Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10337 |
Resumo: | A pandemia de Covid-19 teve impactos profundos no ensino superior. Em Portugal, afetou cerca de 350000 estudantes, envolvidos num processo de transição de emergência para práticas de ensino remoto. Consideramos fundamental identificar práticas adotadas pelas instituições de ensino superior nesse contexto, assim como a forma como têm sido reajustadas ao longo do tempo, e como o processo foi percecionado, quer por professores, quer por estudantes. Paratal, foi aplicado um questionário online dirigido a professores e estudantes do ensino superior presencial entre os dias 22 de abril e 12 de maio de 2020. Os resultados apontam para a adoção de uma pluralidade de estratégias de ensino, com destaque para práticas síncronas, e revistas ao longo do processo. Apesar de aspetos sensíveis como a avaliação, o envolvimento dos estudantes, as atividades práticas ou a gestão do tempo, são reconhecidas potencialidades e limitações ao processo. |
id |
RCAP_845af2dadd12f1a3096156d4d3c2f4e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10337 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratórioTransition to emergency remote teaching in higher education in Portugal: an exploratory studyCOVID-19Ensino remoto de emergênciaEnsino superiorEmergency remote teachingHigher educationODS::04:Educação de QualidadeA pandemia de Covid-19 teve impactos profundos no ensino superior. Em Portugal, afetou cerca de 350000 estudantes, envolvidos num processo de transição de emergência para práticas de ensino remoto. Consideramos fundamental identificar práticas adotadas pelas instituições de ensino superior nesse contexto, assim como a forma como têm sido reajustadas ao longo do tempo, e como o processo foi percecionado, quer por professores, quer por estudantes. Paratal, foi aplicado um questionário online dirigido a professores e estudantes do ensino superior presencial entre os dias 22 de abril e 12 de maio de 2020. Os resultados apontam para a adoção de uma pluralidade de estratégias de ensino, com destaque para práticas síncronas, e revistas ao longo do processo. Apesar de aspetos sensíveis como a avaliação, o envolvimento dos estudantes, as atividades práticas ou a gestão do tempo, são reconhecidas potencialidades e limitações ao processo.The Covid-19 pandemic had profound impacts on higher education. In Portugal, it affected around 350000 students, involved in an emergency transition to remote teaching practices. We consider it essential to identify practices adopted by higher education institutions in this context, as well as how they have been readjusted over time, and how the process was perceived, both by teachers and students. To this end, an online questionnaire was applied to teachers and students of on-campus higher education between April 22 and May 12, 2020. The results point to the adoption of a plurality of teaching strategies, with emphasis on synchronous practices, which have been revised throughout the process. Despite sensitive aspects such as evaluation, student involvement, practical activities or time management, potential and limitations to the process are recognized.UNINOVERepositório AbertoSeabra, FilipaAires, LuísaTeixeira, António2021-01-05T18:04:35Z2020-122020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10337porSeabra, F., Aires, L. & Teixeira, A. (2020). Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório. Dialogia, 36, 316-334. Dossier temático: O (Re)Inventar a educação em tempos de pandemia. ISSN: 1983-9294 DOI: 10.5585/dialogia.n36.1854510.5585/dialogia.n36.18545info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:47Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:56.427373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratório Transition to emergency remote teaching in higher education in Portugal: an exploratory study |
title |
Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratório |
spellingShingle |
Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratório Seabra, Filipa COVID-19 Ensino remoto de emergência Ensino superior Emergency remote teaching Higher education ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratório |
title_full |
Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratório |
title_fullStr |
Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratório |
title_sort |
Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratório |
author |
Seabra, Filipa |
author_facet |
Seabra, Filipa Aires, Luísa Teixeira, António |
author_role |
author |
author2 |
Aires, Luísa Teixeira, António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seabra, Filipa Aires, Luísa Teixeira, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 Ensino remoto de emergência Ensino superior Emergency remote teaching Higher education ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
COVID-19 Ensino remoto de emergência Ensino superior Emergency remote teaching Higher education ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
A pandemia de Covid-19 teve impactos profundos no ensino superior. Em Portugal, afetou cerca de 350000 estudantes, envolvidos num processo de transição de emergência para práticas de ensino remoto. Consideramos fundamental identificar práticas adotadas pelas instituições de ensino superior nesse contexto, assim como a forma como têm sido reajustadas ao longo do tempo, e como o processo foi percecionado, quer por professores, quer por estudantes. Paratal, foi aplicado um questionário online dirigido a professores e estudantes do ensino superior presencial entre os dias 22 de abril e 12 de maio de 2020. Os resultados apontam para a adoção de uma pluralidade de estratégias de ensino, com destaque para práticas síncronas, e revistas ao longo do processo. Apesar de aspetos sensíveis como a avaliação, o envolvimento dos estudantes, as atividades práticas ou a gestão do tempo, são reconhecidas potencialidades e limitações ao processo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12 2020-12-01T00:00:00Z 2021-01-05T18:04:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/10337 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/10337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Seabra, F., Aires, L. & Teixeira, A. (2020). Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório. Dialogia, 36, 316-334. Dossier temático: O (Re)Inventar a educação em tempos de pandemia. ISSN: 1983-9294 DOI: 10.5585/dialogia.n36.18545 10.5585/dialogia.n36.18545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNINOVE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNINOVE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135085693239296 |