Melhoria do processo de gestão da documentação no controlo e inspeção da qualidade: o caso de uma empresa produtora de pás eólicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Pedro Emanuel Gonzaga Nogueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33035
Resumo: O panorama económico atual, globalizado e cada vez mais competitivo tem levado as empresas a procurar soluções para se diferenciarem dos seus concorrentes. O compromisso com uma gestão da qualidade eficaz e eficiente, capaz de entregar valor ao cliente por meio de produtos e serviços que atendam às suas expectativas e necessidades é vista como uma forma de uma organização garantir um bom posicionamento no mercado em que atua. Um dos caminhos possíveis para garantir esse compromisso com a qualidade é através de uma gestão baseada na procura constante pela melhoria dos processos críticos da organização. Nesse sentido o presente projeto reflete o trabalho desenvolvido numa empresa do setor das energias renováveis com o objetivo de melhorar a eficácia e eficiência do processo da gestão da documentação envolvida em todo o controlo e inspeção da qualidade ao processo produtivo e produto acabado. Para melhorar este processo, eliminando ou reduzindo os desperdícios que pudesse apresentar, bem como estabilizando e padronizando atividades para garantir um melhor fluxo da documentação e informação, foram combinadas as práticas de BPM, BPMN, Gestão da Qualidade e Lean Thinking. As ações de melhoria implementadas culminaram num fluxo da documentação mais eficiente, num maior controlo, organização e padronização do processo da gestão da documentação, numa melhor definição de responsabilidades, melhor comunicação entre as equipas envolvidas e num aumento da percentagem de documentos devidamente preenchidos e conformes, bem como num acesso mais rápido à documentação por parte das equipas, que ficou distribuída em pontos estratégicos por todo o chão de fábrica. Tendo em conta os resultados obtidos, pode-se concluir que a combinação das práticas de BPM/BPMN, Gestão da Qualidade e Lean foi consideravelmente positiva para a análise e melhoria do processo selecionado, o que permite concluir que é vantajosa a sinergia entre vários paradigmas da gestão para a melhoria do desempenho organizacional.
id RCAP_a4c0b21df36fcdb307925313be06a6b8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33035
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhoria do processo de gestão da documentação no controlo e inspeção da qualidade: o caso de uma empresa produtora de pás eólicasProcessoQualidadeMelhoriaBPMBPMNLeanDocumentaçãoO panorama económico atual, globalizado e cada vez mais competitivo tem levado as empresas a procurar soluções para se diferenciarem dos seus concorrentes. O compromisso com uma gestão da qualidade eficaz e eficiente, capaz de entregar valor ao cliente por meio de produtos e serviços que atendam às suas expectativas e necessidades é vista como uma forma de uma organização garantir um bom posicionamento no mercado em que atua. Um dos caminhos possíveis para garantir esse compromisso com a qualidade é através de uma gestão baseada na procura constante pela melhoria dos processos críticos da organização. Nesse sentido o presente projeto reflete o trabalho desenvolvido numa empresa do setor das energias renováveis com o objetivo de melhorar a eficácia e eficiência do processo da gestão da documentação envolvida em todo o controlo e inspeção da qualidade ao processo produtivo e produto acabado. Para melhorar este processo, eliminando ou reduzindo os desperdícios que pudesse apresentar, bem como estabilizando e padronizando atividades para garantir um melhor fluxo da documentação e informação, foram combinadas as práticas de BPM, BPMN, Gestão da Qualidade e Lean Thinking. As ações de melhoria implementadas culminaram num fluxo da documentação mais eficiente, num maior controlo, organização e padronização do processo da gestão da documentação, numa melhor definição de responsabilidades, melhor comunicação entre as equipas envolvidas e num aumento da percentagem de documentos devidamente preenchidos e conformes, bem como num acesso mais rápido à documentação por parte das equipas, que ficou distribuída em pontos estratégicos por todo o chão de fábrica. Tendo em conta os resultados obtidos, pode-se concluir que a combinação das práticas de BPM/BPMN, Gestão da Qualidade e Lean foi consideravelmente positiva para a análise e melhoria do processo selecionado, o que permite concluir que é vantajosa a sinergia entre vários paradigmas da gestão para a melhoria do desempenho organizacional.The current globalized and increasingly competitive economic scenario has led companies to seek for solutions to differentiate themselves from their competitors. The commitment to effective and efficient quality management, capable of delivering value to the customer through products and services that meet their expectations and needs is seen as a way for an organization to ensure a good position in the market in which it operates. One of the possible ways to guarantee this commitment to quality is through a management based on the constant search for the improvement of the organization's critical processes. In this sense, this project reflects the work developed in a company in the renewable energy sector with the aim of improving the effectiveness and efficiency of the documentation management process involved in all quality control and inspection of the production process and finished product. To improve this process, eliminating or reducing the wastes it could present, as well as stabilizing and standardizing activities to ensure a better flow of documentation and information, the practices of BPM, BPMN, Quality Management and Lean Thinking were combined. The implemented improvement actions culminated in a more efficient documentation flow, greater control, organization and standardization of the documentation management process, a better definition of responsibilities, better communication between the teams involved and an increase in the percentage of properly completed and compliant documents, as well as faster access to documentation by the teams, which was distributed at strategic points throughout the shop floor. Considering the results obtained, it can be concluded that the combination of BPM/BPMN, Quality Management and Lean practices was considerably positive for the analysis and improvement of the selected process, which allows to conclude that the synergy between various paradigms of management is advantageous to improve organizational performance.2022-12-20T00:00:00Z2021-12-06T00:00:00Z2021-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33035porGuimarães, Pedro Emanuel Gonzaga Nogueirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:33Zoai:ria.ua.pt:10773/33035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:32.816825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria do processo de gestão da documentação no controlo e inspeção da qualidade: o caso de uma empresa produtora de pás eólicas
title Melhoria do processo de gestão da documentação no controlo e inspeção da qualidade: o caso de uma empresa produtora de pás eólicas
spellingShingle Melhoria do processo de gestão da documentação no controlo e inspeção da qualidade: o caso de uma empresa produtora de pás eólicas
Guimarães, Pedro Emanuel Gonzaga Nogueira
Processo
Qualidade
Melhoria
BPM
BPMN
Lean
Documentação
title_short Melhoria do processo de gestão da documentação no controlo e inspeção da qualidade: o caso de uma empresa produtora de pás eólicas
title_full Melhoria do processo de gestão da documentação no controlo e inspeção da qualidade: o caso de uma empresa produtora de pás eólicas
title_fullStr Melhoria do processo de gestão da documentação no controlo e inspeção da qualidade: o caso de uma empresa produtora de pás eólicas
title_full_unstemmed Melhoria do processo de gestão da documentação no controlo e inspeção da qualidade: o caso de uma empresa produtora de pás eólicas
title_sort Melhoria do processo de gestão da documentação no controlo e inspeção da qualidade: o caso de uma empresa produtora de pás eólicas
author Guimarães, Pedro Emanuel Gonzaga Nogueira
author_facet Guimarães, Pedro Emanuel Gonzaga Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Pedro Emanuel Gonzaga Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Processo
Qualidade
Melhoria
BPM
BPMN
Lean
Documentação
topic Processo
Qualidade
Melhoria
BPM
BPMN
Lean
Documentação
description O panorama económico atual, globalizado e cada vez mais competitivo tem levado as empresas a procurar soluções para se diferenciarem dos seus concorrentes. O compromisso com uma gestão da qualidade eficaz e eficiente, capaz de entregar valor ao cliente por meio de produtos e serviços que atendam às suas expectativas e necessidades é vista como uma forma de uma organização garantir um bom posicionamento no mercado em que atua. Um dos caminhos possíveis para garantir esse compromisso com a qualidade é através de uma gestão baseada na procura constante pela melhoria dos processos críticos da organização. Nesse sentido o presente projeto reflete o trabalho desenvolvido numa empresa do setor das energias renováveis com o objetivo de melhorar a eficácia e eficiência do processo da gestão da documentação envolvida em todo o controlo e inspeção da qualidade ao processo produtivo e produto acabado. Para melhorar este processo, eliminando ou reduzindo os desperdícios que pudesse apresentar, bem como estabilizando e padronizando atividades para garantir um melhor fluxo da documentação e informação, foram combinadas as práticas de BPM, BPMN, Gestão da Qualidade e Lean Thinking. As ações de melhoria implementadas culminaram num fluxo da documentação mais eficiente, num maior controlo, organização e padronização do processo da gestão da documentação, numa melhor definição de responsabilidades, melhor comunicação entre as equipas envolvidas e num aumento da percentagem de documentos devidamente preenchidos e conformes, bem como num acesso mais rápido à documentação por parte das equipas, que ficou distribuída em pontos estratégicos por todo o chão de fábrica. Tendo em conta os resultados obtidos, pode-se concluir que a combinação das práticas de BPM/BPMN, Gestão da Qualidade e Lean foi consideravelmente positiva para a análise e melhoria do processo selecionado, o que permite concluir que é vantajosa a sinergia entre vários paradigmas da gestão para a melhoria do desempenho organizacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06T00:00:00Z
2021-12-06
2022-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33035
url http://hdl.handle.net/10773/33035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137700535599104