Análise do comportamento de risco ao volante de jovens condutores com base na teoria do comportamento planeado de Ajzen
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/911 |
Resumo: | O comportamento do condutor é a causa principal que determina cerca de 80% dos acidentes de trânsito. Dados estatísticos mostram, também, que os jovens condutores, entre os 18 e os 24 anos, estão excessivamente representados nos acidentes de trânsito. Neste estudo procuramos analisar este fenómeno à luz da Teoria da Conduta Planeada de Ajzen (1985, 1991). Como regra geral, quanto mais favorável a atitude e a norma subjectiva em relação a um comportamento (por exemplo, comportamento rodoviário de risco) e quanto maior o controlo comportamental percebido (em relação a esse comportamento), mais forte deverá ser a intenção do indivíduo em realizar o comportamento em questão. The main reason for 80% of driving accidents is the driver behaviour and statistics shows that young drivers, between 18 and 24, are overrepresented in traffic accidents. In our study we intend to understand how the Theory of Planned Behaviour (Ajzen, 1985, 1991) could help us understand risky driving behaviour among young drivers. Based on the model and as a general rule the more favourable the attitude and the subjective norm and the greater de behavioural control the stronger will be the intention to perform risky driving behaviour. |
id |
RCAP_331cf4b00dcd1f1f5b374d2aed8bebc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/911 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise do comportamento de risco ao volante de jovens condutores com base na teoria do comportamento planeado de AjzenComportamento rodoviário de riscoJovens condutoresTeoria da Conduta PlaneadaRisky driving behaviourYoung driversTheory of Planned BehaviourO comportamento do condutor é a causa principal que determina cerca de 80% dos acidentes de trânsito. Dados estatísticos mostram, também, que os jovens condutores, entre os 18 e os 24 anos, estão excessivamente representados nos acidentes de trânsito. Neste estudo procuramos analisar este fenómeno à luz da Teoria da Conduta Planeada de Ajzen (1985, 1991). Como regra geral, quanto mais favorável a atitude e a norma subjectiva em relação a um comportamento (por exemplo, comportamento rodoviário de risco) e quanto maior o controlo comportamental percebido (em relação a esse comportamento), mais forte deverá ser a intenção do indivíduo em realizar o comportamento em questão. The main reason for 80% of driving accidents is the driver behaviour and statistics shows that young drivers, between 18 and 24, are overrepresented in traffic accidents. In our study we intend to understand how the Theory of Planned Behaviour (Ajzen, 1985, 1991) could help us understand risky driving behaviour among young drivers. Based on the model and as a general rule the more favourable the attitude and the subjective norm and the greater de behavioural control the stronger will be the intention to perform risky driving behaviour.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPimentão, Cristina2009-02-09T11:59:39Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlearticleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/911porRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 5 (2008) 202-217.1646-0502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:06Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:49.336522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do comportamento de risco ao volante de jovens condutores com base na teoria do comportamento planeado de Ajzen |
title |
Análise do comportamento de risco ao volante de jovens condutores com base na teoria do comportamento planeado de Ajzen |
spellingShingle |
Análise do comportamento de risco ao volante de jovens condutores com base na teoria do comportamento planeado de Ajzen Pimentão, Cristina Comportamento rodoviário de risco Jovens condutores Teoria da Conduta Planeada Risky driving behaviour Young drivers Theory of Planned Behaviour |
title_short |
Análise do comportamento de risco ao volante de jovens condutores com base na teoria do comportamento planeado de Ajzen |
title_full |
Análise do comportamento de risco ao volante de jovens condutores com base na teoria do comportamento planeado de Ajzen |
title_fullStr |
Análise do comportamento de risco ao volante de jovens condutores com base na teoria do comportamento planeado de Ajzen |
title_full_unstemmed |
Análise do comportamento de risco ao volante de jovens condutores com base na teoria do comportamento planeado de Ajzen |
title_sort |
Análise do comportamento de risco ao volante de jovens condutores com base na teoria do comportamento planeado de Ajzen |
author |
Pimentão, Cristina |
author_facet |
Pimentão, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentão, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento rodoviário de risco Jovens condutores Teoria da Conduta Planeada Risky driving behaviour Young drivers Theory of Planned Behaviour |
topic |
Comportamento rodoviário de risco Jovens condutores Teoria da Conduta Planeada Risky driving behaviour Young drivers Theory of Planned Behaviour |
description |
O comportamento do condutor é a causa principal que determina cerca de 80% dos acidentes de trânsito. Dados estatísticos mostram, também, que os jovens condutores, entre os 18 e os 24 anos, estão excessivamente representados nos acidentes de trânsito. Neste estudo procuramos analisar este fenómeno à luz da Teoria da Conduta Planeada de Ajzen (1985, 1991). Como regra geral, quanto mais favorável a atitude e a norma subjectiva em relação a um comportamento (por exemplo, comportamento rodoviário de risco) e quanto maior o controlo comportamental percebido (em relação a esse comportamento), mais forte deverá ser a intenção do indivíduo em realizar o comportamento em questão. The main reason for 80% of driving accidents is the driver behaviour and statistics shows that young drivers, between 18 and 24, are overrepresented in traffic accidents. In our study we intend to understand how the Theory of Planned Behaviour (Ajzen, 1985, 1991) could help us understand risky driving behaviour among young drivers. Based on the model and as a general rule the more favourable the attitude and the subjective norm and the greater de behavioural control the stronger will be the intention to perform risky driving behaviour. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008-01-01T00:00:00Z 2009-02-09T11:59:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/911 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 5 (2008) 202-217. 1646-0502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
article application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130250327621632 |