Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da Formação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Nuno Miguel Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6034
Resumo: O presente Relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, opção de Formação Musical e Música de Conjunto, nas turmas de Coro C do segundo grau e de Formação Musical do quarto grau, no Conservatório Regional de Castelo Branco, durante o ano letivo de 2015/2016. O Relatório integra um estudo de investigação desenvolvido com base num projeto construído na unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, o qual reflete a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Numa primeira parte do Relatório centramo-nos no conhecimento do contexto da escola e do ensino. São apresentadas descrições reflexivas das nossas aulas, enquanto estagiário, nas disciplinas de Coro e de Formação Musical, assim como são disponibilizadas as planificações, reflexões, o material didático utilizado e as grelhas de observação construídas para a avaliação do desempenho dos alunos no contexto escolar. Na segunda parte, apresentamos um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada sendo abordado o tema: “Música Tradicional da Beira Baixa: Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musical”. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (1) A canção tradicional contribui para o interesse e a motivação da aprendizagem na Formação Musical? (2) Como implementar estratégias utilizando as canções tradicionais da Beira Baixa como recurso para o desenvolvimento de competências musicais na Formação Musical? Foi desenvolvida uma estratégia pedagógico-didática, através da utilização das canções tradicionais da Beira Baixa, a aprendizagem de competências musicais, o desenvolvimento da motivação e do interesse dos alunos pelo reportório tradicional. A investigação baseou-se na análise do resultado da utilização das canções tradicionais da Beira Baixa no Ensino da Formação Musical no Ensino Especializado. Os procedimentos utilizados foram a caracterização da instituição – Conservatório; caracterização das turmas; planificação e lecionação das aulas, recolha de dados e registos de observação; realização de três inquéritos por questionário, recolha e análise de dados; e reflexões produzidas com vista à elaboração e divulgação dos resultados finais. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as referências bibliográficas, as grelhas de observação, os resumos reflexivos e os inquéritos por questionário. Em suma, as estratégias adotadas conduziram a uma melhoria significativa das competências e dos resultados musicais dos alunos de Formação Musical, promovendo nos estudantes uma maior predisposição motivacional para aprender. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer benefícios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima e os hábitos de estudo.
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São apresentadas descrições reflexivas das nossas aulas, enquanto estagiário, nas disciplinas de Coro e de Formação Musical, assim como são disponibilizadas as planificações, reflexões, o material didático utilizado e as grelhas de observação construídas para a avaliação do desempenho dos alunos no contexto escolar. Na segunda parte, apresentamos um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada sendo abordado o tema: “Música Tradicional da Beira Baixa: Aplicação e Contributos no Ensino da Formação Musical”. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (1) A canção tradicional contribui para o interesse e a motivação da aprendizagem na Formação Musical? (2) Como implementar estratégias utilizando as canções tradicionais da Beira Baixa como recurso para o desenvolvimento de competências musicais na Formação Musical? Foi desenvolvida uma estratégia pedagógico-didática, através da utilização das canções tradicionais da Beira Baixa, a aprendizagem de competências musicais, o desenvolvimento da motivação e do interesse dos alunos pelo reportório tradicional. A investigação baseou-se na análise do resultado da utilização das canções tradicionais da Beira Baixa no Ensino da Formação Musical no Ensino Especializado. Os procedimentos utilizados foram a caracterização da instituição – Conservatório; caracterização das turmas; planificação e lecionação das aulas, recolha de dados e registos de observação; realização de três inquéritos por questionário, recolha e análise de dados; e reflexões produzidas com vista à elaboração e divulgação dos resultados finais. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as referências bibliográficas, as grelhas de observação, os resumos reflexivos e os inquéritos por questionário. Em suma, as estratégias adotadas conduziram a uma melhoria significativa das competências e dos resultados musicais dos alunos de Formação Musical, promovendo nos estudantes uma maior predisposição motivacional para aprender. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer benefícios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima e os hábitos de estudo.Abstract : This report focuses - on the curricular module in Supervised Teaching Practice Course of the Music Teaching Master's Degree- Musical training and ensemble class variant, in the classes of the 2nd degree Choir C and Musical Formation of the 4th degree, at the Regional Conservatory of Castelo Branco, through the school year 2015/2016. It embodies a research study oriented and developed for the course unit of Artistic Education Project, attesting a usage of the acquired knowledge throughout the course. On a first stage the report recalls on the knowledge of school and teaching contexts, presenting the trainee’s descriptions of the classes in the Choir and Music Training subjects, as well as offering the didactic material, planning and thoughts taken into account, as well as observation tables destined for the students' performance evaluation. Then, a Supervised Teaching Practice about the case Study is presented on the theme: "Traditional Music from Beira-Baixa: Application and Contributions into Teaching Music Education". The research guidelines to the study were: (1) Does the Traditional Song contribute to the motivation of learning in Musical Education? (2) How to apply strategies using the Traditional Songs of Beira Baixa as a resource for the musical skills in Music Education development? Resorting to the Traditional Songs of Beira Baixa, a specific strategy was developed, regarding the learning of musical skills, motivational improvement and the students' interest for the traditional repertoire. The research focused on the analysis of the results on the use of the Traditional Songs of Beira Baixa in Teaching Musical Education in Specialized Schooling. The procedures thus relate to the Institution’s depiction - Conservatório; Class characterization; Class planning and lecturing, data collection and observation records; the carrying out of three surveys, gathering and assessing the information; and following ideas regarding the preparation and dissemination of the outcome results; also, bibliographical references, worksheets and surveys were taken as research instruments. In short, the adopted procedures seem to lead to a considerable improvement on student’s skills and musical results, promoting the motivation and propensity to learn. The obtained results during the study with the Traditional Songs of Beira Baixa indicate that their implementation in Music Training classes can boon positive effects, improving school achievement, self - esteem and study habits.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPinheiro, Nuno Miguel Pinto2018-03-11T17:52:40Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6034TID:201881586porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:36Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:45.005456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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