Intervenção pedagógica na Educação Pré-Escolar e 1.ºCEB: o potencial do brincar para promover o Pensamento Algorítmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Deolinda da Fonseca
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8034
Resumo: No presente relatório final de estágio consta uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, focando as aprendizagens desenvolvidas no decorrer das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta está incluído um estudo desenvolvido no contexto de Educação Pré-Escolar, que teve como objetivo analisar vários momentos do brincar com potencialidades de Pensamento Algorítmico, refletindo na sua importância para a aprendizagem e desenvolvimentos das crianças. O estudo foi realizado de forma qualitativa, recorrendo à observação nas crianças, através dos níveis de implicação e bem-estar. Este foi desenvolvido com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. No que concerne aos dados adquiridos, é importante perceber que o pensamento algorítmico está presente na vida das crianças e, quando é estimulado proporciona uma aprendizagem e desenvolvimento mais criativo, permitindo que a criança consiga resolver os seus problemas. Por este motivo, o brincar é o meio mais significativo, pois a criança ganha consciência de si e dos outros, adquire e desenvolve os seus interesses, a tomada de decisões, a resolução de problemas, a sair da sua zona de conforto, tornar-se autónoma e, ainda, a exprimir e desenvolver a curiosidade e criatividade. A análises às observações permitiu perceber que devemos deixar a criança explorar de forma autónoma cada contexto, dando-lhes ferramentas que as ajudem na sua aprendizagem e desenvolvimento
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