A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248991 |
Resumo: | A pandemia evidenciou a importância de o bibliotecário atuar e promover ações no âmbito educacional para contribuir com a comunidade nos aspectos relacionados à informação, às mídias e ao conhecimento científico, promovendo a inclusão e a cidadania. Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar como o bibliotecário, no âmbito das instituições de ensino, atua como educador durante o período da pandemia, por meio de ações relacionadas com a alfabetização científica, midiática e informacional para o desenvolvimento da competência informacional. Para verificar através de que ações esse profissional coloca em prática seu papel educativo, realizou-se um estudo de caso com bibliotecários que atuam em bibliotecas escolares e bibliotecas universitárias do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados com base no referencial teórico e como resultado foi possível elencar 26 (vinte e seis) tipos de ações educativas relacionadas com a Alfabetização Midiática e Informacional e 5 (cinco) relacionadas com a Alfabetização Científica. Além disso, verificou-se que apesar do distanciamento social exigido em tempos de pandemia e por questões de saúde, o bibliotecário segue realizando ações educativas em diferentes âmbitos mediados pelas tecnologias. |
id |
UFRGS-2_91a9b3a5629cd1e43b1b64fb9ff33794 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248991 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Laura Valladares de OliveiraLuce, Bruno FortesEstabel, Lizandra Brasil2022-09-16T05:00:18Z20222238-8079http://hdl.handle.net/10183/248991001145848A pandemia evidenciou a importância de o bibliotecário atuar e promover ações no âmbito educacional para contribuir com a comunidade nos aspectos relacionados à informação, às mídias e ao conhecimento científico, promovendo a inclusão e a cidadania. Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar como o bibliotecário, no âmbito das instituições de ensino, atua como educador durante o período da pandemia, por meio de ações relacionadas com a alfabetização científica, midiática e informacional para o desenvolvimento da competência informacional. Para verificar através de que ações esse profissional coloca em prática seu papel educativo, realizou-se um estudo de caso com bibliotecários que atuam em bibliotecas escolares e bibliotecas universitárias do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados com base no referencial teórico e como resultado foi possível elencar 26 (vinte e seis) tipos de ações educativas relacionadas com a Alfabetização Midiática e Informacional e 5 (cinco) relacionadas com a Alfabetização Científica. Além disso, verificou-se que apesar do distanciamento social exigido em tempos de pandemia e por questões de saúde, o bibliotecário segue realizando ações educativas em diferentes âmbitos mediados pelas tecnologias.The pandemic highlighted the importance of librarians acting and promoting actions in the educational field to contribute to the community in aspects related to information, media and scientific knowledge, promoting inclusion and citizenship. The main objective of this research is to verify how the librarian, within educational institutions, acts as an educator during the pandemic period, through actions related to scientific, media and information literacy for the development of information competence. To verify through which actions this professional put into practice his educational role, a case study was carried out with librarians who work in school libraries and university libraries in the State of Rio Grande do Sul. The collected data were analyzed based on the theoretical framework and as a result, it was possible to list 26 (twenty-six) types of educational actions related to Media and Information Literacy and 5 (five) related to Scientific Literacy. In addition, it was found that despite the social distance required in times of pandemic and for health issues, the librarian continues to carry out educational activities in different areas mediated by technologies.application/pdfporTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas. Vol. 11, n. 1 (2022), 5547, 16 p.Competência em informaçãoBibliotecáriosAlfabetização digitalEducaçãoEducational actions of the librarianMedia and information literacyScientific literacyA alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemiaScientific literacy and media and information literacy : educational actions of the librarian in the pandemic timesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145848.pdf.txt001145848.pdf.txtExtracted Texttext/plain50965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248991/2/001145848.pdf.txt2d6e8d861064720e52d25a385170a779MD52ORIGINAL001145848.pdfTexto completoapplication/pdf451178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248991/1/001145848.pdfaa247dab8224e966a86e0463ab3fef98MD5110183/2489912022-10-02 04:53:52.767664oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248991Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-10-02T07:53:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Scientific literacy and media and information literacy : educational actions of the librarian in the pandemic times |
title |
A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia |
spellingShingle |
A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia Soares, Laura Valladares de Oliveira Competência em informação Bibliotecários Alfabetização digital Educação Educational actions of the librarian Media and information literacy Scientific literacy |
title_short |
A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia |
title_full |
A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia |
title_fullStr |
A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia |
title_sort |
A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia |
author |
Soares, Laura Valladares de Oliveira |
author_facet |
Soares, Laura Valladares de Oliveira Luce, Bruno Fortes Estabel, Lizandra Brasil |
author_role |
author |
author2 |
Luce, Bruno Fortes Estabel, Lizandra Brasil |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Laura Valladares de Oliveira Luce, Bruno Fortes Estabel, Lizandra Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência em informação Bibliotecários Alfabetização digital Educação |
topic |
Competência em informação Bibliotecários Alfabetização digital Educação Educational actions of the librarian Media and information literacy Scientific literacy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational actions of the librarian Media and information literacy Scientific literacy |
description |
A pandemia evidenciou a importância de o bibliotecário atuar e promover ações no âmbito educacional para contribuir com a comunidade nos aspectos relacionados à informação, às mídias e ao conhecimento científico, promovendo a inclusão e a cidadania. Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar como o bibliotecário, no âmbito das instituições de ensino, atua como educador durante o período da pandemia, por meio de ações relacionadas com a alfabetização científica, midiática e informacional para o desenvolvimento da competência informacional. Para verificar através de que ações esse profissional coloca em prática seu papel educativo, realizou-se um estudo de caso com bibliotecários que atuam em bibliotecas escolares e bibliotecas universitárias do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados com base no referencial teórico e como resultado foi possível elencar 26 (vinte e seis) tipos de ações educativas relacionadas com a Alfabetização Midiática e Informacional e 5 (cinco) relacionadas com a Alfabetização Científica. Além disso, verificou-se que apesar do distanciamento social exigido em tempos de pandemia e por questões de saúde, o bibliotecário segue realizando ações educativas em diferentes âmbitos mediados pelas tecnologias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-16T05:00:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/248991 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145848 |
identifier_str_mv |
2238-8079 001145848 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/248991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas. Vol. 11, n. 1 (2022), 5547, 16 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248991/2/001145848.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248991/1/001145848.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d6e8d861064720e52d25a385170a779 aa247dab8224e966a86e0463ab3fef98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725145665503232 |