Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18452 |
Resumo: | O presente relatório final pretende dar a conhecer o percurso formativo realizado nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), assim como as experiências-chave consideradas cruciais nesta fase de formação em contacto com a realidade educativa. Ao longo de ambos os estágios, a observação e a reflexão foram fatores primordiais, pois permitiram compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem e as metodologias utilizadas pelos profissionais de Educação em cada um dos níveis referidos. O título que decidi atribuir ao meu relatório final refere-se não só ao facto de ser necessário haver pontes de ligação consistentes entre a educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mas também à importância que a aprendizagem ativa e cooperativa ostenta nas duas realidades abordadas. |
id |
RCAP_d5cff0462425036deb733c2bd3491134 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18452 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamenteReflexãoCooperaçãoParticipaçãoEnriquecimento ProfissionalProjetoO presente relatório final pretende dar a conhecer o percurso formativo realizado nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), assim como as experiências-chave consideradas cruciais nesta fase de formação em contacto com a realidade educativa. Ao longo de ambos os estágios, a observação e a reflexão foram fatores primordiais, pois permitiram compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem e as metodologias utilizadas pelos profissionais de Educação em cada um dos níveis referidos. O título que decidi atribuir ao meu relatório final refere-se não só ao facto de ser necessário haver pontes de ligação consistentes entre a educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mas também à importância que a aprendizagem ativa e cooperativa ostenta nas duas realidades abordadas.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumFaria, ângela Maria Soutosa2017-05-31T10:26:12Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18452201698587porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:48.718498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente |
title |
Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente |
spellingShingle |
Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente Faria, ângela Maria Soutosa Reflexão Cooperação Participação Enriquecimento Profissional Projeto |
title_short |
Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente |
title_full |
Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente |
title_fullStr |
Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente |
title_full_unstemmed |
Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente |
title_sort |
Pontes para o sucesso...aprender transversalmente, cooperativamente e ativamente |
author |
Faria, ângela Maria Soutosa |
author_facet |
Faria, ângela Maria Soutosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Loff, Philippe Bernard, 1955- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, ângela Maria Soutosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão Cooperação Participação Enriquecimento Profissional Projeto |
topic |
Reflexão Cooperação Participação Enriquecimento Profissional Projeto |
description |
O presente relatório final pretende dar a conhecer o percurso formativo realizado nas unidades curriculares de Prática Educativa I e II, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), assim como as experiências-chave consideradas cruciais nesta fase de formação em contacto com a realidade educativa. Ao longo de ambos os estágios, a observação e a reflexão foram fatores primordiais, pois permitiram compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem e as metodologias utilizadas pelos profissionais de Educação em cada um dos níveis referidos. O título que decidi atribuir ao meu relatório final refere-se não só ao facto de ser necessário haver pontes de ligação consistentes entre a educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mas também à importância que a aprendizagem ativa e cooperativa ostenta nas duas realidades abordadas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-31T10:26:12Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18452 201698587 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18452 |
identifier_str_mv |
201698587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130022754123776 |