RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/85365 |
Resumo: | [Excerto] O presente livro tem por objetivo evidenciar o percurso construído no âmbito do projeto RISE - Roma Inclusive School Experiences. Confere particular ênfase à sustentação teórica no que diz respeito a conceitos basilares relativos às práticas profissionais dos diferentes atores sociais e educativos que habitam o espaço escolar, ao método de investigação escolhido e às práticas pedagógicas construídas enquanto dispositivos de diferenciação pedagógica que procuram inverter a lógica inerente ao conceito de ensino-aprendizagem, em que os protagonistas da ação são os/as docentes, para o conceito de aprendizagem-ensino, em que os protagonistas da ação são os/as alunos/as. Neste sentido, este livro pretende ser inspirador de outras realidades socioeducativas onde as desigualdades sociais, aparecendo frequentemente naturalizadas, necessitam de ser desconstruídas, desveladas, trabalhando sobre as mesmas no sentido da sua transformação social, potenciando a autonomia e a emancipação social de sujeitos-atores em situação de subalternidade estrutural. |
id |
RCAP_d6d5c810dc549075fe4e9de0544df7da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85365 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesaRISE – Roma inclusive school experience. The portuguese experienceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidade[Excerto] O presente livro tem por objetivo evidenciar o percurso construído no âmbito do projeto RISE - Roma Inclusive School Experiences. Confere particular ênfase à sustentação teórica no que diz respeito a conceitos basilares relativos às práticas profissionais dos diferentes atores sociais e educativos que habitam o espaço escolar, ao método de investigação escolhido e às práticas pedagógicas construídas enquanto dispositivos de diferenciação pedagógica que procuram inverter a lógica inerente ao conceito de ensino-aprendizagem, em que os protagonistas da ação são os/as docentes, para o conceito de aprendizagem-ensino, em que os protagonistas da ação são os/as alunos/as. Neste sentido, este livro pretende ser inspirador de outras realidades socioeducativas onde as desigualdades sociais, aparecendo frequentemente naturalizadas, necessitam de ser desconstruídas, desveladas, trabalhando sobre as mesmas no sentido da sua transformação social, potenciando a autonomia e a emancipação social de sujeitos-atores em situação de subalternidade estrutural.[Excerpt] The purpose of this booklet is to highlight the path developed within the scope of the RISE Project (Roma School Inclusive Experiences). It offers greater emphasis to the theoretical support with regard to basic concepts related to the professional practices of the various social and educational stakeholders that inhabit the school space, to the chosen research method, and to the pedagogical practices built as pedagogical differentiation devices. These seek to reverse the inherent logic of the teaching-learning concept - in which the protagonists of action are the teachers - into the learning-teaching concept - in which students are the main protagonists of action. Thus, this booklet aims to inspire other socio-educational realities where social inequalities - often appearing as naturalized - need to be deconstructed, unveiled, worked upon towards social transformation, while enhancing the autonomy and social emancipation of actor-subjects in a situation of structural subordination.CIEd – Research Centre on Education, Institute of Education, University of Minho, project UID/CED/01661/2019, Institute of Education, University of Minho, through national funds of FCT/MCTES-PT.Alto Comissariado para as Migrações, I.P.Universidade do MinhoCasa-Nova, Maria JoséMoreira, Maria AlfredoSilva, Daniela Andrade Vilaverde eRodrigues, Júlia Manuela FerreiraRibeiro, Ana Laura Araújo Magalhães2020-042020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85365porCasa-Nova, M. J., Moreira, M. A., Silva, D. V., Rodrigues, J., & Ribeiro, L. (2020). RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa/ The portuguese experience. Alto Comissariado para as Migrações-OBCig.978-989-685-109-5https://www.obcig.acm.gov.pt/documents/58622/201011/Booklet+RISE+PT/92c5e38f-11be-4b86-9d46-8b4c8ddf7732info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:33:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:06.632976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa RISE – Roma inclusive school experience. The portuguese experience |
title |
RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa |
spellingShingle |
RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa Casa-Nova, Maria José Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa |
title_full |
RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa |
title_fullStr |
RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa |
title_full_unstemmed |
RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa |
title_sort |
RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa |
author |
Casa-Nova, Maria José |
author_facet |
Casa-Nova, Maria José Moreira, Maria Alfredo Silva, Daniela Andrade Vilaverde e Rodrigues, Júlia Manuela Ferreira Ribeiro, Ana Laura Araújo Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Maria Alfredo Silva, Daniela Andrade Vilaverde e Rodrigues, Júlia Manuela Ferreira Ribeiro, Ana Laura Araújo Magalhães |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casa-Nova, Maria José Moreira, Maria Alfredo Silva, Daniela Andrade Vilaverde e Rodrigues, Júlia Manuela Ferreira Ribeiro, Ana Laura Araújo Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
[Excerto] O presente livro tem por objetivo evidenciar o percurso construído no âmbito do projeto RISE - Roma Inclusive School Experiences. Confere particular ênfase à sustentação teórica no que diz respeito a conceitos basilares relativos às práticas profissionais dos diferentes atores sociais e educativos que habitam o espaço escolar, ao método de investigação escolhido e às práticas pedagógicas construídas enquanto dispositivos de diferenciação pedagógica que procuram inverter a lógica inerente ao conceito de ensino-aprendizagem, em que os protagonistas da ação são os/as docentes, para o conceito de aprendizagem-ensino, em que os protagonistas da ação são os/as alunos/as. Neste sentido, este livro pretende ser inspirador de outras realidades socioeducativas onde as desigualdades sociais, aparecendo frequentemente naturalizadas, necessitam de ser desconstruídas, desveladas, trabalhando sobre as mesmas no sentido da sua transformação social, potenciando a autonomia e a emancipação social de sujeitos-atores em situação de subalternidade estrutural. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04 2020-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/85365 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/85365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Casa-Nova, M. J., Moreira, M. A., Silva, D. V., Rodrigues, J., & Ribeiro, L. (2020). RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa/ The portuguese experience. Alto Comissariado para as Migrações-OBCig. 978-989-685-109-5 https://www.obcig.acm.gov.pt/documents/58622/201011/Booklet+RISE+PT/92c5e38f-11be-4b86-9d46-8b4c8ddf7732 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Alto Comissariado para as Migrações, I.P. |
publisher.none.fl_str_mv |
Alto Comissariado para as Migrações, I.P. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132832527810560 |