Polémicas musicais entre «Practicos» e letrados:
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/31173 |
Resumo: | UID/EAT/00472/2013 |
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Polémicas musicais entre «Practicos» e letrados:a dúvida entre Caetano de Melo de Jesus e Gregorio de Sousa e Gouveia (Vila da Cachoeira - Salvador da Baía, 1760)Tratado musicalTeoria musicalMúsica luso-brasileira Período colonial Século 18 Temperamento musical Afinação de instrumentos Music treatise Music theory Luso-Brazilian music Colonial period 18th century Musical temperament Tuning instrumentsMúsica luso-brasileiraPeríodo colonialSéculo 18Temperamento musicalAfinação de instrumentosMusic treatiseMusic theoryLuso-Brazilian musicColonial period18th centuryMusical temperamentTuning instrumentsUID/EAT/00472/2013Em Salvador da Baía, nos meados do século XVIII, as principais festividades do calendário litúrgico erampontuadas por música de «canto de órgão» com acompanhamento instrumental, assegurada pelosmestres de capela das principais igrejas. O investimento no aparato musical da Sé Catedral, centro dopoder eclesiástico, era emulado por outras igrejas sustentadas por confrarias e irmandades laicas, comoa Santa Casa da Misericórdia, que por vezes disputava à Sé a primazia no esplendor das cerimónias.Neste contexto, Caetano Melo de Jesus e Gregório de Sousa e Gouveia relacionaram-se numa amizadetemperada pela rivalidade artística e profissional. Na Vila da Cachoeira iniciaram uma disputa teóricaacerca da sintonização dos meios-tons nas vozes e nos instrumentos. Reduzida a escrito por ambosmúsicos, um confirmando, e o outro questionando o quadro teórico vigente, a polémica iria fechar aEscola de Canto de Orgaõ como uma espécie de “peroração” final ou recapitulação do tratado baiano.In Salvador da Bahia of the mid-18th century, the main festivities of the liturgical calendar weremarked by polyphonic music (organ chant) accompanied by instruments, directed by chapel mastersof the main churches in town. The investment in ceremonial and musical display at the Cathedral, thecenter of local religious power, was emulated by other churches supported by lay brotherhoods, suchas the Santa Casa da Misericordia, an institution that often competed for preeminence in regard tomusical splendor. In this context, Caetano Melo de Jesus and Gregorio de Souza e Gouvea maintaineda long-lasting friendship, sometimes mixed with professional and artistic rivalry. In Vila da Cachoeira,they started a lively theoretical discussion on the tuning (temperament) of semi-tones in both voicesand instruments. Challenging the dominant theoretical concepts, this exchange was fixed in a textthat remained attached to Caetano’s musical treatise Escola de Canto de Orgaõ, as a sort of final“peroration” or epilogue.Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH)RUNFreitas, Mariana Isabel Gonçalves Pereira Martins Portas de2018-02-23T23:11:59Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article27application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/31173porPURE: 3241583info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:17:14Zoai:run.unl.pt:10362/31173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:36.508023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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