Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/734 |
Resumo: | O presente estudo parte da constatação das dificuldades sentidas pelos professores que trabalham com alunos Surdos no sentido de os motivar para a aprendizagem. Sendo estes alunos pessoas de “experiência visual” pretendemos investigar se os recursos multimédia constituirão um factor de motivação para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos do 2º e 3º Ciclos. Ao partimos do pressuposto que a motivação é fundamental para que o aluno possa construir o conhecimento, consideramos que um Centro de Recursos Multimédia que privilegie o uso das TIC pode favorecer uma maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos. Para tal fomos analisar a situação, no ano lectivo 2009/2010, numa Escola de Referência para a educação bilingue de alunos Surdos do concelho do Porto. Aqui, foram aplicados inquéritos por questionário a 41 alunos Surdos e a 22 professores que leccionam esses mesmos alunos, para perceber a importância das TIC nos dois grupos de inquiridos e inferir da conveniência da criação de um Centro de Recursos Educativos Multimédia. Os resultados obtidos vão no sentido da criação de um centro de recursos efectivamente útil e adaptado às necessidades e desejos dos alunos Surdos e dos seus professores. Esperamos, através deste estudo, poder contribuir para melhorar as condições de ensino-aprendizagem destes jovens, para que cada vez mais sejam participantes activos no seu percurso escolar e tenham, o mais possível, as mesmas oportunidades oferecidas aos alunos ouvintes. |
id |
RCAP_d61c97eb1f9dcee755fd6de163c02e9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/734 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º CiclosMultimédiaEducação bilingueSurdezO presente estudo parte da constatação das dificuldades sentidas pelos professores que trabalham com alunos Surdos no sentido de os motivar para a aprendizagem. Sendo estes alunos pessoas de “experiência visual” pretendemos investigar se os recursos multimédia constituirão um factor de motivação para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos do 2º e 3º Ciclos. Ao partimos do pressuposto que a motivação é fundamental para que o aluno possa construir o conhecimento, consideramos que um Centro de Recursos Multimédia que privilegie o uso das TIC pode favorecer uma maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos. Para tal fomos analisar a situação, no ano lectivo 2009/2010, numa Escola de Referência para a educação bilingue de alunos Surdos do concelho do Porto. Aqui, foram aplicados inquéritos por questionário a 41 alunos Surdos e a 22 professores que leccionam esses mesmos alunos, para perceber a importância das TIC nos dois grupos de inquiridos e inferir da conveniência da criação de um Centro de Recursos Educativos Multimédia. Os resultados obtidos vão no sentido da criação de um centro de recursos efectivamente útil e adaptado às necessidades e desejos dos alunos Surdos e dos seus professores. Esperamos, através deste estudo, poder contribuir para melhorar as condições de ensino-aprendizagem destes jovens, para que cada vez mais sejam participantes activos no seu percurso escolar e tenham, o mais possível, as mesmas oportunidades oferecidas aos alunos ouvintes.The following study checks the difficulties teachers usually feel to motivate deaf students to learn. Since they are “Visual witnesses” students, we would like to check if multimedia resources may work as a motivation factor to the teaching-learning process of these basic compulsory education students. Since motivation plays an important role in the student’s knowledge, we think that a multimedia resource centre aiming computing, will help them to succeed in their teaching-learning process. We took a sample from an Oporto recommended school for deaf students’ bilingual education 41 deaf students and their 22 teachers were inquired about the importance ITC plays in their lives to help us to decide about the necessity of the creation of the new multimedia resource centre. After the inquiry, we could conclude that all of them approved the creation of the multimedia resource centre, which should be useful and fit this kind of students and teachers. At last, with this study we hope to improve these youngsters’ teachinglearning conditions by giving them the chance to participate actively in their academic route, so that they may have the same opportunities as hearing students.2011-02-21T12:28:49Z2013-05-20T13:54:46Z2010-12-01T00:00:00Z2010-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/734porMOTA, Anabela Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:24Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:21.438017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos |
title |
Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos |
spellingShingle |
Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos MOTA, Anabela Ferreira Multimédia Educação bilingue Surdez |
title_short |
Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos |
title_full |
Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos |
title_fullStr |
Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos |
title_full_unstemmed |
Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos |
title_sort |
Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos |
author |
MOTA, Anabela Ferreira |
author_facet |
MOTA, Anabela Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOTA, Anabela Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimédia Educação bilingue Surdez |
topic |
Multimédia Educação bilingue Surdez |
description |
O presente estudo parte da constatação das dificuldades sentidas pelos professores que trabalham com alunos Surdos no sentido de os motivar para a aprendizagem. Sendo estes alunos pessoas de “experiência visual” pretendemos investigar se os recursos multimédia constituirão um factor de motivação para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos do 2º e 3º Ciclos. Ao partimos do pressuposto que a motivação é fundamental para que o aluno possa construir o conhecimento, consideramos que um Centro de Recursos Multimédia que privilegie o uso das TIC pode favorecer uma maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos. Para tal fomos analisar a situação, no ano lectivo 2009/2010, numa Escola de Referência para a educação bilingue de alunos Surdos do concelho do Porto. Aqui, foram aplicados inquéritos por questionário a 41 alunos Surdos e a 22 professores que leccionam esses mesmos alunos, para perceber a importância das TIC nos dois grupos de inquiridos e inferir da conveniência da criação de um Centro de Recursos Educativos Multimédia. Os resultados obtidos vão no sentido da criação de um centro de recursos efectivamente útil e adaptado às necessidades e desejos dos alunos Surdos e dos seus professores. Esperamos, através deste estudo, poder contribuir para melhorar as condições de ensino-aprendizagem destes jovens, para que cada vez mais sejam participantes activos no seu percurso escolar e tenham, o mais possível, as mesmas oportunidades oferecidas aos alunos ouvintes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01T00:00:00Z 2010-12 2011-02-21T12:28:49Z 2013-05-20T13:54:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/734 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131616124076032 |