Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, ângela Maria Soutosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18452
Resumo: O presente relatório final pretende dar a conhecer o percurso formativo realizado nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), assim como as experiências-chave consideradas cruciais nesta fase de formação em contacto com a realidade educativa. Ao longo de ambos os estágios, a observação e a reflexão foram fatores primordiais, pois permitiram compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem e as metodologias utilizadas pelos profissionais de Educação em cada um dos níveis referidos. O título que decidi atribuir ao meu relatório final refere-se não só ao facto de ser necessário haver pontes de ligação consistentes entre a educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mas também à importância que a aprendizagem ativa e cooperativa ostenta nas duas realidades abordadas.
id RCAP_d5cff0462425036deb733c2bd3491134
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18452
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamenteReflexãoCooperaçãoParticipaçãoEnriquecimento ProfissionalProjetoO presente relatório final pretende dar a conhecer o percurso formativo realizado nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), assim como as experiências-chave consideradas cruciais nesta fase de formação em contacto com a realidade educativa. Ao longo de ambos os estágios, a observação e a reflexão foram fatores primordiais, pois permitiram compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem e as metodologias utilizadas pelos profissionais de Educação em cada um dos níveis referidos. O título que decidi atribuir ao meu relatório final refere-se não só ao facto de ser necessário haver pontes de ligação consistentes entre a educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mas também à importância que a aprendizagem ativa e cooperativa ostenta nas duas realidades abordadas.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumFaria, ângela Maria Soutosa2017-05-31T10:26:12Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18452201698587porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:48.718498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente
title Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente
spellingShingle Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente
Faria, ângela Maria Soutosa
Reflexão
Cooperação
Participação
Enriquecimento Profissional
Projeto
title_short Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente
title_full Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente
title_fullStr Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente
title_full_unstemmed Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente
title_sort Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente
author Faria, ângela Maria Soutosa
author_facet Faria, ângela Maria Soutosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Loff, Philippe Bernard, 1955-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, ângela Maria Soutosa
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Cooperação
Participação
Enriquecimento Profissional
Projeto
topic Reflexão
Cooperação
Participação
Enriquecimento Profissional
Projeto
description O presente relatório final pretende dar a conhecer o percurso formativo realizado nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), assim como as experiências-chave consideradas cruciais nesta fase de formação em contacto com a realidade educativa. Ao longo de ambos os estágios, a observação e a reflexão foram fatores primordiais, pois permitiram compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem e as metodologias utilizadas pelos profissionais de Educação em cada um dos níveis referidos. O título que decidi atribuir ao meu relatório final refere-se não só ao facto de ser necessário haver pontes de ligação consistentes entre a educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mas também à importância que a aprendizagem ativa e cooperativa ostenta nas duas realidades abordadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31T10:26:12Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18452
201698587
url http://hdl.handle.net/10400.26/18452
identifier_str_mv 201698587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130022754123776