Brincar com o pensamento algorítmico: um estudo na Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Diana Sofia Francisco
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8025
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Começa por focar-se nas experiências vividas na Prática de Ensino Supervisionada, seguindo-se o trabalho de investigação realizado no âmbito da Educação Pré-Escolar, abarcando a temática do brincar e do pensamento algorítmico. O estudo apresentado surgiu a partir do Projeto Algolittle, desenvolvido em parceria internacional. O contributo deste relatório focou-se na utilização de um baralho de cartas com diversas categorias, concebido para promover o desenvolvimento do pensamento algorítmico. Neste sentido, pretendeu-se compreender de que forma o brincar pode estar associado à aprendizagem de competências do pensamento algorítmico. Tratou-se de um estudo com uma vertente qualitativa, tendo sido desenhado como uma investigação sobre as práticas. Assim, desenhou-se e avaliou-se uma intervenção de apoio ao brincar orientado de um grupo de crianças com o baralho de cartas, recolhendo-se dados através da observação participante, de entrevistas informais com as crianças e da análise das suas produções gráficas. Os resultados revelam os conceitos de pensamento algorítmico com as crianças lidaram nas suas atividades com o baralho, permitindo concluir sobre orientações para a utilização relevante do baralho de cartas com crianças em contexto de Educação Pré-Escolar.
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