Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Isabel Maria Silvestre Pires
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16389
Resumo: Projeto Educativo como Instrumento de Autonomia e Gestão: Relato Reflexivo de um percurso Profissional, representa o relatório da atividade profissional referido no âmbito do programa Vale a Pena Ser Mestre (Despacho nº 40/2011). Após uma breve introdução, onde destaca a liderança como fator decisivo no envolvimento e responsabilização de todos os atores educativos, apresenta uma síntese das principais atividades desenvolvidas ao longo do seu percurso profissional, com particular destaque nas áreas de Gestão e Administração Educativas. Posteriormente atribui ao Projeto Educativo um relevo especial, enquanto instrumento estratégico de autonomia e gestão escolar. Esta temática é ainda reforçada pela importância de uma gestão e liderança profissional adequada. Seguidamente apresenta uma reflexão crítica tendo por base a conjugação da sua experiência profissional com teorias publicadas. Por último, na conclusão identifica alguns fatores que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional ao longo do seu percurso; ABSTRACT: The Educative Project as an Instrument of Autonomy and Management: a reflective report of a professional trajectory represents the report of de professional activity which is referred to under the program “word being master” (Des. nº40/2011). After a brief introduction, were leadership is emphasized as a decisive factor in the involvement and accountability of all educational actors, it is shown a summary of the main activities developed during the professional career, with a particular emphasis in the areas of management and educational administration. Later, assigns to the Educative Project special importance as an instrument for strategic autonomy and school management. This theme is further reinforced by the importance of a proper management and professional leadership. Then, presents a critical reflection based on a combination of the professional experience and the published theories. Finally, in the conclusion identifies some factors that have contributed to the professional development throughout her career.
id RCAP_d6649efd548eb5c66de8cf10604f567e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16389
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II)LiderançaGestãoProjeto educativoLeadershipManagementEducative projectProjeto Educativo como Instrumento de Autonomia e Gestão: Relato Reflexivo de um percurso Profissional, representa o relatório da atividade profissional referido no âmbito do programa Vale a Pena Ser Mestre (Despacho nº 40/2011). Após uma breve introdução, onde destaca a liderança como fator decisivo no envolvimento e responsabilização de todos os atores educativos, apresenta uma síntese das principais atividades desenvolvidas ao longo do seu percurso profissional, com particular destaque nas áreas de Gestão e Administração Educativas. Posteriormente atribui ao Projeto Educativo um relevo especial, enquanto instrumento estratégico de autonomia e gestão escolar. Esta temática é ainda reforçada pela importância de uma gestão e liderança profissional adequada. Seguidamente apresenta uma reflexão crítica tendo por base a conjugação da sua experiência profissional com teorias publicadas. Por último, na conclusão identifica alguns fatores que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional ao longo do seu percurso; ABSTRACT: The Educative Project as an Instrument of Autonomy and Management: a reflective report of a professional trajectory represents the report of de professional activity which is referred to under the program “word being master” (Des. nº40/2011). After a brief introduction, were leadership is emphasized as a decisive factor in the involvement and accountability of all educational actors, it is shown a summary of the main activities developed during the professional career, with a particular emphasis in the areas of management and educational administration. Later, assigns to the Educative Project special importance as an instrument for strategic autonomy and school management. This theme is further reinforced by the importance of a proper management and professional leadership. Then, presents a critical reflection based on a combination of the professional experience and the published theories. Finally, in the conclusion identifies some factors that have contributed to the professional development throughout her career.Universidade de Évora2015-11-30T12:16:22Z2015-11-302013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16389http://hdl.handle.net/10174/16389porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Gomes, Isabel Maria Silvestre Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:47.109813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II)
title Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II)
spellingShingle Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II)
Gomes, Isabel Maria Silvestre Pires
Liderança
Gestão
Projeto educativo
Leadership
Management
Educative project
title_short Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II)
title_full Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II)
title_fullStr Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II)
title_full_unstemmed Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II)
title_sort Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II)
author Gomes, Isabel Maria Silvestre Pires
author_facet Gomes, Isabel Maria Silvestre Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Isabel Maria Silvestre Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Gestão
Projeto educativo
Leadership
Management
Educative project
topic Liderança
Gestão
Projeto educativo
Leadership
Management
Educative project
description Projeto Educativo como Instrumento de Autonomia e Gestão: Relato Reflexivo de um percurso Profissional, representa o relatório da atividade profissional referido no âmbito do programa Vale a Pena Ser Mestre (Despacho nº 40/2011). Após uma breve introdução, onde destaca a liderança como fator decisivo no envolvimento e responsabilização de todos os atores educativos, apresenta uma síntese das principais atividades desenvolvidas ao longo do seu percurso profissional, com particular destaque nas áreas de Gestão e Administração Educativas. Posteriormente atribui ao Projeto Educativo um relevo especial, enquanto instrumento estratégico de autonomia e gestão escolar. Esta temática é ainda reforçada pela importância de uma gestão e liderança profissional adequada. Seguidamente apresenta uma reflexão crítica tendo por base a conjugação da sua experiência profissional com teorias publicadas. Por último, na conclusão identifica alguns fatores que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional ao longo do seu percurso; ABSTRACT: The Educative Project as an Instrument of Autonomy and Management: a reflective report of a professional trajectory represents the report of de professional activity which is referred to under the program “word being master” (Des. nº40/2011). After a brief introduction, were leadership is emphasized as a decisive factor in the involvement and accountability of all educational actors, it is shown a summary of the main activities developed during the professional career, with a particular emphasis in the areas of management and educational administration. Later, assigns to the Educative Project special importance as an instrument for strategic autonomy and school management. This theme is further reinforced by the importance of a proper management and professional leadership. Then, presents a critical reflection based on a combination of the professional experience and the published theories. Finally, in the conclusion identifies some factors that have contributed to the professional development throughout her career.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-11-30T12:16:22Z
2015-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16389
http://hdl.handle.net/10174/16389
url http://hdl.handle.net/10174/16389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136570737950720