Melhoria do processo de reparações de uma empresa produtora de pás eólicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Bárbara Sofia Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38076
Resumo: A competitividade dos mercados revela-se cada vez mais exigente, sendo de extrema importância que as empresas melhorem os seus processos e se foquem nas atividades de valor acrescentado, aumentando a sua capacidade de reação e resposta face às necessidades impostas. Esta exigência verifica-se ainda mais em mercados com tendência crescente, como é o caso do mercado das tecnologias associadas à energia eólica. Assim sendo, este projeto focou-se na melhoria do processo produtivo de uma empresa produtora de pás eólicas, através da redução do tempo despendido na execução de reparações. Sendo as reparações o processo gargalo da empresa, e sendo, portanto, evitável e limitativo da capacidade produtiva, era essencial melhorá-lo, de forma a torná-lo um processo com a menor duração possível. Desta forma, foram desenvolvidos três subprojetos que abrangeram todos os modelos de pás produzidos pela fábrica, sempre com vista à redução do tempo de reparações e à diminuição da necessidade de recorrer às mesmas, através da alteração do processo produtivo standard do produto e tendo como metodologia base o ciclo PDCA. Para tal, nos dois primeiros subprojetos criou-se uma ferramenta informática cujo objetivo foi auxiliar e acelerar a tomada de decisão por parte das funções de suporte relativas à definição e seleção dos métodos de reparação a executar para cada defeito. Relativamente ao terceiro subprojeto, estudou-se detalhadamente o processo produtivo standard do produto com o intuito de o modificar, para evitar para evitar as sistemáticas reparações inerentes ao mesmo. Após o desenvolvimento de todos os subprojetos, constatou-se que os resultados obtidos foram de encontro ao esperado, sendo a implementação dos mesmos uma ação benéfica para a empresa, tendo havido, porém, a necessidade de iniciar um novo ciclo PDCA para o último subprojeto, com vista à obtenção de melhores resultados.
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