A importância do canto no ensino do piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, João Pedro da Cunha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78426
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_2a9a4a6d5d515c2120f391740ed45b35
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78426
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do canto no ensino do pianoPianoCantoPrática pedagógicaExpressividadeOuvido musicalSingingPedagogical practiceExpressivityMusical earCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e descreve a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2020/2021, no Conservatório de Guimarães nos Grupos de Recrutamento M17 – Piano e M32 – Classe de Conjunto/Música de Câmara. Esta intervenção focou-se essencialmente na importância do canto no ensino do piano, procurando perceber a utilidade e o potencial desta “ferramenta” pedagógica. Inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa relativa aos fundamentos teóricos que motivaram esta intervenção, com o objetivo de definir os aspetos centrais da investigação e fundamentar as estratégias utilizadas na implementação do projeto. A intervenção foi desenvolvida com cinco alunos, três em contexto de aula individual e dois em aula de Classe de Conjunto/Música de Câmara, com idades entre os 10 e os 17 anos. Os instrumentos de recolha de dados abrangeram a observação de aulas, a aplicação de questionários pré e pós intervenção e a realização de uma entrevista à professora cooperante. Os resultados obtidos foram claramente positivos. Foi notória uma evolução no processo de aprendizagem de todos os alunos, tendo os próprios corroborado a perceção de que a sua evolução e compreensão do instrumento melhorou com a aplicação do canto nas aulas. Desta forma, concluiu-se que esta pode ser mais uma estratégia importante a aplicar nas aulas de ensino de piano no sentido de obter alunos mais motivados, com melhores resultados e capazes de uma maior evolução na aprendizagem musical.This Internship Report is part of the Masters´s Degree in Music Teaching at the University of Minho and describes the project of Pedagogical Intervention carried out during the 2020/2021 school year at the Guimarães Conservatory in recruitment groups M17 – Piano and M32 – Chamber Music class. This intervention plan focused essentially on the importance of singing in piano teaching and seeks to understand the usefulness and potential of this pedagogical “tool”. Initially, a research was carried out on the theoretical foundations that motivated this intervention, with the aim of defining the central aspects of the investigation and substantiating the strategies used to implement this project. The intervention was developed with five students, three in the context of individual classes and two in chamber music classes, aged between 10 and 17 years. The data collection instruments included the observation of classes, the application of pre and post intervention questionnaires and an interview with the cooperating teacher. The results obtained were clearly positive. An evolution in the learning process of all students was evident, with the students themselves corroborating the perception that their evolution and understanding of the instrument improved with the application of singing in class. Thus, it was concluded that this can be another important strategy to be applied in piano teaching classes in order to obtain more motivated students, with better results and capable of greater evolution in musical learning.Pipa, Luís Filipe Barbosa LoureiroUniversidade do MinhoAlmeida, João Pedro da Cunha2021-12-142021-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78426por202996620info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:40.321294Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do canto no ensino do piano
title A importância do canto no ensino do piano
spellingShingle A importância do canto no ensino do piano
Almeida, João Pedro da Cunha
Piano
Canto
Prática pedagógica
Expressividade
Ouvido musical
Singing
Pedagogical practice
Expressivity
Musical ear
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A importância do canto no ensino do piano
title_full A importância do canto no ensino do piano
title_fullStr A importância do canto no ensino do piano
title_full_unstemmed A importância do canto no ensino do piano
title_sort A importância do canto no ensino do piano
author Almeida, João Pedro da Cunha
author_facet Almeida, João Pedro da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, João Pedro da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Piano
Canto
Prática pedagógica
Expressividade
Ouvido musical
Singing
Pedagogical practice
Expressivity
Musical ear
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Piano
Canto
Prática pedagógica
Expressividade
Ouvido musical
Singing
Pedagogical practice
Expressivity
Musical ear
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14
2021-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78426
url https://hdl.handle.net/1822/78426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202996620
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132389501304832