O papel do enfermeiro na educação pré-operatória da pessoa em situação perioperatória : uma revisão scoping
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8214 |
Resumo: | Introdução: Os avanços da ciência e da tecnologia impõe a necessidade de uma constante atualização de saberes. A Enfermagem Médico-Cirúrgica implica o desenvolvimento de um conhecimento especializado acrescido de competências específicas assentes na prática baseada na evidência científica essenciais à prestação de cuidados de qualidade e seguros à pessoa em situação crítica. A realidade clínica revelou-me que os doentes cirúrgicos carecem de uma educação pré-operatória de enfermagem eficaz que vá de encontro às suas necessidades e expetativas. Neste sentido foi realizada uma revisão scoping capaz de evidenciar o papel e sintetizar as intervenções educativas pré-operatórias realizadas por enfermeiros. Objetivos: Demonstrar o percurso desenvolvido e evidenciar a consolidação das competências comuns e especificas adquiridas em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da pessoa em situação crítica. Mapear e sintetizar a evidência científica disponível na literatura sobre o papel do Enfermeiro na Educação Pré-operatória da Pessoa em Situação Perioperatória. Métodos: Este trabalho encontra-se dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo é realizada uma descrição, análise e reflexão crítica das atividades desenvolvidas durante os estágios clínicos realizados em contexto de urgência e cuidados intensivos, bem como o seu contributo para a aquisição e o desenvolvimento de Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. No segundo capítulo é apresentado uma revisão scoping subordinada ao tema “Papel do Enfermeiro na Educação Pré-Operatória da Pessoa em Situação Perioperatória”. Resultados: A realização dos estágios clínicos permitiu a aquisição de um conjunto de competências na área do cuidado à pessoa em situação crítica. Estas competências encerram os domínios da responsabilidade profissional, ética e legal, a melhoria contínua da qualidade e gestão dos cuidados, o desenvolvimento das aprendizagens profissionais, a prevenção, a intervenção e o controlo da infeção e de resistência a antimicrobianos na prestação de cuidados especializados ao doente em estado crítico. A investigação desenvolvida revelou que o Papel do Enfermeiro na Educação Pré-Operatória da Pessoa em Situação Perioperatória é: avaliar as necessidades informativas bem como o nível de conhecimentos, a avaliação e preparação física, psicológica e emocional, a definição de um plano de cuidados, o apoio no processo de tomada de decisão, o reforço da comunicação, o apoio social e emocional, o planeamento da assistência de enfermagem e da alta envolvendo a família/ pessoa de referência, a visita pré-operatória e a colaboração com equipa multidisciplinar. Conclusões: O desenvolvimento de competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica permite desenvolver uma prática assistencial integral, de qualidade e segura na vertente da pessoa em situação crítica. O papel do enfermeiro na Educação Pré-Operatória da Pessoa em Situação Perioperatória é preponderante e marca todo o processo cirúrgico. As intervenções educativas pré-operatórias visam o empoderamento da pessoa e família/pessoa significativa e capacitação para uma participação ativa na sua recuperação cirúrgica, promovendo autonomia, consciência crítica e comportamentos adequados ao projeto de saúde de cada um. Palavras-Chave: Doente crítico, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Educação Pré-Operatória, Pessoa em Situação Perioperatória, Cuidados de Enfermagem |
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O papel do enfermeiro na educação pré-operatória da pessoa em situação perioperatória : uma revisão scopingCompetência clínicaCompetência profissionalCuidados pré operatóriosEnfermagem médico cirúrgicaPapel do enfermeiroPeríodo perioperatórioRevisãoServiço de urgência hospitalarUnidades de cuidados intensivosClinical competenceEmergency service, hospitalIntensive care unitsMedical surgical nursingNurse's rolePerioperative periodPreoperative careProfessional competenceReviewDomínio/Área Científica::Ciências MédicasIntrodução: Os avanços da ciência e da tecnologia impõe a necessidade de uma constante atualização de saberes. A Enfermagem Médico-Cirúrgica implica o desenvolvimento de um conhecimento especializado acrescido de competências específicas assentes na prática baseada na evidência científica essenciais à prestação de cuidados de qualidade e seguros à pessoa em situação crítica. A realidade clínica revelou-me que os doentes cirúrgicos carecem de uma educação pré-operatória de enfermagem eficaz que vá de encontro às suas necessidades e expetativas. Neste sentido foi realizada uma revisão scoping capaz de evidenciar o papel e sintetizar as intervenções educativas pré-operatórias realizadas por enfermeiros. Objetivos: Demonstrar o percurso desenvolvido e evidenciar a consolidação das competências comuns e especificas adquiridas em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da pessoa em situação crítica. Mapear e sintetizar a evidência científica disponível na literatura sobre o papel do Enfermeiro na Educação Pré-operatória da Pessoa em Situação Perioperatória. Métodos: Este trabalho encontra-se dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo é realizada uma descrição, análise e reflexão crítica das atividades desenvolvidas durante os estágios clínicos realizados em contexto de urgência e cuidados intensivos, bem como o seu contributo para a aquisição e o desenvolvimento de Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. No segundo capítulo é apresentado uma revisão scoping subordinada ao tema “Papel do Enfermeiro na Educação Pré-Operatória da Pessoa em Situação Perioperatória”. Resultados: A realização dos estágios clínicos permitiu a aquisição de um conjunto de competências na área do cuidado à pessoa em situação crítica. Estas competências encerram os domínios da responsabilidade profissional, ética e legal, a melhoria contínua da qualidade e gestão dos cuidados, o desenvolvimento das aprendizagens profissionais, a prevenção, a intervenção e o controlo da infeção e de resistência a antimicrobianos na prestação de cuidados especializados ao doente em estado crítico. A investigação desenvolvida revelou que o Papel do Enfermeiro na Educação Pré-Operatória da Pessoa em Situação Perioperatória é: avaliar as necessidades informativas bem como o nível de conhecimentos, a avaliação e preparação física, psicológica e emocional, a definição de um plano de cuidados, o apoio no processo de tomada de decisão, o reforço da comunicação, o apoio social e emocional, o planeamento da assistência de enfermagem e da alta envolvendo a família/ pessoa de referência, a visita pré-operatória e a colaboração com equipa multidisciplinar. Conclusões: O desenvolvimento de competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica permite desenvolver uma prática assistencial integral, de qualidade e segura na vertente da pessoa em situação crítica. O papel do enfermeiro na Educação Pré-Operatória da Pessoa em Situação Perioperatória é preponderante e marca todo o processo cirúrgico. As intervenções educativas pré-operatórias visam o empoderamento da pessoa e família/pessoa significativa e capacitação para uma participação ativa na sua recuperação cirúrgica, promovendo autonomia, consciência crítica e comportamentos adequados ao projeto de saúde de cada um. Palavras-Chave: Doente crítico, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Educação Pré-Operatória, Pessoa em Situação Perioperatória, Cuidados de EnfermagemAbstract Introduction: Advances in science and technology impose the need for constant updating of knowledge. Medical-surgical nursing implies the development of specialized knowledge plus specific skills based on scientific evidence-based practice essential for the provision of quality and safe care to the critically ill person. The clinical reality revealed to me that surgical patients lack effective preoperative nursing education that meets their needs and expectations. In this sense, a scoping review was carried out to highlight the role and synthesize the preoperative educational interventions performed by nurses. Objectives: To demonstrate the path developed and to show the consolidation of the common and specific competences acquired in Medical-Surgical Nursing in the area of the person in critical situation. Map and synthesize the scientific evidence available in the literature on the role of nurses in the preoperative education of people in perioperative situations. Methods: This work is divided into two chapters. In the first chapter, a description, analysis and critical reflection of the activities developed during the clinical internships carried out in the context of emergency and intensive care is carried out, as well as their contribution to the acquisition and development of Common and Specific Competences of the Nurse Specialist in Medical-Surgical Nursing. In the second chapter, a scoping review is presented on the theme "Role of the Nurse in the Preoperative Education of the Person in Perioperative Situation". Results: The completion of the clinical internships allowed the acquisition of a set of skills in the area of care for the person in critical condition. These competences cover the areas of professional, ethical and legal responsibility, continuous improvement of quality and care management, development of professional learning, prevention, intervention and control of infection and antimicrobial resistance in the provision of specialized care to the critically ill patient. The research revealed that the role of the nurse in the preoperative education of the person in a perioperative situation is to assess the information needs as well as the level of knowledge, the physical, psychological and emotional assessment and preparation, the definition of a care plan, the support in the decision-making process, the reinforcement of communication, social and emotional support, the planning of nursing care and discharge involving the family / caregiver, the preoperative visit and collaboration with the multidisciplinary team. Conclusions: The development of skills in Medical-Surgical Nursing allows the development of a comprehensive, quality and safe care practice in the field of the person in critical situation. The role of the nurse in the Preoperative Education of the Person in Perioperative Situation is preponderant and marks the entire surgical process. Preoperative educational interventions aim to empower the person and family/significant person and enable them to actively participate in their surgical recovery, promoting autonomy, critical awareness and behaviors appropriate to each person's health project. Keywords: Critically ill patient, Medical-Surgical Nursing, Preoperative Education, Person in Perioperative Situation, Nursing CareRibeiro, Olivério de PaivaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, Vera Lúcia da Silva Lopes2024-01-26T14:34:16Z2023-11-292023-08-102023-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8214TID:203447239porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-03T02:30:21Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:04.111813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Introdução: Os avanços da ciência e da tecnologia impõe a necessidade de uma constante atualização de saberes. A Enfermagem Médico-Cirúrgica implica o desenvolvimento de um conhecimento especializado acrescido de competências específicas assentes na prática baseada na evidência científica essenciais à prestação de cuidados de qualidade e seguros à pessoa em situação crítica. A realidade clínica revelou-me que os doentes cirúrgicos carecem de uma educação pré-operatória de enfermagem eficaz que vá de encontro às suas necessidades e expetativas. Neste sentido foi realizada uma revisão scoping capaz de evidenciar o papel e sintetizar as intervenções educativas pré-operatórias realizadas por enfermeiros. Objetivos: Demonstrar o percurso desenvolvido e evidenciar a consolidação das competências comuns e especificas adquiridas em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da pessoa em situação crítica. Mapear e sintetizar a evidência científica disponível na literatura sobre o papel do Enfermeiro na Educação Pré-operatória da Pessoa em Situação Perioperatória. Métodos: Este trabalho encontra-se dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo é realizada uma descrição, análise e reflexão crítica das atividades desenvolvidas durante os estágios clínicos realizados em contexto de urgência e cuidados intensivos, bem como o seu contributo para a aquisição e o desenvolvimento de Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. No segundo capítulo é apresentado uma revisão scoping subordinada ao tema “Papel do Enfermeiro na Educação Pré-Operatória da Pessoa em Situação Perioperatória”. Resultados: A realização dos estágios clínicos permitiu a aquisição de um conjunto de competências na área do cuidado à pessoa em situação crítica. Estas competências encerram os domínios da responsabilidade profissional, ética e legal, a melhoria contínua da qualidade e gestão dos cuidados, o desenvolvimento das aprendizagens profissionais, a prevenção, a intervenção e o controlo da infeção e de resistência a antimicrobianos na prestação de cuidados especializados ao doente em estado crítico. A investigação desenvolvida revelou que o Papel do Enfermeiro na Educação Pré-Operatória da Pessoa em Situação Perioperatória é: avaliar as necessidades informativas bem como o nível de conhecimentos, a avaliação e preparação física, psicológica e emocional, a definição de um plano de cuidados, o apoio no processo de tomada de decisão, o reforço da comunicação, o apoio social e emocional, o planeamento da assistência de enfermagem e da alta envolvendo a família/ pessoa de referência, a visita pré-operatória e a colaboração com equipa multidisciplinar. Conclusões: O desenvolvimento de competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica permite desenvolver uma prática assistencial integral, de qualidade e segura na vertente da pessoa em situação crítica. O papel do enfermeiro na Educação Pré-Operatória da Pessoa em Situação Perioperatória é preponderante e marca todo o processo cirúrgico. As intervenções educativas pré-operatórias visam o empoderamento da pessoa e família/pessoa significativa e capacitação para uma participação ativa na sua recuperação cirúrgica, promovendo autonomia, consciência crítica e comportamentos adequados ao projeto de saúde de cada um. Palavras-Chave: Doente crítico, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Educação Pré-Operatória, Pessoa em Situação Perioperatória, Cuidados de Enfermagem |
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