As tecnologias da informação e comunicação e o ensino da contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando Manuel Marques Costa e
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1555
Resumo: A informática e as redes de informação, nomeadamente a Internet, estão a revolucionar o ensino-aprendizagem. Provocam uma significativa mudança na relação entre docentes e alunos. No ensino tradicional o docente actua como um especialista e narrador de conteúdos, cabendo ao aluno o papel de ouvinte e aprendiz. Na linha construtivista, onde se enquadra a aprendizagem baseada em problemas, o docente desempenha vários papéis, designadamente colaborador, tutor, treinador, orientador na pesquisa da informação, obtida muitas vezes, pelo aluno com recurso a conteúdos disponibilizados na Internet. O aluno passa a ter o papel central no processo de ensino-aprendizagem sendo responsabilizado pela sua evolução. Assim, estimula-se a pesquisa, o espírito de equipa e, principalmente, a interdisciplinaridade, que permite ao aluno aprender e relacionar várias matérias simultaneamente. A tecnologia surge como facilitador para atingir os objectivos da aprendizagem. A globalização e a evolução tecnológica criaram um novo paradigma no ensino aprendizagem, onde o aluno é o agente principal, o docente um orientador, a motivação um factor essencial e a tecnologia um meio, um instrumento ao seu serviço. O ensino da contabilidade necessita de algumas reformulações de forma a preparar os profissionais para actuar nos mercados cada vez mais competitivos. A unidade curricular designada, agora, “Simulação Empresarial” é um exemplo desta nova forma de ensinar e aprender. ABSTRACT: Computer science and information networks, especially the Internet, are transforming the teaching and learning methods, promoting substantial changes in the teacher and students relationship. In traditional teaching, the teacher acts as an expert and narrator of contents, while the student acts as a listener and apprentice. According to the constructivist approach where the problem-based learning is located, the teacher performs several roles, namely collaborator, tutor and trainer, supervising information research captured most of the times by the student using content resources available in the internet. Now the student occupies the central role in the teaching and learning process and is responsible for his achievements. Within this environment, research, teamwork, and especially interdisciplinarity are enhanced and motivated, allowing the student to possibility of learning and relating several subjects simultaneously. Technology appears as a facilitator to reach the learning purposes. Globalization and technological evolution have created a new paradigm in teaching and learning, and within this realm, the student is the main agent and the teacher his supervisor, the motivation is a key factor and the technology a means to an end and a privileged way at its service. Currently, the teaching of accounting subjects needs some reformulations to prepare professionals to act in ever growing competitive markets. The subject “Simulação Empresarial” constitutes an example of this new way of teaching and learning.
id RCAP_d561df48118be11a11ab43e3e7be5e37
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1555
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tecnologias da informação e comunicação e o ensino da contabilidadeEnsino multimédiaTecnologia da educaçãoInovação educativaAprendizagem pela resolução de problemasEnsino superiorA informática e as redes de informação, nomeadamente a Internet, estão a revolucionar o ensino-aprendizagem. Provocam uma significativa mudança na relação entre docentes e alunos. No ensino tradicional o docente actua como um especialista e narrador de conteúdos, cabendo ao aluno o papel de ouvinte e aprendiz. Na linha construtivista, onde se enquadra a aprendizagem baseada em problemas, o docente desempenha vários papéis, designadamente colaborador, tutor, treinador, orientador na pesquisa da informação, obtida muitas vezes, pelo aluno com recurso a conteúdos disponibilizados na Internet. O aluno passa a ter o papel central no processo de ensino-aprendizagem sendo responsabilizado pela sua evolução. Assim, estimula-se a pesquisa, o espírito de equipa e, principalmente, a interdisciplinaridade, que permite ao aluno aprender e relacionar várias matérias simultaneamente. A tecnologia surge como facilitador para atingir os objectivos da aprendizagem. A globalização e a evolução tecnológica criaram um novo paradigma no ensino aprendizagem, onde o aluno é o agente principal, o docente um orientador, a motivação um factor essencial e a tecnologia um meio, um instrumento ao seu serviço. O ensino da contabilidade necessita de algumas reformulações de forma a preparar os profissionais para actuar nos mercados cada vez mais competitivos. A unidade curricular designada, agora, “Simulação Empresarial” é um exemplo desta nova forma de ensinar e aprender. ABSTRACT: Computer science and information networks, especially the Internet, are transforming the teaching and learning methods, promoting substantial changes in the teacher and students relationship. In traditional teaching, the teacher acts as an expert and narrator of contents, while the student acts as a listener and apprentice. According to the constructivist approach where the problem-based learning is located, the teacher performs several roles, namely collaborator, tutor and trainer, supervising information research captured most of the times by the student using content resources available in the internet. Now the student occupies the central role in the teaching and learning process and is responsible for his achievements. Within this environment, research, teamwork, and especially interdisciplinarity are enhanced and motivated, allowing the student to possibility of learning and relating several subjects simultaneously. Technology appears as a facilitator to reach the learning purposes. Globalization and technological evolution have created a new paradigm in teaching and learning, and within this realm, the student is the main agent and the teacher his supervisor, the motivation is a key factor and the technology a means to an end and a privileged way at its service. Currently, the teaching of accounting subjects needs some reformulations to prepare professionals to act in ever growing competitive markets. The subject “Simulação Empresarial” constitutes an example of this new way of teaching and learning.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:43:09Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1555porSilva, Fernando Manuel Marques Costa einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:00Zoai:ria.ua.pt:10773/1555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:11.833494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias da informação e comunicação e o ensino da contabilidade
title As tecnologias da informação e comunicação e o ensino da contabilidade
spellingShingle As tecnologias da informação e comunicação e o ensino da contabilidade
Silva, Fernando Manuel Marques Costa e
Ensino multimédia
Tecnologia da educação
Inovação educativa
Aprendizagem pela resolução de problemas
Ensino superior
title_short As tecnologias da informação e comunicação e o ensino da contabilidade
title_full As tecnologias da informação e comunicação e o ensino da contabilidade
title_fullStr As tecnologias da informação e comunicação e o ensino da contabilidade
title_full_unstemmed As tecnologias da informação e comunicação e o ensino da contabilidade
title_sort As tecnologias da informação e comunicação e o ensino da contabilidade
author Silva, Fernando Manuel Marques Costa e
author_facet Silva, Fernando Manuel Marques Costa e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernando Manuel Marques Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino multimédia
Tecnologia da educação
Inovação educativa
Aprendizagem pela resolução de problemas
Ensino superior
topic Ensino multimédia
Tecnologia da educação
Inovação educativa
Aprendizagem pela resolução de problemas
Ensino superior
description A informática e as redes de informação, nomeadamente a Internet, estão a revolucionar o ensino-aprendizagem. Provocam uma significativa mudança na relação entre docentes e alunos. No ensino tradicional o docente actua como um especialista e narrador de conteúdos, cabendo ao aluno o papel de ouvinte e aprendiz. Na linha construtivista, onde se enquadra a aprendizagem baseada em problemas, o docente desempenha vários papéis, designadamente colaborador, tutor, treinador, orientador na pesquisa da informação, obtida muitas vezes, pelo aluno com recurso a conteúdos disponibilizados na Internet. O aluno passa a ter o papel central no processo de ensino-aprendizagem sendo responsabilizado pela sua evolução. Assim, estimula-se a pesquisa, o espírito de equipa e, principalmente, a interdisciplinaridade, que permite ao aluno aprender e relacionar várias matérias simultaneamente. A tecnologia surge como facilitador para atingir os objectivos da aprendizagem. A globalização e a evolução tecnológica criaram um novo paradigma no ensino aprendizagem, onde o aluno é o agente principal, o docente um orientador, a motivação um factor essencial e a tecnologia um meio, um instrumento ao seu serviço. O ensino da contabilidade necessita de algumas reformulações de forma a preparar os profissionais para actuar nos mercados cada vez mais competitivos. A unidade curricular designada, agora, “Simulação Empresarial” é um exemplo desta nova forma de ensinar e aprender. ABSTRACT: Computer science and information networks, especially the Internet, are transforming the teaching and learning methods, promoting substantial changes in the teacher and students relationship. In traditional teaching, the teacher acts as an expert and narrator of contents, while the student acts as a listener and apprentice. According to the constructivist approach where the problem-based learning is located, the teacher performs several roles, namely collaborator, tutor and trainer, supervising information research captured most of the times by the student using content resources available in the internet. Now the student occupies the central role in the teaching and learning process and is responsible for his achievements. Within this environment, research, teamwork, and especially interdisciplinarity are enhanced and motivated, allowing the student to possibility of learning and relating several subjects simultaneously. Technology appears as a facilitator to reach the learning purposes. Globalization and technological evolution have created a new paradigm in teaching and learning, and within this realm, the student is the main agent and the teacher his supervisor, the motivation is a key factor and the technology a means to an end and a privileged way at its service. Currently, the teaching of accounting subjects needs some reformulations to prepare professionals to act in ever growing competitive markets. The subject “Simulação Empresarial” constitutes an example of this new way of teaching and learning.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:43:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1555
url http://hdl.handle.net/10773/1555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137451540742144