O pensamento crítico na educação em matemática e ciências: conceções de professores portugueses do 1º e 2º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Nuno Miguel Ferreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36195
Resumo: Numa sociedade em que o grau de exigência e de complexidade é cada vez maior, urge a necessidade de desenvolver o Pensamento Crítico nos alunos. Neste sentido surge a possibilidade de realizar investigação nesta área muito relevante no contexto Português, desde logo no quadro do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME/DGE, 2017). A questão de investigação de que se partiu foi: Quais são as conceções que os professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e 2.º CEB de Matemática e Ciências têm sobre o Pensamento Crítico e a sua promoção nos seus alunos? Começou por se proceder a um enquadramento teórico sobre o conceito de Pensamento Crítico e estudos sobre conceções de professores. A par e em continuidade fez-se um levantamento de instrumentos de levantamento das conceções de professores dos referidos níveis de ensino. Para tal desenvolveu-se uma entrevista, destinado a professores, a partir de outros concebidos na investigação desta área e o qual foi validado por peritos para este estudo. A metodologia predominante é de natureza qualitativa de cariz descritivo e interpretativo em que a técnica de recolha de dados privilegiada foi o inquérito por entrevista. Fez-se, maioritariamente uma análise de conteúdo dos dados recolhidos. Os resultados obtidos apontam para uma concetualização do Pensamento Crítico como capacidades, como por exemplo, para analisar a partir de diferentes pontos de vista, tomar posições e fazer juízos fundamentados, abordar um tema a partir da razão lógica considerando o contexto e a reflexão sobre o conhecimento aprendido. Quanto a estratégias e atividades promotoras do Pensamento Crítico consideraram a resolução de problemas e a atividade experimental. No que concerne aos constrangimentos e dificuldades que impedem a promoção do Pensamento Crítico destacaram a falta de recursos materiais e humanos, os alunos e o contexto educativo. O principal contributo deste estudo é o de permitir refletir sobre a prática pedagógica e conceções dos professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e 2.º CEB de Matemática e Ciências e poder-se tomar-se medidas, nomeadamente sobre a necessária formação de professores.
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A par e em continuidade fez-se um levantamento de instrumentos de levantamento das conceções de professores dos referidos níveis de ensino. Para tal desenvolveu-se uma entrevista, destinado a professores, a partir de outros concebidos na investigação desta área e o qual foi validado por peritos para este estudo. A metodologia predominante é de natureza qualitativa de cariz descritivo e interpretativo em que a técnica de recolha de dados privilegiada foi o inquérito por entrevista. Fez-se, maioritariamente uma análise de conteúdo dos dados recolhidos. Os resultados obtidos apontam para uma concetualização do Pensamento Crítico como capacidades, como por exemplo, para analisar a partir de diferentes pontos de vista, tomar posições e fazer juízos fundamentados, abordar um tema a partir da razão lógica considerando o contexto e a reflexão sobre o conhecimento aprendido. Quanto a estratégias e atividades promotoras do Pensamento Crítico consideraram a resolução de problemas e a atividade experimental. No que concerne aos constrangimentos e dificuldades que impedem a promoção do Pensamento Crítico destacaram a falta de recursos materiais e humanos, os alunos e o contexto educativo. O principal contributo deste estudo é o de permitir refletir sobre a prática pedagógica e conceções dos professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e 2.º CEB de Matemática e Ciências e poder-se tomar-se medidas, nomeadamente sobre a necessária formação de professores.In a society where the degree of demand and complexity is increasing, the need to develop Critical Thinking in students is urgently needed. In this sense, the possibility of conducting research in this very relevant area in the Portuguese context arises, from the moment in the context of the Student's Profile to the Exit of Compulsory Schooling (ME/DGE, 2017). The research question that has gone on was: What are the conceptions that teachers of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and 2nd CEB of Mathematics and Sciences have about Critical Thinking and its promotion in their students? It began by carrying out a theoretical framework on the concept of Critical Thinking and studies on teacher conceptions. In addition, there was a survey of instruments to survey the teachers' conceptions of these levels of education. To this end, an interview was developed, aimed at teachers, based on others conceived in the research of this area and which was validated by experts for this study. The predominant methodology is of a descriptive and interpretative qualitative nature in which the privileged data collection technique was the interview survey. The content of the collected data was mostly analysis. The results obtained point to a concetualization of Critical Thinking as capacities, such as to analyze from different points of view, take positions and make reasoned judgments, approach a theme from the logical reason considering the context and reflection on the knowledge learned. Regarding strategies and activities that promoting Critical Thinking, they considered problem solving and experimental activity. Regarding the constraints and difficulties that prevent the promotion of Critical Thinking, they highlighted the lack of material and human resources, students and the educational context. The main contribution of this study is to allow us to reflect on the pedagogical practice and conceptions of teachers of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and 2nd CEB of Mathematics and Sciences and measures can be taken, in particular on the necessary training of teachers.2023-02-02T10:25:13Z2022-12-09T00:00:00Z2022-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36195porSousa, Nuno Miguel Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:45Zoai:ria.ua.pt:10773/36195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:03.938438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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