O humor no ensino da guitarra clássica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78340 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_d55e449bac456af490d18ea17f0954fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78340 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O humor no ensino da guitarra clássicaHumor in classical guitar teachingEnsinoGuitarraHumorMotivaçãoTeachingGuitarMotivationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório insere-se no âmbito do estágio profissional do mestrado em ensino da música da Universidade do Minho, no ano letivo de 2017/2018, aplicado aos alunos do 2º e 3º ciclo do Conservatório de Música de Barcelos, com a orientação do Professor Doutor Ricardo Barceló. O objetivo principal desta investigação foi analisar as possíveis consequências motivacionais dos alunos quando confrontados com críticas oportunas de cariz humorístico. Não se trata de uma simples utilização do humor. Trata-se de adequar o humor ao relacionamento do professor com os alunos, ou seja, aquando da necessidade de efetuar uma critica ao aluno, o professor recorrer ao humor, tornando a critica mais “aceitável”, mas sem perder de vista o efeito que com ela se pretende. O interesse sobre este tema está inerente a toda a minha vida. Desde sempre gostei de usar a ironia e o sarcasmo no meu modo de expressão, quer verbal, quer musical, obtendo com isso a atenção do “público”. A falta de motivação dos alunos para a aprendizagem do instrumento foi também um ponto fundamental para a escolha deste tema. Com este estudo, pude verificar que a utilização do humor no processo de ensino-aprendizagem é uma ferramenta útil e eficaz para a motivação do aluno. Ainda assim, por se tratar de uma característica intrínseca a cada individuo, os resultados obtidos serão obviamente distintos em função do estilo e qualidade do humor aplicado pelo orador e da aceitação do recetor perante o mesmo.The following work is part of the professional internship of the master's degree in music education at “Universidade do Minho”, academic year 2017/2018, applied to the students of the 2nd and 3rd cycle of the “Conservatório de Música de Barcelos”, under the supervision of Professor Doutor Ricardo Barceló. The main objective of this investigation was analyze the possible motivational consequences of students when faced with timely criticism of a humorous nature. This is not a simple use of humor. It is about adapting humor to the teacher's relationship with students. When teacher needs to criticize the student, teacher uses humor, making the criticism more "acceptable" but without losing sight of the effect intended. The interest in this topic is inherent throughout my life. I always liked to use irony and sarcasm in my verbal and musical expression mode, getting the public´s attention. The lack of motivation from the students to learn the instrument was also a key point to choose this topic. With this study, i could verify than the use of humor in the teaching-learning process is a useful and effective tool for student motivation. Even so, as it is an intrinsic characteristic of each person, the results obtained will obviously be different depending on the style and quality of humor applied by the speaker and the acceptance of the receiver.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoDias, João Carlos Carvalho2021-11-122021-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78340por202996239info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:35.383593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O humor no ensino da guitarra clássica Humor in classical guitar teaching |
title |
O humor no ensino da guitarra clássica |
spellingShingle |
O humor no ensino da guitarra clássica Dias, João Carlos Carvalho Ensino Guitarra Humor Motivação Teaching Guitar Motivation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O humor no ensino da guitarra clássica |
title_full |
O humor no ensino da guitarra clássica |
title_fullStr |
O humor no ensino da guitarra clássica |
title_full_unstemmed |
O humor no ensino da guitarra clássica |
title_sort |
O humor no ensino da guitarra clássica |
author |
Dias, João Carlos Carvalho |
author_facet |
Dias, João Carlos Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abeijón, Ricardo Iván Barceló Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, João Carlos Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Guitarra Humor Motivação Teaching Guitar Motivation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Guitarra Humor Motivação Teaching Guitar Motivation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-12 2021-11-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/78340 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/78340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202996239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132796519710720 |