Optimização de Processo Semiautomático de Fabrico de Componentes para Automóveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/7103 |
Resumo: | A competitividade no fabrico de componentes para a indústria automóvel é um factor-chave para o sucesso de qualquer empresa que queira permanecer neste sector de actividade. Atendendo a que o custo de mão-de-obra tem tendência a subir, e que a qualidade é muito mais difícil de assegurar quando os processos assentam essencialmente em produção manual, a automatização ganha cada vez maior relevo, permitindo uma maior produtividade e repetibilidade, assegurando simultaneamente níveis de qualidade superiores, o que contribui também para um incremento da produtividade ainda mais acentuado. Em Portugal, muitas empresas que trabalham para o sector automóvel já apostam fortemente na automatização de processos, e até na robotização. Esta é a única via para melhorar a competitividade e conseguir concorrer com países onde a mão-de-obra é bastante mais económica, ou com outros onde a automação está fortemente instalada. Este trabalho centrou-se na optimização de um equipamento destinado ao fabrico semiautomático de estruturas de assentamento dos estofos para automóveis. O equipamento original estava já fortemente automatizado, mas necessitava ainda de algumas operações manuais, as quais se resumiam a pouco mais do que transferência e agrupamento de subconjuntos. O trabalho teve que ter em conta todas as limitações impostas pelos sistemas já existentes, e ser realizável com o custo mais económico possível. Depois de vários estudos e propostas, o projecto foi implementado. |
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Optimização de Processo Semiautomático de Fabrico de Componentes para AutomóveisIndústria automóvelEstruturas para estofos de automóvelAutomatizaçãoManipuladores automáticosEngenharia mecânicaProjecto mecânicoAutomotive industryStructures for automotive seatsAutomationAutomatic handlers/grippersMechanical engineeringMechanical designA competitividade no fabrico de componentes para a indústria automóvel é um factor-chave para o sucesso de qualquer empresa que queira permanecer neste sector de actividade. Atendendo a que o custo de mão-de-obra tem tendência a subir, e que a qualidade é muito mais difícil de assegurar quando os processos assentam essencialmente em produção manual, a automatização ganha cada vez maior relevo, permitindo uma maior produtividade e repetibilidade, assegurando simultaneamente níveis de qualidade superiores, o que contribui também para um incremento da produtividade ainda mais acentuado. Em Portugal, muitas empresas que trabalham para o sector automóvel já apostam fortemente na automatização de processos, e até na robotização. Esta é a única via para melhorar a competitividade e conseguir concorrer com países onde a mão-de-obra é bastante mais económica, ou com outros onde a automação está fortemente instalada. Este trabalho centrou-se na optimização de um equipamento destinado ao fabrico semiautomático de estruturas de assentamento dos estofos para automóveis. O equipamento original estava já fortemente automatizado, mas necessitava ainda de algumas operações manuais, as quais se resumiam a pouco mais do que transferência e agrupamento de subconjuntos. O trabalho teve que ter em conta todas as limitações impostas pelos sistemas já existentes, e ser realizável com o custo mais económico possível. Depois de vários estudos e propostas, o projecto foi implementado.Competitiveness in the manufacture of components for the automotive industry is a key factor for the success of any company that wants to stay in this kind of industry. Since the labor cost tends to rise and quality is much harder to ensure when processes are based essentially on human labour production, automation increasingly wins relief, allowing greater productivity and repeatability, ensuring superior quality levels, which also contributes to an even more accentuated increase in productivity. In Portugal, many companies that work for the automotive sector already heavily rely in the automation of processes, and even on robotized production. This is the only way to improve competitiveness and to compete with countries where labour is clearly cheaper, or with others where automation is strongly installed. This work was focused on the optimisation of equipment used in the manufacture of semi-automatic seat nesting structures for vehicles. The original equipment was already heavily automated, but still needed some manual operations, which were a little more than transfer and clustering of subsets. The work had to take into account all the limitations imposed by the existing systems, and be accomplished with the lowest possible cost. After several studies and proposals, the project was implemented.Silva, Francisco José Gomes daCampilho, Raul Duarte Salgueiral GomesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAraújo, Walter Fernando da Silva2015-12-07T11:46:12Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7103TID:201107767porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:47:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:27:39.915144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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