Nelson Pereira dos Santos : o corpo ritualizado como corpo político

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spitz, Renata Henrique dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13340
Resumo: Esta dissertação pretende investigar como a representação das religiões afro-diaspóricas no cinema de Nelson Pereira dos Santos nos fazem pensar no corpo ritualizado como corpo político. A partir da teoria decolonial e do processo histórico da colonização no Brasil, perceberemos como esses rituais e esses sujeitos foram despidos de subjetividade e relegados a função de seres-objeto tal como aponta Aníbal Quíjano e Achille Mbembe. O processo histórico da colonização na América estabeleceu o que Quíjano cunhou como colonialidade do poder, do saber e dor ser. Assim sendo, epistemologias fora do padrão Europeu-Ocidental se viram diante das justificativas de dominação por serem consideradas primitivas e atrasadas. Portanto, esses espaços que até os dias de hoje ritualizam podem ser lidos como espaços de resistências dessas comunidades escravizadas no passado. Analisaremos os três filmes de Nelson Pereira dos Santos que tematizam essas religiões - O Amuleto de Ogum, Tenda dos Milagres e Jubiabá - contextualizando o que essas obras significam e significaram no contexto de produção do cinema brasileiro e como o agenciamento da linguagem cinematográfica, da escala de planos, da construção sonora, a montagem e a presença das imagens de arquivo, produzem uma possibilidade de leitura fílmica condicionada à epistemologia dessas religiões. Pelo corpo ritualizado a partir da câmera de Pereira dos Santos, investigaremos como esse corpo é um aporte de resistência ao colonialismo, como ele produz território e como ele se faz político pela própria ritualização.
id RCAP_d6950933fc6a62552b5b15dee71ad00d
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13340
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Nelson Pereira dos Santos : o corpo ritualizado como corpo políticoMESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOSCINEMACINEMA BRASILEIRODECOLONIALIDADERELIGIÃOCINEMABRAZILIAN CINEMADECOLONIALITYRELIGIONEsta dissertação pretende investigar como a representação das religiões afro-diaspóricas no cinema de Nelson Pereira dos Santos nos fazem pensar no corpo ritualizado como corpo político. A partir da teoria decolonial e do processo histórico da colonização no Brasil, perceberemos como esses rituais e esses sujeitos foram despidos de subjetividade e relegados a função de seres-objeto tal como aponta Aníbal Quíjano e Achille Mbembe. O processo histórico da colonização na América estabeleceu o que Quíjano cunhou como colonialidade do poder, do saber e dor ser. Assim sendo, epistemologias fora do padrão Europeu-Ocidental se viram diante das justificativas de dominação por serem consideradas primitivas e atrasadas. Portanto, esses espaços que até os dias de hoje ritualizam podem ser lidos como espaços de resistências dessas comunidades escravizadas no passado. Analisaremos os três filmes de Nelson Pereira dos Santos que tematizam essas religiões - O Amuleto de Ogum, Tenda dos Milagres e Jubiabá - contextualizando o que essas obras significam e significaram no contexto de produção do cinema brasileiro e como o agenciamento da linguagem cinematográfica, da escala de planos, da construção sonora, a montagem e a presença das imagens de arquivo, produzem uma possibilidade de leitura fílmica condicionada à epistemologia dessas religiões. Pelo corpo ritualizado a partir da câmera de Pereira dos Santos, investigaremos como esse corpo é um aporte de resistência ao colonialismo, como ele produz território e como ele se faz político pela própria ritualização.This dissertation will investigate how the representation of Afro-diasporic religions in Nelson Pereira dos Santos’s films produce the ritualized body as a political body. Based on decolonial theory and the historical process of colonization in Brazil, we will analyze how these rituals and these individuals were deprived of their subjectivity and reduced to an object, as Aníbal Quíjano and Achille Mbembe stated. The historical process of colonization in America established what Quíjano called as “coloniality of power”, “coloniality of being” and “coloniality of knowledge”. That being said, a non-European-Western epistemology faced a domination because they were considered primitive and non-civilized. Therefore, these ritualized spaces can be defined as a resistance area created by descendants of the slaves. We will analyze three films by Nelson Pereira dos Santos that focused in these religions – O Amuleto de Ogum, Tenda dos Milagres and Jubiabá – contextualizing the impact of these films on Brazilian cinematography and how the arrangement of the film language as the scale of the shots, the presence of archive imagens, the editing and the sound, produce a film analyzes related to the epistemology of Afro- diasporic religions. Through the ritualized body from Pereira dos Santos' gaze, we will investigate how this body is a permanent resistance to colonialism, how it produces territory, and how it becomes political by its own ritualization.2022-12-22T19:37:33Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13340TID:203110749porSpitz, Renata Henrique dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:16.340207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Nelson Pereira dos Santos : o corpo ritualizado como corpo político
title Nelson Pereira dos Santos : o corpo ritualizado como corpo político
spellingShingle Nelson Pereira dos Santos : o corpo ritualizado como corpo político
Spitz, Renata Henrique dos Santos
MESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOS
CINEMA
CINEMA BRASILEIRO
DECOLONIALIDADE
RELIGIÃO
CINEMA
BRAZILIAN CINEMA
DECOLONIALITY
RELIGION
title_short Nelson Pereira dos Santos : o corpo ritualizado como corpo político
title_full Nelson Pereira dos Santos : o corpo ritualizado como corpo político
title_fullStr Nelson Pereira dos Santos : o corpo ritualizado como corpo político
title_full_unstemmed Nelson Pereira dos Santos : o corpo ritualizado como corpo político
title_sort Nelson Pereira dos Santos : o corpo ritualizado como corpo político
author Spitz, Renata Henrique dos Santos
author_facet Spitz, Renata Henrique dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spitz, Renata Henrique dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOS
CINEMA
CINEMA BRASILEIRO
DECOLONIALIDADE
RELIGIÃO
CINEMA
BRAZILIAN CINEMA
DECOLONIALITY
RELIGION
topic MESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOS
CINEMA
CINEMA BRASILEIRO
DECOLONIALIDADE
RELIGIÃO
CINEMA
BRAZILIAN CINEMA
DECOLONIALITY
RELIGION
description Esta dissertação pretende investigar como a representação das religiões afro-diaspóricas no cinema de Nelson Pereira dos Santos nos fazem pensar no corpo ritualizado como corpo político. A partir da teoria decolonial e do processo histórico da colonização no Brasil, perceberemos como esses rituais e esses sujeitos foram despidos de subjetividade e relegados a função de seres-objeto tal como aponta Aníbal Quíjano e Achille Mbembe. O processo histórico da colonização na América estabeleceu o que Quíjano cunhou como colonialidade do poder, do saber e dor ser. Assim sendo, epistemologias fora do padrão Europeu-Ocidental se viram diante das justificativas de dominação por serem consideradas primitivas e atrasadas. Portanto, esses espaços que até os dias de hoje ritualizam podem ser lidos como espaços de resistências dessas comunidades escravizadas no passado. Analisaremos os três filmes de Nelson Pereira dos Santos que tematizam essas religiões - O Amuleto de Ogum, Tenda dos Milagres e Jubiabá - contextualizando o que essas obras significam e significaram no contexto de produção do cinema brasileiro e como o agenciamento da linguagem cinematográfica, da escala de planos, da construção sonora, a montagem e a presença das imagens de arquivo, produzem uma possibilidade de leitura fílmica condicionada à epistemologia dessas religiões. Pelo corpo ritualizado a partir da câmera de Pereira dos Santos, investigaremos como esse corpo é um aporte de resistência ao colonialismo, como ele produz território e como ele se faz político pela própria ritualização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22T19:37:33Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13340
TID:203110749
url http://hdl.handle.net/10437/13340
identifier_str_mv TID:203110749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131259664859136