Melhoria do processo de reparações de uma empresa produtora de pás eólicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38076 |
Resumo: | A competitividade dos mercados revela-se cada vez mais exigente, sendo de extrema importância que as empresas melhorem os seus processos e se foquem nas atividades de valor acrescentado, aumentando a sua capacidade de reação e resposta face às necessidades impostas. Esta exigência verifica-se ainda mais em mercados com tendência crescente, como é o caso do mercado das tecnologias associadas à energia eólica. Assim sendo, este projeto focou-se na melhoria do processo produtivo de uma empresa produtora de pás eólicas, através da redução do tempo despendido na execução de reparações. Sendo as reparações o processo gargalo da empresa, e sendo, portanto, evitável e limitativo da capacidade produtiva, era essencial melhorá-lo, de forma a torná-lo um processo com a menor duração possível. Desta forma, foram desenvolvidos três subprojetos que abrangeram todos os modelos de pás produzidos pela fábrica, sempre com vista à redução do tempo de reparações e à diminuição da necessidade de recorrer às mesmas, através da alteração do processo produtivo standard do produto e tendo como metodologia base o ciclo PDCA. Para tal, nos dois primeiros subprojetos criou-se uma ferramenta informática cujo objetivo foi auxiliar e acelerar a tomada de decisão por parte das funções de suporte relativas à definição e seleção dos métodos de reparação a executar para cada defeito. Relativamente ao terceiro subprojeto, estudou-se detalhadamente o processo produtivo standard do produto com o intuito de o modificar, para evitar para evitar as sistemáticas reparações inerentes ao mesmo. Após o desenvolvimento de todos os subprojetos, constatou-se que os resultados obtidos foram de encontro ao esperado, sendo a implementação dos mesmos uma ação benéfica para a empresa, tendo havido, porém, a necessidade de iniciar um novo ciclo PDCA para o último subprojeto, com vista à obtenção de melhores resultados. |
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Melhoria do processo de reparações de uma empresa produtora de pás eólicasBPMN 2.0Lead timeLeanMelhoria de processosMicrosoft ExcelPás eólicasPDCAReparaçõesA competitividade dos mercados revela-se cada vez mais exigente, sendo de extrema importância que as empresas melhorem os seus processos e se foquem nas atividades de valor acrescentado, aumentando a sua capacidade de reação e resposta face às necessidades impostas. Esta exigência verifica-se ainda mais em mercados com tendência crescente, como é o caso do mercado das tecnologias associadas à energia eólica. Assim sendo, este projeto focou-se na melhoria do processo produtivo de uma empresa produtora de pás eólicas, através da redução do tempo despendido na execução de reparações. Sendo as reparações o processo gargalo da empresa, e sendo, portanto, evitável e limitativo da capacidade produtiva, era essencial melhorá-lo, de forma a torná-lo um processo com a menor duração possível. Desta forma, foram desenvolvidos três subprojetos que abrangeram todos os modelos de pás produzidos pela fábrica, sempre com vista à redução do tempo de reparações e à diminuição da necessidade de recorrer às mesmas, através da alteração do processo produtivo standard do produto e tendo como metodologia base o ciclo PDCA. Para tal, nos dois primeiros subprojetos criou-se uma ferramenta informática cujo objetivo foi auxiliar e acelerar a tomada de decisão por parte das funções de suporte relativas à definição e seleção dos métodos de reparação a executar para cada defeito. Relativamente ao terceiro subprojeto, estudou-se detalhadamente o processo produtivo standard do produto com o intuito de o modificar, para evitar para evitar as sistemáticas reparações inerentes ao mesmo. Após o desenvolvimento de todos os subprojetos, constatou-se que os resultados obtidos foram de encontro ao esperado, sendo a implementação dos mesmos uma ação benéfica para a empresa, tendo havido, porém, a necessidade de iniciar um novo ciclo PDCA para o último subprojeto, com vista à obtenção de melhores resultados.The competitiveness of the markets is increasingly demanding, and it is extremely important that companies improve their processes and focus on added value activities, increasing their capacity to react and respond to the imposed needs. This demand is even more true in markets with a growing trend, as is the case of the market for technologies associated with wind energy. Therefore, this project focused on improving the production process of a company producing wind turbine blades, by reducing the time spent on repairs. Being repairs the bottleneck process of the company, and therefore avoidable and limiting the productive capacity, it was essential to improve it, in order to make it a process with the shortest duration possible. In this way, three sub-projects were developed, covering all blade models produced by the factory, always with a view to reducing the repair time and the need for repairs, by changing the product's standard production process and using the PDCA cycle as the basic methodology. For that, in the first two subprojects, a computer tool was created with the purpose of helping and speeding up the decision-making process by the support functions regarding the definition and selection of the repair methods to execute for each defect. Regarding the third subproject, the product's standard production process was studied in detail with the aim of modifying it to avoid the systematic repairs inherent to it. After the development of all the subprojects, it was found that the results obtained were as expected, with their implementation being a beneficial action for the company. However, there was a need to start a new PDCA cycle for the last subproject, to obtain better results.2023-06-16T09:09:57Z2022-07-21T00:00:00Z2022-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38076porRibeiro, Bárbara Sofia Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:13:36Zoai:ria.ua.pt:10773/38076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:17.394219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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