O Teatro musical como veículo de aprendizagem no ensino de música : formação musical.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Pedro Gazalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7477
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.
id RCAP_dcf285958dcb72fa4dd9643cc02be507
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Teatro musical como veículo de aprendizagem no ensino de música : formação musical.Prática de ensino supervisionadaFormação musicalTeatro musicalCançãoMovimento expressivoSupervised teaching practiceMusical theoryMusical theaterSongExpressive movementDomínio/Área Científica : HumanidadesDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.A primeira parte deste relatório apresenta o trabalho desenvolvido pelo estagiário, na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto, desenvolvido nas turmas de segundo grau de Formação Musical e Música de Conjunto-Coro A do primeiro e segundo grau do Conservatório Regional de Castelo Branco, durante o ano letivo de 2019/2020. Contextualizamos a escola e o ensino e apresentamos as descrições reflexivas da prática letiva nas disciplinas de Formação Musical e Música de Conjunto- Coro, assim como as planificações de aula, recursos pedagógicos utilizados nas aulas práticas e supervisionadas e a descrição de outras atividades extracurriculares desenvolvidas durante o estágio. Na segunda parte, é apresentado o relatório do Estudo de Investigação, enquadrado na unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, abordando a seguinte temática: “O Teatro Musical, como veículo de aprendizagem no Ensino de Música: Formação Musical”, desenvolvido na turma de Primeiro grau de Formação Musical do Conservatório Regional de Castelo Branco, polo de Proença-a-Nova, durante o ano letivo 2019/2020. Esta investigação incide sobre a utilização do Teatro Musical na disciplina de Formação Musical, no Ensino Especializado de Música. A problemática que se pretendeu investigar está relacionada com o desenvolvimento de novas abordagens criativas no ensino da Formação Musical, percebendo de que forma é que o Teatro Musical, através da canção, movimento e interpretação, contribui, como recurso pedagógico na implementação de estratégias, para promover competências, interesse e motivação na aprendizagem musical. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as referências bibliográficas, os inquéritos por questionário aplicados aos alunos, os resumos reflexivos das aulas e as grelhas de observação de aula, produzidas através das observações diretas registadas na sala de aula. De acordo com as evidências apresentadas ao longo do estudo, as estratégias adotadas revelam uma melhoria significativa das competências e conhecimentos musicais dos alunos, contribuindo positivamente para a sua motivação e interesse na exploração dos conteúdos musicais. Neste sentido, entendemos que os resultados obtidos ao longo do estudo, revelam que a aplicação prática do Teatro Musical nas aulas de Formação Musical pode ser um recurso pedagógico bastante significativo, melhorando substancialmente a aquisição de conhecimentos, o interesse e motivação para a aprendizagem musical.Abstract : The first part of this report presents the work developed by the trainee, in the Supervised Teaching Practice Course of the Music Teaching Master’s Degree – Musical training and Ensemble Music variant, developed in 2nd degree of Musical Education and Ensemble Music classes, Choir A, of the first and second degree, at the Regional Conservatory of Castelo Branco, through the school year 2019/2020. We contextualize the school and the teaching, and we present the reflective descriptions of the teaching practice in the disciplines of Musical Theory and Choral Ensemble Music. On a second stage, the report of the Research Study is presented, framed in the curricular unit of the Artistic Teaching Project, addressing the following subject “Musical Theater, as a learning vehicle in Music Education: Musical Theory”, developed in the first degree class of musical education at the Regional Conservatory of Castelo Branco, during the academic year 2019/2020. This research focuses on the use of Musical Theater in the discipline of Musical Theory, in the specialized Musical Education. The problem that was intended to be investigated is related to the development of new creative approaches in Musical Theory Education, realizing how the musical theater, through song, movement and interpretation, contributes, as a pedagogical resource in the implementation of strategies, to promote skills, interest and motivation in musical learning. Bibliographic references, questionnaire surveys applied to students, reflective summaries of classes and classroom observation grids, produced through direct observations recorded in the classroom, were used as research instruments. According to the evidence presented throughout the study, the strategies adopted reveal a significant improvement in student’s musical skills and knowledge, positively contributing to their motivation and interest in the exploration of musical content. In this sense, we understand that the results obtained throughout the study reveal that the practical application of Musical Theater in Music Theory classes can be a very significant pedagogical resource, substantially improving knowledge acquisition, interest and motivation for musical learning.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Pedro Gazalho2021-03-02T16:28:05Z202020212020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7477TID:202657485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-15T01:49:26Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-15T01:49:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Teatro musical como veículo de aprendizagem no ensino de música : formação musical.
title O Teatro musical como veículo de aprendizagem no ensino de música : formação musical.
spellingShingle O Teatro musical como veículo de aprendizagem no ensino de música : formação musical.
Martins, Pedro Gazalho
Prática de ensino supervisionada
Formação musical
Teatro musical
Canção
Movimento expressivo
Supervised teaching practice
Musical theory
Musical theater
Song
Expressive movement
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short O Teatro musical como veículo de aprendizagem no ensino de música : formação musical.
title_full O Teatro musical como veículo de aprendizagem no ensino de música : formação musical.
title_fullStr O Teatro musical como veículo de aprendizagem no ensino de música : formação musical.
title_full_unstemmed O Teatro musical como veículo de aprendizagem no ensino de música : formação musical.
title_sort O Teatro musical como veículo de aprendizagem no ensino de música : formação musical.
author Martins, Pedro Gazalho
author_facet Martins, Pedro Gazalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Pedro Gazalho
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Formação musical
Teatro musical
Canção
Movimento expressivo
Supervised teaching practice
Musical theory
Musical theater
Song
Expressive movement
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Prática de ensino supervisionada
Formação musical
Teatro musical
Canção
Movimento expressivo
Supervised teaching practice
Musical theory
Musical theater
Song
Expressive movement
Domínio/Área Científica : Humanidades
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-02T16:28:05Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7477
TID:202657485
url http://hdl.handle.net/10400.11/7477
identifier_str_mv TID:202657485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817542980173561856