Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Raquel Sofia Pires Viegas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26317
Resumo: O presente relatório de estágio retrata um ano letivo rico em imprevisibilidade e aprendizagem, onde procurei desenvolver as minhas competências enquanto futura professora de Educação Física. Num regime de ensino híbrido, oscilante entre presencial e ensino à distância, foram inúmeras as experiências proporcionadas pelo estágio pedagógico. Todas elas foram me moldando a nível pessoal e profissional, onde cresci através da análise e reflexão da e para a ação, de forma individual ou partilhada. Ser professor não se resume ao planeamento, condução e avaliação do ensino. O estágio é completo quanto às experiências de formação que oferece e, neste documento, faço referência às atividades desenvolvidas num ambiente complexo com múltiplas variáveis. Ser professor é saber agir em diversas vertentes, sejam elas relacionadas com o processo ensino-aprendizagem, inovação e investigação do ensino, participação da e na comunidade ou estabelecimento de relações com a comunidade educativa. Neste documento reflito criticamente sobre um período em que fui professora e aluna em simultâneo. Mais do que saber transmitir os conhecimentos da disciplina, os saberes científico e humano são essenciais, para que os alunos consigam resolver os problemas que lhes serão colocados no futuro
id RCAP_aee766889e40b62f0ac2ec49dd272deb
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26317
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama BarrosEstágio pedagógicoAlunoEducação físicaRefletirAdaptaçãoProfessorPedagogical internshipStudentPhysical educationReflectionAdaptationTeacherDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio retrata um ano letivo rico em imprevisibilidade e aprendizagem, onde procurei desenvolver as minhas competências enquanto futura professora de Educação Física. Num regime de ensino híbrido, oscilante entre presencial e ensino à distância, foram inúmeras as experiências proporcionadas pelo estágio pedagógico. Todas elas foram me moldando a nível pessoal e profissional, onde cresci através da análise e reflexão da e para a ação, de forma individual ou partilhada. Ser professor não se resume ao planeamento, condução e avaliação do ensino. O estágio é completo quanto às experiências de formação que oferece e, neste documento, faço referência às atividades desenvolvidas num ambiente complexo com múltiplas variáveis. Ser professor é saber agir em diversas vertentes, sejam elas relacionadas com o processo ensino-aprendizagem, inovação e investigação do ensino, participação da e na comunidade ou estabelecimento de relações com a comunidade educativa. Neste documento reflito criticamente sobre um período em que fui professora e aluna em simultâneo. Mais do que saber transmitir os conhecimentos da disciplina, os saberes científico e humano são essenciais, para que os alunos consigam resolver os problemas que lhes serão colocados no futuroThis internship report portrays a school year full of unpredictability and learning, during which I have developed my skills as a future Physical Education teacher. In a hybrid/mixed teaching regime, swinging between face-to-face and distance learning, the pedagogical internship provided me countless experiences, having all of them contributed to my personal and professional development by means of constant individual or shared analysis and reflection. Being a teacher is not just planning, conducting and evaluating the learning process. The internship is very rich in terms of offering training experiences and, throughout this document, I refer to the activities carried out in a complex environment with multiple challenges. Being a teacher is having the capacity to act differently according to a specific situation, being it related to the learning process, teaching innovation and research, participation in the community or the establishment of relationships within the educational community. Throughout my report I analyze critically a period during which I was simultaneously a teacher and a student. More than knowing how to transmit the knowledge of a subject, scientific and human knowledge are crucial for students to be able to solve the problems they will have to face in the future.Ferreira, Carlos Alberto RosaRepositório da Universidade de LisboaJorge, Raquel Sofia Pires Viegas2022-11-30T12:47:24Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26317TID:203090047porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:59.475546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
spellingShingle Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
Jorge, Raquel Sofia Pires Viegas
Estágio pedagógico
Aluno
Educação física
Refletir
Adaptação
Professor
Pedagogical internship
Student
Physical education
Reflection
Adaptation
Teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_full Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_fullStr Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_full_unstemmed Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_sort Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
author Jorge, Raquel Sofia Pires Viegas
author_facet Jorge, Raquel Sofia Pires Viegas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Carlos Alberto Rosa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Raquel Sofia Pires Viegas
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Aluno
Educação física
Refletir
Adaptação
Professor
Pedagogical internship
Student
Physical education
Reflection
Adaptation
Teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Aluno
Educação física
Refletir
Adaptação
Professor
Pedagogical internship
Student
Physical education
Reflection
Adaptation
Teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio retrata um ano letivo rico em imprevisibilidade e aprendizagem, onde procurei desenvolver as minhas competências enquanto futura professora de Educação Física. Num regime de ensino híbrido, oscilante entre presencial e ensino à distância, foram inúmeras as experiências proporcionadas pelo estágio pedagógico. Todas elas foram me moldando a nível pessoal e profissional, onde cresci através da análise e reflexão da e para a ação, de forma individual ou partilhada. Ser professor não se resume ao planeamento, condução e avaliação do ensino. O estágio é completo quanto às experiências de formação que oferece e, neste documento, faço referência às atividades desenvolvidas num ambiente complexo com múltiplas variáveis. Ser professor é saber agir em diversas vertentes, sejam elas relacionadas com o processo ensino-aprendizagem, inovação e investigação do ensino, participação da e na comunidade ou estabelecimento de relações com a comunidade educativa. Neste documento reflito criticamente sobre um período em que fui professora e aluna em simultâneo. Mais do que saber transmitir os conhecimentos da disciplina, os saberes científico e humano são essenciais, para que os alunos consigam resolver os problemas que lhes serão colocados no futuro
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30T12:47:24Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26317
TID:203090047
url http://hdl.handle.net/10400.5/26317
identifier_str_mv TID:203090047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131196137930752