"A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/2086 |
Resumo: | Exame público realizado em 29 de Novembro de 2011. |
id |
RCAP_d56cf46ed4a38a697ade4d6193e7e7fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2086 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"A escola é cor" : uma via para o sucesso educativoPsicologia da EducaçãoOrientação vocacionalEstimulação cognitivaPsicologiaExame público realizado em 29 de Novembro de 2011.Relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação.O desenvolvimento humano é um processo de crescimento e mudança a nível físico, do comportamento, cognitivo e emocional ao longo da vida. Em cada fase surgem características específicas. As linhas orientadoras de desenvolvimento aplicam- se a grande parte das crianças em cada fase de desenvolvimento. No entanto, é importante ter consciência que cada criança é um indivíduo e pode atingir estas fases de desenvolvimento mais cedo ou mais tarde do que outras crianças da mesma idade, O aluno deve ser visto como um ser em permanente desenvolvimento. Educar é instruir, é promover a educação, é transmitir conhecimentos, é dar as condições para que o aluno modifique o seu comportamento através do desenvolvimento das suas capacidades físicas, intelectuais e morais (Moreira, 2008). A escola e a família compartilham funções sociais, políticas e educacionais, na medida em que contribuem e influenciam a formação dos alunos (Rego, 2003, citado por, Dessen & Polonia, 2007). Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento psicológico, de acordo com as expectativas de cada ambiente (Ibidem). A escola cada vez tem uma maior importância na vida dos seus alunos. Em casa, muitos deles, não têm o apoio que deviam ter, passando por situações complexas que se refletem depois nos seus comportamentos e atitudes nas salas de aula. A educação passa assim por muito mais do que ensinar os conteúdos disciplinares (Lourenço, 2009). Apoiada nestes aspetos o presente relatório foi intitulado de “A escola é cor: uma via para o sucesso educativo” procurando aproximar-se o mais possível da realidade vivida em contexto de estágio. Este estágio curricular é referente ao 2° ano de Mestrado em Psicologia da Educação, e permitiu o contacto com as mais variadas problemáticas que foram surgindo naquela realidade escolar.2016-03-17T15:35:14Z2016-03-172011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2086http://hdl.handle.net/11067/2086porSantos, Natália Sofia Ribeiro dosinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:49:14Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:32.634145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo |
title |
"A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo |
spellingShingle |
"A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo Santos, Natália Sofia Ribeiro dos Psicologia da Educação Orientação vocacional Estimulação cognitiva Psicologia |
title_short |
"A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo |
title_full |
"A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo |
title_fullStr |
"A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo |
title_full_unstemmed |
"A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo |
title_sort |
"A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo |
author |
Santos, Natália Sofia Ribeiro dos |
author_facet |
Santos, Natália Sofia Ribeiro dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Natália Sofia Ribeiro dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da Educação Orientação vocacional Estimulação cognitiva Psicologia |
topic |
Psicologia da Educação Orientação vocacional Estimulação cognitiva Psicologia |
description |
Exame público realizado em 29 de Novembro de 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2016-03-17T15:35:14Z 2016-03-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/2086 http://hdl.handle.net/11067/2086 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/2086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136755397427200 |