RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casa-Nova, Maria José
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreira, Maria Alfredo, Silva, Daniela Andrade Vilaverde e, Rodrigues, Júlia Manuela Ferreira, Ribeiro, Ana Laura Araújo Magalhães
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85365
Resumo: [Excerto] O presente livro tem por objetivo evidenciar o percurso construído no âmbito do projeto RISE - Roma Inclusive School Experiences. Confere particular ênfase à sustentação teórica no que diz respeito a conceitos basilares relativos às práticas profissionais dos diferentes atores sociais e educativos que habitam o espaço escolar, ao método de investigação escolhido e às práticas pedagógicas construídas enquanto dispositivos de diferenciação pedagógica que procuram inverter a lógica inerente ao conceito de ensino-aprendizagem, em que os protagonistas da ação são os/as docentes, para o conceito de aprendizagem-ensino, em que os protagonistas da ação são os/as alunos/as. Neste sentido, este livro pretende ser inspirador de outras realidades socioeducativas onde as desigualdades sociais, aparecendo frequentemente naturalizadas, necessitam de ser desconstruídas, desveladas, trabalhando sobre as mesmas no sentido da sua transformação social, potenciando a autonomia e a emancipação social de sujeitos-atores em situação de subalternidade estrutural.
id RCAP_d6d5c810dc549075fe4e9de0544df7da
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85365
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesaRISE – Roma inclusive school experience. The portuguese experienceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidade[Excerto] O presente livro tem por objetivo evidenciar o percurso construído no âmbito do projeto RISE - Roma Inclusive School Experiences. Confere particular ênfase à sustentação teórica no que diz respeito a conceitos basilares relativos às práticas profissionais dos diferentes atores sociais e educativos que habitam o espaço escolar, ao método de investigação escolhido e às práticas pedagógicas construídas enquanto dispositivos de diferenciação pedagógica que procuram inverter a lógica inerente ao conceito de ensino-aprendizagem, em que os protagonistas da ação são os/as docentes, para o conceito de aprendizagem-ensino, em que os protagonistas da ação são os/as alunos/as. Neste sentido, este livro pretende ser inspirador de outras realidades socioeducativas onde as desigualdades sociais, aparecendo frequentemente naturalizadas, necessitam de ser desconstruídas, desveladas, trabalhando sobre as mesmas no sentido da sua transformação social, potenciando a autonomia e a emancipação social de sujeitos-atores em situação de subalternidade estrutural.[Excerpt] The purpose of this booklet is to highlight the path developed within the scope of the RISE Project (Roma School Inclusive Experiences). It offers greater emphasis to the theoretical support with regard to basic concepts related to the professional practices of the various social and educational stakeholders that inhabit the school space, to the chosen research method, and to the pedagogical practices built as pedagogical differentiation devices. These seek to reverse the inherent logic of the teaching-learning concept - in which the protagonists of action are the teachers - into the learning-teaching concept - in which students are the main protagonists of action. Thus, this booklet aims to inspire other socio-educational realities where social inequalities - often appearing as naturalized - need to be deconstructed, unveiled, worked upon towards social transformation, while enhancing the autonomy and social emancipation of actor-subjects in a situation of structural subordination.CIEd – Research Centre on Education, Institute of Education, University of Minho, project UID/CED/01661/2019, Institute of Education, University of Minho, through national funds of FCT/MCTES-PT.Alto Comissariado para as Migrações, I.P.Universidade do MinhoCasa-Nova, Maria JoséMoreira, Maria AlfredoSilva, Daniela Andrade Vilaverde eRodrigues, Júlia Manuela FerreiraRibeiro, Ana Laura Araújo Magalhães2020-042020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85365porCasa-Nova, M. J., Moreira, M. A., Silva, D. V., Rodrigues, J., & Ribeiro, L. (2020). RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa/ The portuguese experience. Alto Comissariado para as Migrações-OBCig.978-989-685-109-5https://www.obcig.acm.gov.pt/documents/58622/201011/Booklet+RISE+PT/92c5e38f-11be-4b86-9d46-8b4c8ddf7732info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:33:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:06.632976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa
RISE – Roma inclusive school experience. The portuguese experience
title RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa
spellingShingle RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa
Casa-Nova, Maria José
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa
title_full RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa
title_fullStr RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa
title_full_unstemmed RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa
title_sort RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa
author Casa-Nova, Maria José
author_facet Casa-Nova, Maria José
Moreira, Maria Alfredo
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
Rodrigues, Júlia Manuela Ferreira
Ribeiro, Ana Laura Araújo Magalhães
author_role author
author2 Moreira, Maria Alfredo
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
Rodrigues, Júlia Manuela Ferreira
Ribeiro, Ana Laura Araújo Magalhães
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Casa-Nova, Maria José
Moreira, Maria Alfredo
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
Rodrigues, Júlia Manuela Ferreira
Ribeiro, Ana Laura Araújo Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description [Excerto] O presente livro tem por objetivo evidenciar o percurso construído no âmbito do projeto RISE - Roma Inclusive School Experiences. Confere particular ênfase à sustentação teórica no que diz respeito a conceitos basilares relativos às práticas profissionais dos diferentes atores sociais e educativos que habitam o espaço escolar, ao método de investigação escolhido e às práticas pedagógicas construídas enquanto dispositivos de diferenciação pedagógica que procuram inverter a lógica inerente ao conceito de ensino-aprendizagem, em que os protagonistas da ação são os/as docentes, para o conceito de aprendizagem-ensino, em que os protagonistas da ação são os/as alunos/as. Neste sentido, este livro pretende ser inspirador de outras realidades socioeducativas onde as desigualdades sociais, aparecendo frequentemente naturalizadas, necessitam de ser desconstruídas, desveladas, trabalhando sobre as mesmas no sentido da sua transformação social, potenciando a autonomia e a emancipação social de sujeitos-atores em situação de subalternidade estrutural.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04
2020-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/85365
url https://hdl.handle.net/1822/85365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Casa-Nova, M. J., Moreira, M. A., Silva, D. V., Rodrigues, J., & Ribeiro, L. (2020). RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa/ The portuguese experience. Alto Comissariado para as Migrações-OBCig.
978-989-685-109-5
https://www.obcig.acm.gov.pt/documents/58622/201011/Booklet+RISE+PT/92c5e38f-11be-4b86-9d46-8b4c8ddf7732
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Alto Comissariado para as Migrações, I.P.
publisher.none.fl_str_mv Alto Comissariado para as Migrações, I.P.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132832527810560