na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos acentuando ainda mais as desigualdades existentes. Como forma de minimizar ou reverter estes efeitos adversos, o Estado tem procurado desenvolver programas focados na recuperação das aprendizagens. O presente estudo de natureza qualitativa, tem como principal objetivo analisar o papel da escola, da família e da associação no suporte ao Ensino Remoto de Emergência dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico em situação de vulnerabilidade social. Neste sentido, este estudo de caso socorreu-se de um conjunto de instrumentos de recolha de dados, nomeadamente: entrevistas semiestruturadas dirigidas à Diretora da Associação “A” e aos Membros da Direção da Escola EB1 “B”; focus group realizados aos alunos que frequentavam o 1º ciclo do Ensino Básico; e, aplicação de um inquérito por questionário aos pais/EE. Os resultados mostram que (i) embora, tenha sido feito alocação de recursos tecnológicos estes não foram suficientes para todas as crianças; (ii) o envolvimento da família permitiu uma maior aproximação do processo de ensino e aprendizagem; (iii) o ERE fez com que as crianças se desmotivassem, e consequentemente a sua atenção e concentração nas aulas diminuíssem.The most recent research suggests that the pandemic caused by Covid-19 has caused significant losses in students' learning and development, further accentuating existing inequalities. As a way to minimize or reverse these adverse effects, the State has sought to develop programs focused on the recovery of learning. The present study of qualitative nature, has as main objective to analyse the role of the school, the family and the association in supporting the Emergency Remote Learning of 1st cycle Primary School students in a situation of social vulnerability. Therefore, this case study used a set of data collection tools, namely: semi-structured interviews conducted with the Director of the Association "A" and the Board Members of School EB1 "B"; focus groups conducted with students attending the 1st cycle of basic education; and, a questionnaire survey applied to parents/SETs. The results show that (i) although technological resources were allocated, they were not sufficient for all children; (ii) the involvement of the family allowed a closer approach to the teaching and learning process; (iii) the SES caused the children to become demotivated, and consequently their attention and concentration in classes decreased.2022-08-16T09:41:18Z2022-08-162022-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAnunciação, C. M. C. (2022). O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4414http://hdl.handle.net/11328/4414Anunciação, C. M. C. (2022). O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4414http://hdl.handle.net/11328/4414TID:203053940porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessAnunciação, Carolina Maria da Costareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:06:32Zoai:repositorio.upt.pt:11328/4414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:37.364775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso
title O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso
spellingShingle O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso
Anunciação, Carolina Maria da Costa
Ensino-aprendizagem
Vulnerabilidade social
Ensino remoto de emergência
Escola-família
Associação de intervenção social
Administração e Gestão da Educação
title_short O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso
title_full O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso
title_fullStr O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso
title_full_unstemmed O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso
title_sort O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso
author Anunciação, Carolina Maria da Costa
author_facet Anunciação, Carolina Maria da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anunciação, Carolina Maria da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Vulnerabilidade social
Ensino remoto de emergência
Escola-família
Associação de intervenção social
Administração e Gestão da Educação
topic Ensino-aprendizagem
Vulnerabilidade social
Ensino remoto de emergência
Escola-família
Associação de intervenção social
Administração e Gestão da Educação
description As mais recentes investigações sugerem que a pandemia causada pelo Covid-19 tem provocado perdas significativas na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos acentuando ainda mais as desigualdades existentes. Como forma de minimizar ou reverter estes efeitos adversos, o Estado tem procurado desenvolver programas focados na recuperação das aprendizagens. O presente estudo de natureza qualitativa, tem como principal objetivo analisar o papel da escola, da família e da associação no suporte ao Ensino Remoto de Emergência dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico em situação de vulnerabilidade social. Neste sentido, este estudo de caso socorreu-se de um conjunto de instrumentos de recolha de dados, nomeadamente: entrevistas semiestruturadas dirigidas à Diretora da Associação “A” e aos Membros da Direção da Escola EB1 “B”; focus group realizados aos alunos que frequentavam o 1º ciclo do Ensino Básico; e, aplicação de um inquérito por questionário aos pais/EE. Os resultados mostram que (i) embora, tenha sido feito alocação de recursos tecnológicos estes não foram suficientes para todas as crianças; (ii) o envolvimento da família permitiu uma maior aproximação do processo de ensino e aprendizagem; (iii) o ERE fez com que as crianças se desmotivassem, e consequentemente a sua atenção e concentração nas aulas diminuíssem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16T09:41:18Z
2022-08-16
2022-07-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Anunciação, C. M. C. (2022). O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4414
http://hdl.handle.net/11328/4414
Anunciação, C. M. C. (2022). O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4414
http://hdl.handle.net/11328/4414
TID:203053940
identifier_str_mv Anunciação, C. M. C. (2022). O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4414
TID:203053940
url http://hdl.handle.net/11328/4414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134956894552064