O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2525 |
Resumo: | O principal objectivo do nosso estudo é a construção e validação de uma escala de Likert para medir o auto-conceito dos professores de educação especial. Começámos por fazer o enquadramento teórico. Foi realizado um estudo quantitativo, com recurso a um questionário, uma escala de Tipo Likert, com cinco níveis, que foi distribuído a cada um dos 60 professores de educação especial que, depois de preenchido, o devolveram. A população do nosso estudo é assim composta por sessenta professores de educação especial em exercício no Distrito de Castelo Branco durante o ano lectivo de 2009/10. Recolhidos os questionário, fizemos a análise e validação da escala a partir das respostas dos participantes. Depois da análise e validação da Escala de Tipo Likert, podemos concluir que a escala se encontra bem construída para o fim a que se destina: medir o auto-conceito dos professores de educação especial. |
id |
RCAP_d6981cc7b915c4f0712dc40db0dd258c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2525 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escalaProfessores educação especialEscala de LikertAuto-conceitoO principal objectivo do nosso estudo é a construção e validação de uma escala de Likert para medir o auto-conceito dos professores de educação especial. Começámos por fazer o enquadramento teórico. Foi realizado um estudo quantitativo, com recurso a um questionário, uma escala de Tipo Likert, com cinco níveis, que foi distribuído a cada um dos 60 professores de educação especial que, depois de preenchido, o devolveram. A população do nosso estudo é assim composta por sessenta professores de educação especial em exercício no Distrito de Castelo Branco durante o ano lectivo de 2009/10. Recolhidos os questionário, fizemos a análise e validação da escala a partir das respostas dos participantes. Depois da análise e validação da Escala de Tipo Likert, podemos concluir que a escala se encontra bem construída para o fim a que se destina: medir o auto-conceito dos professores de educação especial.The main objective of our study is the construction and validation of a Likert scale for measuring self concept of special education teachers. We began by the theoretical framework. A quantitative study was carried out using a questionnaire, a Likert scale type, with five levels, distributed to each of the sixty special education teachers to reply. The population of our study is composed by sixty special education teachers in the District of Castelo Branco during the academic year 2009/10. Collected the questionnaires, we made the analysis and validation of the scale according the respondents. After the analysis and validation of the Likert scale type, we can conclude that the scale is well built for its intended use: measuring self concept of special education teachers.Simões, Maria de Fátima de JesusuBibliorumDuarte, Isaura Cristina Carrolo2014-10-29T18:00:35Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:36Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:11.035869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala |
title |
O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala |
spellingShingle |
O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala Duarte, Isaura Cristina Carrolo Professores educação especial Escala de Likert Auto-conceito |
title_short |
O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala |
title_full |
O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala |
title_fullStr |
O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala |
title_full_unstemmed |
O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala |
title_sort |
O auto-conceito em professores de educação especial: construção e validação de uma escala |
author |
Duarte, Isaura Cristina Carrolo |
author_facet |
Duarte, Isaura Cristina Carrolo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Maria de Fátima de Jesus uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Isaura Cristina Carrolo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores educação especial Escala de Likert Auto-conceito |
topic |
Professores educação especial Escala de Likert Auto-conceito |
description |
O principal objectivo do nosso estudo é a construção e validação de uma escala de Likert para medir o auto-conceito dos professores de educação especial. Começámos por fazer o enquadramento teórico. Foi realizado um estudo quantitativo, com recurso a um questionário, uma escala de Tipo Likert, com cinco níveis, que foi distribuído a cada um dos 60 professores de educação especial que, depois de preenchido, o devolveram. A população do nosso estudo é assim composta por sessenta professores de educação especial em exercício no Distrito de Castelo Branco durante o ano lectivo de 2009/10. Recolhidos os questionário, fizemos a análise e validação da escala a partir das respostas dos participantes. Depois da análise e validação da Escala de Tipo Likert, podemos concluir que a escala se encontra bem construída para o fim a que se destina: medir o auto-conceito dos professores de educação especial. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2010-01-01T00:00:00Z 2014-10-29T18:00:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2525 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136339342393344 |