Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Maria Isabel Fona da Hortinha
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5012
Resumo: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação Especialidade Educação e Desenvolvimento
id RCAP_d5e821d5ac40d9d6c34ca9e3d6b80d6a
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/5012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professoresSistema educativoCompetênciaConstruçãoAvaliaçãoPrática pedagógicaDissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação Especialidade Educação e DesenvolvimentoEste estudo apresenta-se como um contributo para a compreensão de como os professores de CN, através da sua prática pedagógica, promovem o desenvolvimento de competências pelos alunos. Esta investigação tem como finalidade compreender qual a relação entre as concepções, as práticas defendidas e as implementadas pelos professores. Pretendemos apreender que concepções têm os professores de competência e sua construção, que pressupostos estão na origem da concepção das situações de aprendizagem e que estratégias e instrumentos de avaliação privilegiam. Do ponto de vista do enquadramento teórico, o trabalho centra-se em torno de temáticas/conceitos como o de desenvolvimento de competências ao nível do SE, concepção de competência, processos de construção, avaliação e prática pedagógica. Para atingir a finalidade que nos propusemos, adoptámos uma metodologia qualitativa, de cariz descrito/interpretativo. Participaram no estudo professores de uma Escola Básica de Almada e os dados foram recolhidos com base na observação de aulas, realização de entrevistas aos professores e análise de documentos. Os resultados parecem apontar para a existência de uma relação ainda não estabilizada entre as concepções, a prática pedagógica defendida e a implementada. Se ao nível da concepção de competência e seus processos de construção se verifica uma convergência entre o proposto pelo ME e o quadro teórico de referência, a prática revela-se parcialmente divergente. Emerge a existência de divergências entre os pressupostos subjacentes às propostas do ME e as práticas desenvolvidas. Relativamente à avaliação, a concepção e processo defendido revê-se ao nível da prática, mas, diverge parcialmente quanto ao proposto pelo ME e pelos autores do quadro teórico. Deste estudo sobressai a necessidade de mudanças ao nível da prática pedagógica para que os alunos desenvolvam as competências desejáveis, ferramentas, essenciais na Sociedade actual.Faculdade de Ciências e TecnologiaPires, Ana Luísa de OliveiraRUNPaulino, Maria Isabel Fona da Hortinha2011-01-28T11:19:20Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:35:17Zoai:run.unl.pt:10362/5012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:02.029858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores
title Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores
spellingShingle Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores
Paulino, Maria Isabel Fona da Hortinha
Sistema educativo
Competência
Construção
Avaliação
Prática pedagógica
title_short Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores
title_full Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores
title_fullStr Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores
title_sort Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores
author Paulino, Maria Isabel Fona da Hortinha
author_facet Paulino, Maria Isabel Fona da Hortinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Ana Luísa de Oliveira
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Maria Isabel Fona da Hortinha
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema educativo
Competência
Construção
Avaliação
Prática pedagógica
topic Sistema educativo
Competência
Construção
Avaliação
Prática pedagógica
description Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação Especialidade Educação e Desenvolvimento
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-01-28T11:19:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/5012
url http://hdl.handle.net/10362/5012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137810401198081