O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Isaura Cristina Carrolo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2525
Resumo: O principal objectivo do nosso estudo é a construção e validação de uma escala de Likert para medir o auto-conceito dos professores de educação especial. Começámos por fazer o enquadramento teórico. Foi realizado um estudo quantitativo, com recurso a um questionário, uma escala de Tipo Likert, com cinco níveis, que foi distribuído a cada um dos 60 professores de educação especial que, depois de preenchido, o devolveram. A população do nosso estudo é assim composta por sessenta professores de educação especial em exercício no Distrito de Castelo Branco durante o ano lectivo de 2009/10. Recolhidos os questionário, fizemos a análise e validação da escala a partir das respostas dos participantes. Depois da análise e validação da Escala de Tipo Likert, podemos concluir que a escala se encontra bem construída para o fim a que se destina: medir o auto-conceito dos professores de educação especial.
id RCAP_d6981cc7b915c4f0712dc40db0dd258c
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escalaProfessores educação especialEscala de LikertAuto-conceitoO principal objectivo do nosso estudo é a construção e validação de uma escala de Likert para medir o auto-conceito dos professores de educação especial. Começámos por fazer o enquadramento teórico. Foi realizado um estudo quantitativo, com recurso a um questionário, uma escala de Tipo Likert, com cinco níveis, que foi distribuído a cada um dos 60 professores de educação especial que, depois de preenchido, o devolveram. A população do nosso estudo é assim composta por sessenta professores de educação especial em exercício no Distrito de Castelo Branco durante o ano lectivo de 2009/10. Recolhidos os questionário, fizemos a análise e validação da escala a partir das respostas dos participantes. Depois da análise e validação da Escala de Tipo Likert, podemos concluir que a escala se encontra bem construída para o fim a que se destina: medir o auto-conceito dos professores de educação especial.The main objective of our study is the construction and validation of a Likert scale for measuring self concept of special education teachers. We began by the theoretical framework. A quantitative study was carried out using a questionnaire, a Likert scale type, with five levels, distributed to each of the sixty special education teachers to reply. The population of our study is composed by sixty special education teachers in the District of Castelo Branco during the academic year 2009/10. Collected the questionnaires, we made the analysis and validation of the scale according the respondents. After the analysis and validation of the Likert scale type, we can conclude that the scale is well built for its intended use: measuring self concept of special education teachers.Simões, Maria de Fátima de JesusuBibliorumDuarte, Isaura Cristina Carrolo2014-10-29T18:00:35Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:36Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:11.035869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala
title O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala
spellingShingle O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala
Duarte, Isaura Cristina Carrolo
Professores educação especial
Escala de Likert
Auto-conceito
title_short O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala
title_full O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala
title_fullStr O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala
title_full_unstemmed O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala
title_sort O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala
author Duarte, Isaura Cristina Carrolo
author_facet Duarte, Isaura Cristina Carrolo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Maria de Fátima de Jesus
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Isaura Cristina Carrolo
dc.subject.por.fl_str_mv Professores educação especial
Escala de Likert
Auto-conceito
topic Professores educação especial
Escala de Likert
Auto-conceito
description O principal objectivo do nosso estudo é a construção e validação de uma escala de Likert para medir o auto-conceito dos professores de educação especial. Começámos por fazer o enquadramento teórico. Foi realizado um estudo quantitativo, com recurso a um questionário, uma escala de Tipo Likert, com cinco níveis, que foi distribuído a cada um dos 60 professores de educação especial que, depois de preenchido, o devolveram. A população do nosso estudo é assim composta por sessenta professores de educação especial em exercício no Distrito de Castelo Branco durante o ano lectivo de 2009/10. Recolhidos os questionário, fizemos a análise e validação da escala a partir das respostas dos participantes. Depois da análise e validação da Escala de Tipo Likert, podemos concluir que a escala se encontra bem construída para o fim a que se destina: medir o auto-conceito dos professores de educação especial.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2010-01-01T00:00:00Z
2014-10-29T18:00:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2525
url http://hdl.handle.net/10400.6/2525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136339342393344