Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Patrícia Alexandra Aboim
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9496
Resumo: Este projeto tem como principal objetivo descrever a atitude dos docentes da ETAP – Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal perante a integração de ferramentas digitais no processo ensino-aprendizagem. O levantamento das suas perceções foi realizado durante a implementação do projeto que foi realizado com os docentes da referida escola. Numa fase inicial, foram desenvolvidas ações de formação para os docentes, depois foram criados grupos de trabalho em que o autor do projeto, Técnico Superior de Educação, acompanhou individualmente cada um dos docentes na planificação e implementação de atividades pedagógicas. No final da implementação os pequenos grupos reuniram para partilharem a sua experiência. Utilizando o estudo de caso como base metodológica, foram realizados inquéritos por questionário aos participantes, análise documental, focusgroup e observação participante com registo em diário de bordo. Concluiu-se que os docentes têm uma atitude positiva perante o uso da tecnologia e estão abertos a receber formação, bem como a participar de atividades colaborativas que lhes permitam desenvolver competências digitais.
id RCAP_d6d2c8f1c27fe5fdc454b0fbbf0dc8c0
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitude docente face ao uso das tecnologias digitaisAtitude docenteTécnico superior de educaçãoFerramentas digitaisTrabalho colaborativoFormação de professoresDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste projeto tem como principal objetivo descrever a atitude dos docentes da ETAP – Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal perante a integração de ferramentas digitais no processo ensino-aprendizagem. O levantamento das suas perceções foi realizado durante a implementação do projeto que foi realizado com os docentes da referida escola. Numa fase inicial, foram desenvolvidas ações de formação para os docentes, depois foram criados grupos de trabalho em que o autor do projeto, Técnico Superior de Educação, acompanhou individualmente cada um dos docentes na planificação e implementação de atividades pedagógicas. No final da implementação os pequenos grupos reuniram para partilharem a sua experiência. Utilizando o estudo de caso como base metodológica, foram realizados inquéritos por questionário aos participantes, análise documental, focusgroup e observação participante com registo em diário de bordo. Concluiu-se que os docentes têm uma atitude positiva perante o uso da tecnologia e estão abertos a receber formação, bem como a participar de atividades colaborativas que lhes permitam desenvolver competências digitais.Freire, Carla Sofia CostaCosta, Rogério Paulo Pais daIC-OnlineRodrigues, Patrícia Alexandra Aboim2024-02-28T15:29:16Z2023-12-062023-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9496TID:203541049porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T02:30:52Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:22.766399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais
title Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais
spellingShingle Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais
Rodrigues, Patrícia Alexandra Aboim
Atitude docente
Técnico superior de educação
Ferramentas digitais
Trabalho colaborativo
Formação de professores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais
title_full Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais
title_fullStr Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais
title_full_unstemmed Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais
title_sort Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais
author Rodrigues, Patrícia Alexandra Aboim
author_facet Rodrigues, Patrícia Alexandra Aboim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Carla Sofia Costa
Costa, Rogério Paulo Pais da
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Patrícia Alexandra Aboim
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude docente
Técnico superior de educação
Ferramentas digitais
Trabalho colaborativo
Formação de professores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Atitude docente
Técnico superior de educação
Ferramentas digitais
Trabalho colaborativo
Formação de professores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este projeto tem como principal objetivo descrever a atitude dos docentes da ETAP – Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal perante a integração de ferramentas digitais no processo ensino-aprendizagem. O levantamento das suas perceções foi realizado durante a implementação do projeto que foi realizado com os docentes da referida escola. Numa fase inicial, foram desenvolvidas ações de formação para os docentes, depois foram criados grupos de trabalho em que o autor do projeto, Técnico Superior de Educação, acompanhou individualmente cada um dos docentes na planificação e implementação de atividades pedagógicas. No final da implementação os pequenos grupos reuniram para partilharem a sua experiência. Utilizando o estudo de caso como base metodológica, foram realizados inquéritos por questionário aos participantes, análise documental, focusgroup e observação participante com registo em diário de bordo. Concluiu-se que os docentes têm uma atitude positiva perante o uso da tecnologia e estão abertos a receber formação, bem como a participar de atividades colaborativas que lhes permitam desenvolver competências digitais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06
2023-12-06T00:00:00Z
2024-02-28T15:29:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9496
TID:203541049
url http://hdl.handle.net/10400.8/9496
identifier_str_mv TID:203541049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137772597936128