A Alfabetização Midiática e Informacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luce, Bruno Fortes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Soares , Laura, Estabel, Lizandra Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10537
Resumo: A Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), desenvolvida conforme cartilhas da União das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), tem como objetivo permitir aos alunos uma aprendizagem mais autônoma para a utilização das mídias e das informações como forma de articulação de processos e mudanças sociais, e por isso vem ganhando mais ênfase na sociedade atual, com o intuito de possibilitar um melhor relacionamento com as informações que nos cercam. Este estudo tem como objetivo central realizar um levantamento nos repositórios e bases de dados abertas mantidas por países da América Latina, Portugal e Espanha a fim de identificar a produção científica sobre AMI no âmbito da academia. Para a realização das buscas foram utilizados os termos Media and Information Literacy e suas traduções para o espanhol e o português brasileiro como Alfabetização Midiática e Informacional, definidas pela própria UNESCO, e a utilização do termo Literacia Midiática Informacional para o português europeu. Ao final foi possível verificar a existência de poucos trabalhos sobre o tema, que todos os trabalhos recuperados têm base no material desenvolvido pela UNESCO, e que o Brasil foi o país que mais publicou sobre esta temática.
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