O novo currículo de inglês do Ensino Secundário na educação para a cidadania europeia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/645 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta |
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O novo currículo de inglês do Ensino Secundário na educação para a cidadania europeiaCidadania europeiaCurriculumEducação para a cidadaniaEnsino de línguasLíngua inglesaEnsino secundárioProgramas de ensinoDissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade AbertaNeste trabalho, analisa-se o contributo do currículo de Inglês do Ensino Secundário para a vivência plena da cidadania europeia, enquadrada numa perspectiva actancial. A autora analisa de que modo os domínios e subdomínios presentes no Programa de Inglês dos 10º, 11º e 12º anos (continuação) promovem a interculturalidade como forma de estabelecer contacto com o Outro numa conjuntura de cada vez maior globalização e, paradoxalmente, de uma desigualdade cada vez mais acentuada entre os privilegiados da Era da Informação e os destituídos de acesso ao conhecimento. O presente trabalho tem como objectivo genérico analisar de que maneira o novo currículo de Inglês L1 (continuação) do Ensino Secundário contribui para veicular e promover as atitudes, as competências e os valores relativos a um exercício pleno da cidadania europeia. Os objectivos específicos são os seguintes: redescobrir os valores da cidadania europeia no currículo de Inglês L1 (continuação) do Ensino Secundário e apresentar a cidadania numa perspectiva transcurricular, enumerando modelos educativos, taxonomias educacionais, teorias educativas e métodos activos promotores dos valores e atitudes e competências da cidadania europeia. Trata-se de um estudo exploratório baseado num paradigma qualitativo. Procede-se à análise de conteúdo temática e estrutural da dimensão sócio-cultural dos novos programas divulgados para a didáctica do Inglês (continuação) no Ensino Secundário após a reforma curricular. Os resultados sugerem que a preocupação curricular não se centra nas competências, atitudes e valores que fomentem o contacto “intercultural" no mercado de trabalho e que o currículo apresentado não propõe uma verdadeira interculturalidade, continuando a veicular o “Outro", não como uma realidade incontornável, mas antes como uma “experiência" com a qual é desejável “contactar" para ampliar os horizontes individuaisCet essai analyse la contribution du curriculum de l’enseignement secondaire pour vivre pleinement la citoyenneté européenne, encadrée dans une perspective actancielle. L’auter analyse de quelle manière les domaines et sousdomaines existants dans les programmes du 10º, 11º et 12º années, (la seconde, la première et la terminale niveau) « continuation » promouvant l’interculturalité de façon á établir le contact avec L’Autre, dans une conjunture de plus en plus globale, paradoxalment, d’une inégalité chaque fois plus accentuée entre les privilégies de l’Ère de l’Information et les destitués d’accès à la connaissance. Cet essai a pour objectif générique d’analyser de quelle façon le nouveau curriculum d’anglais L1 (continuation) de l’enseignement secondaire contribue à véhiculer et promouvoir les attitudes, les compétences et les valeurs relatives à l’exercice complet de la citoyenneté européenne. Les objectifs spécifiques sont les suivants : redécouvrir les valeurs de la citoyenneté européenne dans le curriculum de l’anglais L1 (continuation) de l’enseignement secondaire et présenter la citoyenneté dans une perspective transcurriculaire, présentant des modèles éducatifs, des taxonomies éducationnelles, théories éducatives et des méthodes actives mettant en évidence des valeurs et des attitudes et compétences de la citoyenneté européenne. Il s’agit d’une étude exploratoire basée sur un paradigme qualitatif. On procède à l’analyse de contenu thématique et structurelle de la dimension socio-culturelle des nouveaux programmes divulgués pour la didactique de l’anglais (continuation) dans l’enseignement secondaire après la réforme curriculaire. Les résultats suggèrent que la préoccupation curriculaire ne se focalisent pas sur les compétences, les attitudes et les valeurs qui créent le contact interculturel sur le marché de travail et que le curriculum présenté ne propose pas une vraie interculturalité, continuant à diriger l’Autre, non comme une réalité incontournable, mais comme une « expérience » qu’il faut vivre pour élargir les horizons individuelsThe present work analizes the syllabus of English as a foreign language in the Portuguese Secondary School curriculum as a tool to live the European citizenship fully in terms of values. The author studies the way in which topics and sub-topics of the current English curriculum (10th/11th/12th form-continuation) promote interculturality and make the connection with the Other in a more and more globalized context and, paradoxally of sharper inequality between the privileged of the Information Era and the underprivileged in terms of access to knowledge. The main objective of this work is to study the way the new English curriculum L1 (continuation) of secondary school transmits and promotes attitudes, competences and values leading to exercise fully European citizenship in a full way. The Main goals are the following: rediscover the values of European citizenship in the new English curriculum L1 (continuation) of secondary school and present European citizenship from a transcurricular perspective, enumerating educational models, educational taxonomies, educational theories and educational active methods which promote attitudes, competences and values of European citizenship. It is an exploratory study based on a qualitative paradigm. We analyse the semantic and structural contents of the socio-cultural dimension of the new curriculum for the teaching of English at the secondary school after curricular reform. The results suggest that the new English curriculum does not focus on the attitudes, competences and values which develop the “intercultural" contact in the work market and does not promote an effective interculturality. It continues to regard the Other not as a reality that we have to face, but rather as an “experience" with which is desirable “to contact" in order to broaden our individual limitsMarques, Maria do CéuMagalhães, Maria InêsRepositório AbertoCatarino, Maria de La Salete2009-01-26T16:28:29Z200620062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1031931 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/645porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:20Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:01.159521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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