CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHELLER, Morgana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: KRESCH, Eduarda Furlani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199318
Resumo: O texto relata as ações desenvolvidas à âmbito de um projeto de extensão realizado com professores dos anos iniciais da Educação Básica em duas instituições públicas da rede estadual, localizadas na região do Alto Vale do Itajaí, SC. O projeto objetivou contribuir com o processo de desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos por meio de uma proposta teórico-metodológica de Matemática, tendo como referência a investigação- formação-ação. As ações do projeto ocorrem em encontros quinzenais, na própria instituição de docência dos participantes, no período destinado ao planejamento dos professores. Nos encontros reflete-se, discute-se e estuda-se sobre conceitos de matemática, temas específicos emergentes das demandas dos professores do grupo, além de atuais tendências em Educação Matemática. Trata-se de um processo colaborativo e coletivo que envolve planejamento pedagógico até a reflexão dos resultados das atividades desenvolvidas em sala de sala. Identificou-se que os docentes reconfiguram seu fazer didático a partir da reflexão que emerge da prática e/ou estudos realizados e desejam estar constantemente conversando e discutindo sobre suas práticas tendo como foco a aprendizagem dos seus estudantes. Conclui-se que o projeto procura fortalecer o vínculo que deve existir entre a escola e a universidade e contribui para o (re)elaboração dos saberes didáticos dos professores.
id UFSC_a6783316d18cb600e67e9054957028e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199318
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALDesenvolvimento profissionalPedagogiaReflexão docenteO texto relata as ações desenvolvidas à âmbito de um projeto de extensão realizado com professores dos anos iniciais da Educação Básica em duas instituições públicas da rede estadual, localizadas na região do Alto Vale do Itajaí, SC. O projeto objetivou contribuir com o processo de desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos por meio de uma proposta teórico-metodológica de Matemática, tendo como referência a investigação- formação-ação. As ações do projeto ocorrem em encontros quinzenais, na própria instituição de docência dos participantes, no período destinado ao planejamento dos professores. Nos encontros reflete-se, discute-se e estuda-se sobre conceitos de matemática, temas específicos emergentes das demandas dos professores do grupo, além de atuais tendências em Educação Matemática. Trata-se de um processo colaborativo e coletivo que envolve planejamento pedagógico até a reflexão dos resultados das atividades desenvolvidas em sala de sala. Identificou-se que os docentes reconfiguram seu fazer didático a partir da reflexão que emerge da prática e/ou estudos realizados e desejam estar constantemente conversando e discutindo sobre suas práticas tendo como foco a aprendizagem dos seus estudantes. Conclui-se que o projeto procura fortalecer o vínculo que deve existir entre a escola e a universidade e contribui para o (re)elaboração dos saberes didáticos dos professores.2019-07-26T17:51:33Z2019-07-26T17:51:33Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199318SCHELLER, MorganaKRESCH, Eduarda Furlaniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T17:51:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199318Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T17:51:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SCHELLER, Morgana
Desenvolvimento profissional
Pedagogia
Reflexão docente
title_short CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author SCHELLER, Morgana
author_facet SCHELLER, Morgana
KRESCH, Eduarda Furlani
author_role author
author2 KRESCH, Eduarda Furlani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHELLER, Morgana
KRESCH, Eduarda Furlani
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Pedagogia
Reflexão docente
topic Desenvolvimento profissional
Pedagogia
Reflexão docente
description O texto relata as ações desenvolvidas à âmbito de um projeto de extensão realizado com professores dos anos iniciais da Educação Básica em duas instituições públicas da rede estadual, localizadas na região do Alto Vale do Itajaí, SC. O projeto objetivou contribuir com o processo de desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos por meio de uma proposta teórico-metodológica de Matemática, tendo como referência a investigação- formação-ação. As ações do projeto ocorrem em encontros quinzenais, na própria instituição de docência dos participantes, no período destinado ao planejamento dos professores. Nos encontros reflete-se, discute-se e estuda-se sobre conceitos de matemática, temas específicos emergentes das demandas dos professores do grupo, além de atuais tendências em Educação Matemática. Trata-se de um processo colaborativo e coletivo que envolve planejamento pedagógico até a reflexão dos resultados das atividades desenvolvidas em sala de sala. Identificou-se que os docentes reconfiguram seu fazer didático a partir da reflexão que emerge da prática e/ou estudos realizados e desejam estar constantemente conversando e discutindo sobre suas práticas tendo como foco a aprendizagem dos seus estudantes. Conclui-se que o projeto procura fortalecer o vínculo que deve existir entre a escola e a universidade e contribui para o (re)elaboração dos saberes didáticos dos professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T17:51:33Z
2019-07-26T17:51:33Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199318
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651952881401856