A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Laura Valladares de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Luce, Bruno Fortes, Estabel, Lizandra Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248991
Resumo: A pandemia evidenciou a importância de o bibliotecário atuar e promover ações no âmbito educacional para contribuir com a comunidade nos aspectos relacionados à informação, às mídias e ao conhecimento científico, promovendo a inclusão e a cidadania. Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar como o bibliotecário, no âmbito das instituições de ensino, atua como educador durante o período da pandemia, por meio de ações relacionadas com a alfabetização científica, midiática e informacional para o desenvolvimento da competência informacional. Para verificar através de que ações esse profissional coloca em prática seu papel educativo, realizou-se um estudo de caso com bibliotecários que atuam em bibliotecas escolares e bibliotecas universitárias do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados com base no referencial teórico e como resultado foi possível elencar 26 (vinte e seis) tipos de ações educativas relacionadas com a Alfabetização Midiática e Informacional e 5 (cinco) relacionadas com a Alfabetização Científica. Além disso, verificou-se que apesar do distanciamento social exigido em tempos de pandemia e por questões de saúde, o bibliotecário segue realizando ações educativas em diferentes âmbitos mediados pelas tecnologias.
id UFRGS-2_91a9b3a5629cd1e43b1b64fb9ff33794
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248991
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Laura Valladares de OliveiraLuce, Bruno FortesEstabel, Lizandra Brasil2022-09-16T05:00:18Z20222238-8079http://hdl.handle.net/10183/248991001145848A pandemia evidenciou a importância de o bibliotecário atuar e promover ações no âmbito educacional para contribuir com a comunidade nos aspectos relacionados à informação, às mídias e ao conhecimento científico, promovendo a inclusão e a cidadania. Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar como o bibliotecário, no âmbito das instituições de ensino, atua como educador durante o período da pandemia, por meio de ações relacionadas com a alfabetização científica, midiática e informacional para o desenvolvimento da competência informacional. Para verificar através de que ações esse profissional coloca em prática seu papel educativo, realizou-se um estudo de caso com bibliotecários que atuam em bibliotecas escolares e bibliotecas universitárias do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados com base no referencial teórico e como resultado foi possível elencar 26 (vinte e seis) tipos de ações educativas relacionadas com a Alfabetização Midiática e Informacional e 5 (cinco) relacionadas com a Alfabetização Científica. Além disso, verificou-se que apesar do distanciamento social exigido em tempos de pandemia e por questões de saúde, o bibliotecário segue realizando ações educativas em diferentes âmbitos mediados pelas tecnologias.The pandemic highlighted the importance of librarians acting and promoting actions in the educational field to contribute to the community in aspects related to information, media and scientific knowledge, promoting inclusion and citizenship. The main objective of this research is to verify how the librarian, within educational institutions, acts as an educator during the pandemic period, through actions related to scientific, media and information literacy for the development of information competence. To verify through which actions this professional put into practice his educational role, a case study was carried out with librarians who work in school libraries and university libraries in the State of Rio Grande do Sul. The collected data were analyzed based on the theoretical framework and as a result, it was possible to list 26 (twenty-six) types of educational actions related to Media and Information Literacy and 5 (five) related to Scientific Literacy. In addition, it was found that despite the social distance required in times of pandemic and for health issues, the librarian continues to carry out educational activities in different areas mediated by technologies.application/pdfporTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas. Vol. 11, n. 1 (2022), 5547, 16 p.Competência em informaçãoBibliotecáriosAlfabetização digitalEducaçãoEducational actions of the librarianMedia and information literacyScientific literacyA alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemiaScientific literacy and media and information literacy : educational actions of the librarian in the pandemic timesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145848.pdf.txt001145848.pdf.txtExtracted Texttext/plain50965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248991/2/001145848.pdf.txt2d6e8d861064720e52d25a385170a779MD52ORIGINAL001145848.pdfTexto completoapplication/pdf451178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248991/1/001145848.pdfaa247dab8224e966a86e0463ab3fef98MD5110183/2489912022-10-02 04:53:52.767664oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248991Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-10-02T07:53:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Scientific literacy and media and information literacy : educational actions of the librarian in the pandemic times
title A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia
spellingShingle A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia
Soares, Laura Valladares de Oliveira
Competência em informação
Bibliotecários
Alfabetização digital
Educação
Educational actions of the librarian
Media and information literacy
Scientific literacy
title_short A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia
title_full A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia
title_fullStr A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia
title_full_unstemmed A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia
title_sort A alfabetização científica e a alfabetização midiática e informacional : ações educativas do bibliotecário em tempos de pandemia
author Soares, Laura Valladares de Oliveira
author_facet Soares, Laura Valladares de Oliveira
Luce, Bruno Fortes
Estabel, Lizandra Brasil
author_role author
author2 Luce, Bruno Fortes
Estabel, Lizandra Brasil
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Laura Valladares de Oliveira
Luce, Bruno Fortes
Estabel, Lizandra Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em informação
Bibliotecários
Alfabetização digital
Educação
topic Competência em informação
Bibliotecários
Alfabetização digital
Educação
Educational actions of the librarian
Media and information literacy
Scientific literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational actions of the librarian
Media and information literacy
Scientific literacy
description A pandemia evidenciou a importância de o bibliotecário atuar e promover ações no âmbito educacional para contribuir com a comunidade nos aspectos relacionados à informação, às mídias e ao conhecimento científico, promovendo a inclusão e a cidadania. Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar como o bibliotecário, no âmbito das instituições de ensino, atua como educador durante o período da pandemia, por meio de ações relacionadas com a alfabetização científica, midiática e informacional para o desenvolvimento da competência informacional. Para verificar através de que ações esse profissional coloca em prática seu papel educativo, realizou-se um estudo de caso com bibliotecários que atuam em bibliotecas escolares e bibliotecas universitárias do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados com base no referencial teórico e como resultado foi possível elencar 26 (vinte e seis) tipos de ações educativas relacionadas com a Alfabetização Midiática e Informacional e 5 (cinco) relacionadas com a Alfabetização Científica. Além disso, verificou-se que apesar do distanciamento social exigido em tempos de pandemia e por questões de saúde, o bibliotecário segue realizando ações educativas em diferentes âmbitos mediados pelas tecnologias.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-16T05:00:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248991
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145848
identifier_str_mv 2238-8079
001145848
url http://hdl.handle.net/10183/248991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas. Vol. 11, n. 1 (2022), 5547, 16 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248991/2/001145848.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248991/1/001145848.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d6e8d861064720e52d25a385170a779
aa247dab8224e966a86e0463ab3fef98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725145665503232