"A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Natália Sofia Ribeiro dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2086
Resumo: Exame público realizado em 29 de Novembro de 2011.
id RCAP_d56cf46ed4a38a697ade4d6193e7e7fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2086
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "A escola é cor" : uma via para o sucesso educativoPsicologia da EducaçãoOrientação vocacionalEstimulação cognitivaPsicologiaExame público realizado em 29 de Novembro de 2011.Relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação.O desenvolvimento humano é um processo de crescimento e mudança a nível físico, do comportamento, cognitivo e emocional ao longo da vida. Em cada fase surgem características específicas. As linhas orientadoras de desenvolvimento aplicam- se a grande parte das crianças em cada fase de desenvolvimento. No entanto, é importante ter consciência que cada criança é um indivíduo e pode atingir estas fases de desenvolvimento mais cedo ou mais tarde do que outras crianças da mesma idade, O aluno deve ser visto como um ser em permanente desenvolvimento. Educar é instruir, é promover a educação, é transmitir conhecimentos, é dar as condições para que o aluno modifique o seu comportamento através do desenvolvimento das suas capacidades físicas, intelectuais e morais (Moreira, 2008). A escola e a família compartilham funções sociais, políticas e educacionais, na medida em que contribuem e influenciam a formação dos alunos (Rego, 2003, citado por, Dessen & Polonia, 2007). Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento psicológico, de acordo com as expectativas de cada ambiente (Ibidem). A escola cada vez tem uma maior importância na vida dos seus alunos. Em casa, muitos deles, não têm o apoio que deviam ter, passando por situações complexas que se refletem depois nos seus comportamentos e atitudes nas salas de aula. A educação passa assim por muito mais do que ensinar os conteúdos disciplinares (Lourenço, 2009). Apoiada nestes aspetos o presente relatório foi intitulado de “A escola é cor: uma via para o sucesso educativo” procurando aproximar-se o mais possível da realidade vivida em contexto de estágio. Este estágio curricular é referente ao 2° ano de Mestrado em Psicologia da Educação, e permitiu o contacto com as mais variadas problemáticas que foram surgindo naquela realidade escolar.2016-03-17T15:35:14Z2016-03-172011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2086http://hdl.handle.net/11067/2086porSantos, Natália Sofia Ribeiro dosinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:49:14Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:32.634145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo
title "A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo
spellingShingle "A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo
Santos, Natália Sofia Ribeiro dos
Psicologia da Educação
Orientação vocacional
Estimulação cognitiva
Psicologia
title_short "A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo
title_full "A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo
title_fullStr "A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo
title_full_unstemmed "A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo
title_sort "A escola é cor" : uma via para o sucesso educativo
author Santos, Natália Sofia Ribeiro dos
author_facet Santos, Natália Sofia Ribeiro dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Natália Sofia Ribeiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da Educação
Orientação vocacional
Estimulação cognitiva
Psicologia
topic Psicologia da Educação
Orientação vocacional
Estimulação cognitiva
Psicologia
description Exame público realizado em 29 de Novembro de 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2016-03-17T15:35:14Z
2016-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/2086
http://hdl.handle.net/11067/2086
url http://hdl.handle.net/11067/2086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136755397427200