Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16389 |
Resumo: | Projeto Educativo como Instrumento de Autonomia e Gestão: Relato Reflexivo de um percurso Profissional, representa o relatório da atividade profissional referido no âmbito do programa Vale a Pena Ser Mestre (Despacho nº 40/2011). Após uma breve introdução, onde destaca a liderança como fator decisivo no envolvimento e responsabilização de todos os atores educativos, apresenta uma síntese das principais atividades desenvolvidas ao longo do seu percurso profissional, com particular destaque nas áreas de Gestão e Administração Educativas. Posteriormente atribui ao Projeto Educativo um relevo especial, enquanto instrumento estratégico de autonomia e gestão escolar. Esta temática é ainda reforçada pela importância de uma gestão e liderança profissional adequada. Seguidamente apresenta uma reflexão crítica tendo por base a conjugação da sua experiência profissional com teorias publicadas. Por último, na conclusão identifica alguns fatores que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional ao longo do seu percurso; ABSTRACT: The Educative Project as an Instrument of Autonomy and Management: a reflective report of a professional trajectory represents the report of de professional activity which is referred to under the program “word being master” (Des. nº40/2011). After a brief introduction, were leadership is emphasized as a decisive factor in the involvement and accountability of all educational actors, it is shown a summary of the main activities developed during the professional career, with a particular emphasis in the areas of management and educational administration. Later, assigns to the Educative Project special importance as an instrument for strategic autonomy and school management. This theme is further reinforced by the importance of a proper management and professional leadership. Then, presents a critical reflection based on a combination of the professional experience and the published theories. Finally, in the conclusion identifies some factors that have contributed to the professional development throughout her career. |
id |
RCAP_d6649efd548eb5c66de8cf10604f567e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/16389 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II)LiderançaGestãoProjeto educativoLeadershipManagementEducative projectProjeto Educativo como Instrumento de Autonomia e Gestão: Relato Reflexivo de um percurso Profissional, representa o relatório da atividade profissional referido no âmbito do programa Vale a Pena Ser Mestre (Despacho nº 40/2011). Após uma breve introdução, onde destaca a liderança como fator decisivo no envolvimento e responsabilização de todos os atores educativos, apresenta uma síntese das principais atividades desenvolvidas ao longo do seu percurso profissional, com particular destaque nas áreas de Gestão e Administração Educativas. Posteriormente atribui ao Projeto Educativo um relevo especial, enquanto instrumento estratégico de autonomia e gestão escolar. Esta temática é ainda reforçada pela importância de uma gestão e liderança profissional adequada. Seguidamente apresenta uma reflexão crítica tendo por base a conjugação da sua experiência profissional com teorias publicadas. Por último, na conclusão identifica alguns fatores que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional ao longo do seu percurso; ABSTRACT: The Educative Project as an Instrument of Autonomy and Management: a reflective report of a professional trajectory represents the report of de professional activity which is referred to under the program “word being master” (Des. nº40/2011). After a brief introduction, were leadership is emphasized as a decisive factor in the involvement and accountability of all educational actors, it is shown a summary of the main activities developed during the professional career, with a particular emphasis in the areas of management and educational administration. Later, assigns to the Educative Project special importance as an instrument for strategic autonomy and school management. This theme is further reinforced by the importance of a proper management and professional leadership. Then, presents a critical reflection based on a combination of the professional experience and the published theories. Finally, in the conclusion identifies some factors that have contributed to the professional development throughout her career.Universidade de Évora2015-11-30T12:16:22Z2015-11-302013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16389http://hdl.handle.net/10174/16389porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Gomes, Isabel Maria Silvestre Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:47.109813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II) |
title |
Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II) |
spellingShingle |
Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II) Gomes, Isabel Maria Silvestre Pires Liderança Gestão Projeto educativo Leadership Management Educative project |
title_short |
Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II) |
title_full |
Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II) |
title_fullStr |
Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II) |
title_full_unstemmed |
Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II) |
title_sort |
Projeto educativo como instrumento de autonomia e gestão. Relato reflexivo de um percurso profissional (Vol. I e Vol. II) |
author |
Gomes, Isabel Maria Silvestre Pires |
author_facet |
Gomes, Isabel Maria Silvestre Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Isabel Maria Silvestre Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liderança Gestão Projeto educativo Leadership Management Educative project |
topic |
Liderança Gestão Projeto educativo Leadership Management Educative project |
description |
Projeto Educativo como Instrumento de Autonomia e Gestão: Relato Reflexivo de um percurso Profissional, representa o relatório da atividade profissional referido no âmbito do programa Vale a Pena Ser Mestre (Despacho nº 40/2011). Após uma breve introdução, onde destaca a liderança como fator decisivo no envolvimento e responsabilização de todos os atores educativos, apresenta uma síntese das principais atividades desenvolvidas ao longo do seu percurso profissional, com particular destaque nas áreas de Gestão e Administração Educativas. Posteriormente atribui ao Projeto Educativo um relevo especial, enquanto instrumento estratégico de autonomia e gestão escolar. Esta temática é ainda reforçada pela importância de uma gestão e liderança profissional adequada. Seguidamente apresenta uma reflexão crítica tendo por base a conjugação da sua experiência profissional com teorias publicadas. Por último, na conclusão identifica alguns fatores que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional ao longo do seu percurso; ABSTRACT: The Educative Project as an Instrument of Autonomy and Management: a reflective report of a professional trajectory represents the report of de professional activity which is referred to under the program “word being master” (Des. nº40/2011). After a brief introduction, were leadership is emphasized as a decisive factor in the involvement and accountability of all educational actors, it is shown a summary of the main activities developed during the professional career, with a particular emphasis in the areas of management and educational administration. Later, assigns to the Educative Project special importance as an instrument for strategic autonomy and school management. This theme is further reinforced by the importance of a proper management and professional leadership. Then, presents a critical reflection based on a combination of the professional experience and the published theories. Finally, in the conclusion identifies some factors that have contributed to the professional development throughout her career. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2015-11-30T12:16:22Z 2015-11-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/16389 http://hdl.handle.net/10174/16389 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/16389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136570737950720 |