Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9496 |
Resumo: | Este projeto tem como principal objetivo descrever a atitude dos docentes da ETAP – Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal perante a integração de ferramentas digitais no processo ensino-aprendizagem. O levantamento das suas perceções foi realizado durante a implementação do projeto que foi realizado com os docentes da referida escola. Numa fase inicial, foram desenvolvidas ações de formação para os docentes, depois foram criados grupos de trabalho em que o autor do projeto, Técnico Superior de Educação, acompanhou individualmente cada um dos docentes na planificação e implementação de atividades pedagógicas. No final da implementação os pequenos grupos reuniram para partilharem a sua experiência. Utilizando o estudo de caso como base metodológica, foram realizados inquéritos por questionário aos participantes, análise documental, focusgroup e observação participante com registo em diário de bordo. Concluiu-se que os docentes têm uma atitude positiva perante o uso da tecnologia e estão abertos a receber formação, bem como a participar de atividades colaborativas que lhes permitam desenvolver competências digitais. |
id |
RCAP_d6d2c8f1c27fe5fdc454b0fbbf0dc8c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9496 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atitude docente face ao uso das tecnologias digitaisAtitude docenteTécnico superior de educaçãoFerramentas digitaisTrabalho colaborativoFormação de professoresDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste projeto tem como principal objetivo descrever a atitude dos docentes da ETAP – Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal perante a integração de ferramentas digitais no processo ensino-aprendizagem. O levantamento das suas perceções foi realizado durante a implementação do projeto que foi realizado com os docentes da referida escola. Numa fase inicial, foram desenvolvidas ações de formação para os docentes, depois foram criados grupos de trabalho em que o autor do projeto, Técnico Superior de Educação, acompanhou individualmente cada um dos docentes na planificação e implementação de atividades pedagógicas. No final da implementação os pequenos grupos reuniram para partilharem a sua experiência. Utilizando o estudo de caso como base metodológica, foram realizados inquéritos por questionário aos participantes, análise documental, focusgroup e observação participante com registo em diário de bordo. Concluiu-se que os docentes têm uma atitude positiva perante o uso da tecnologia e estão abertos a receber formação, bem como a participar de atividades colaborativas que lhes permitam desenvolver competências digitais.Freire, Carla Sofia CostaCosta, Rogério Paulo Pais daIC-OnlineRodrigues, Patrícia Alexandra Aboim2024-02-28T15:29:16Z2023-12-062023-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9496TID:203541049porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T02:30:52Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:22.766399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais |
title |
Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais |
spellingShingle |
Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais Rodrigues, Patrícia Alexandra Aboim Atitude docente Técnico superior de educação Ferramentas digitais Trabalho colaborativo Formação de professores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais |
title_full |
Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais |
title_fullStr |
Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais |
title_full_unstemmed |
Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais |
title_sort |
Atitude docente face ao uso das tecnologias digitais |
author |
Rodrigues, Patrícia Alexandra Aboim |
author_facet |
Rodrigues, Patrícia Alexandra Aboim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, Carla Sofia Costa Costa, Rogério Paulo Pais da IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Patrícia Alexandra Aboim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atitude docente Técnico superior de educação Ferramentas digitais Trabalho colaborativo Formação de professores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Atitude docente Técnico superior de educação Ferramentas digitais Trabalho colaborativo Formação de professores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este projeto tem como principal objetivo descrever a atitude dos docentes da ETAP – Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal perante a integração de ferramentas digitais no processo ensino-aprendizagem. O levantamento das suas perceções foi realizado durante a implementação do projeto que foi realizado com os docentes da referida escola. Numa fase inicial, foram desenvolvidas ações de formação para os docentes, depois foram criados grupos de trabalho em que o autor do projeto, Técnico Superior de Educação, acompanhou individualmente cada um dos docentes na planificação e implementação de atividades pedagógicas. No final da implementação os pequenos grupos reuniram para partilharem a sua experiência. Utilizando o estudo de caso como base metodológica, foram realizados inquéritos por questionário aos participantes, análise documental, focusgroup e observação participante com registo em diário de bordo. Concluiu-se que os docentes têm uma atitude positiva perante o uso da tecnologia e estão abertos a receber formação, bem como a participar de atividades colaborativas que lhes permitam desenvolver competências digitais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-06 2023-12-06T00:00:00Z 2024-02-28T15:29:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/9496 TID:203541049 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/9496 |
identifier_str_mv |
TID:203541049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137772597936128 |