CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199318 |
Resumo: | O texto relata as ações desenvolvidas à âmbito de um projeto de extensão realizado com professores dos anos iniciais da Educação Básica em duas instituições públicas da rede estadual, localizadas na região do Alto Vale do Itajaí, SC. O projeto objetivou contribuir com o processo de desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos por meio de uma proposta teórico-metodológica de Matemática, tendo como referência a investigação- formação-ação. As ações do projeto ocorrem em encontros quinzenais, na própria instituição de docência dos participantes, no período destinado ao planejamento dos professores. Nos encontros reflete-se, discute-se e estuda-se sobre conceitos de matemática, temas específicos emergentes das demandas dos professores do grupo, além de atuais tendências em Educação Matemática. Trata-se de um processo colaborativo e coletivo que envolve planejamento pedagógico até a reflexão dos resultados das atividades desenvolvidas em sala de sala. Identificou-se que os docentes reconfiguram seu fazer didático a partir da reflexão que emerge da prática e/ou estudos realizados e desejam estar constantemente conversando e discutindo sobre suas práticas tendo como foco a aprendizagem dos seus estudantes. Conclui-se que o projeto procura fortalecer o vínculo que deve existir entre a escola e a universidade e contribui para o (re)elaboração dos saberes didáticos dos professores. |
id |
UFSC_a6783316d18cb600e67e9054957028e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199318 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALDesenvolvimento profissionalPedagogiaReflexão docenteO texto relata as ações desenvolvidas à âmbito de um projeto de extensão realizado com professores dos anos iniciais da Educação Básica em duas instituições públicas da rede estadual, localizadas na região do Alto Vale do Itajaí, SC. O projeto objetivou contribuir com o processo de desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos por meio de uma proposta teórico-metodológica de Matemática, tendo como referência a investigação- formação-ação. As ações do projeto ocorrem em encontros quinzenais, na própria instituição de docência dos participantes, no período destinado ao planejamento dos professores. Nos encontros reflete-se, discute-se e estuda-se sobre conceitos de matemática, temas específicos emergentes das demandas dos professores do grupo, além de atuais tendências em Educação Matemática. Trata-se de um processo colaborativo e coletivo que envolve planejamento pedagógico até a reflexão dos resultados das atividades desenvolvidas em sala de sala. Identificou-se que os docentes reconfiguram seu fazer didático a partir da reflexão que emerge da prática e/ou estudos realizados e desejam estar constantemente conversando e discutindo sobre suas práticas tendo como foco a aprendizagem dos seus estudantes. Conclui-se que o projeto procura fortalecer o vínculo que deve existir entre a escola e a universidade e contribui para o (re)elaboração dos saberes didáticos dos professores.2019-07-26T17:51:33Z2019-07-26T17:51:33Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199318SCHELLER, MorganaKRESCH, Eduarda Furlaniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T17:51:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199318Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T17:51:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SCHELLER, Morgana Desenvolvimento profissional Pedagogia Reflexão docente |
title_short |
CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
SCHELLER, Morgana |
author_facet |
SCHELLER, Morgana KRESCH, Eduarda Furlani |
author_role |
author |
author2 |
KRESCH, Eduarda Furlani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SCHELLER, Morgana KRESCH, Eduarda Furlani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional Pedagogia Reflexão docente |
topic |
Desenvolvimento profissional Pedagogia Reflexão docente |
description |
O texto relata as ações desenvolvidas à âmbito de um projeto de extensão realizado com professores dos anos iniciais da Educação Básica em duas instituições públicas da rede estadual, localizadas na região do Alto Vale do Itajaí, SC. O projeto objetivou contribuir com o processo de desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos por meio de uma proposta teórico-metodológica de Matemática, tendo como referência a investigação- formação-ação. As ações do projeto ocorrem em encontros quinzenais, na própria instituição de docência dos participantes, no período destinado ao planejamento dos professores. Nos encontros reflete-se, discute-se e estuda-se sobre conceitos de matemática, temas específicos emergentes das demandas dos professores do grupo, além de atuais tendências em Educação Matemática. Trata-se de um processo colaborativo e coletivo que envolve planejamento pedagógico até a reflexão dos resultados das atividades desenvolvidas em sala de sala. Identificou-se que os docentes reconfiguram seu fazer didático a partir da reflexão que emerge da prática e/ou estudos realizados e desejam estar constantemente conversando e discutindo sobre suas práticas tendo como foco a aprendizagem dos seus estudantes. Conclui-se que o projeto procura fortalecer o vínculo que deve existir entre a escola e a universidade e contribui para o (re)elaboração dos saberes didáticos dos professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-26T17:51:33Z 2019-07-26T17:51:33Z 2019-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1983-6554 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199318 |
identifier_str_mv |
1983-6554 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651952881401856 |