Gestão, Sustentabilidade e "Marketing": Enquadramento e Desafios da Farmácia Comunitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/84640 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Faculdade de Farmácia |
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Gestão, Sustentabilidade e "Marketing": Enquadramento e Desafios da Farmácia ComunitáriaManagement, Sustainability and Marketing: Framework and Challenges of Community PharmacyFarmáciaAlterações legislativasSustentabilidadeMarketingPharmacyLegislative ChangesSustainabilityMarketingRelatório de Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Faculdade de FarmáciaA farmácia, sendo um alicerce importante do Serviço Nacional de Saúde (SNS), é um espaço que se caracteriza pela prestação de cuidados de saúde de grande relevância para a população em seu redor.Alterações legislativas como a introdução de margens regressivas, diminuição do preço dos medicamentos ou a liberalização da venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) fora das farmácias, vieram afundar um sector que não se encontrava devidamente preparado para comportar todas estas alterações em tão curto espaço de tempo.O farmacêutico sempre teve um papel preponderante na sociedade como agente de saúde pública e profissional do medicamento. É na sequência de uma grave crise no sector das farmácias que as competências do farmacêutico tiveram de ser alargadas, juntando os seus atributos científicos aos conhecimentos de gestão – nasce aqui o conceito de farmacêutico gestor. Aspetos como a gestão de stocks e devolução de produtos passaram aser preocupações diárias na vida de uma farmácia.O marketing é outra ferramenta importante na abordagem do dia-a-dia em Farmácia Comunitária, pois é fundamental na criação de valor para a farmácia. Cada farmácia tem o seu segmento de mercado respetivo que tem de ser alvo de reflexão.O presente estudo pretende focar-se na associação entre o trabalho de gestão e omarketing, ambas ferramentas fundamentais para que uma farmácia evolua de formasustentável nos dias de hoje, não esquecendo o foco principal da nobre profissão defarmacêutico – a saúde e o bem-estar do utente.The pharmacy being an important foundation of Serviço Nacional de Saúde (SNS), is a space that is characterized by the provision of health care of great relevance to the population around it. Legislative changes such as the introduction of regressive margins, a decline in the price of medicines or the liberalization of the sale of non-prescription medicines outside the space of a pharmacy, have sank a sector that was not properly prepared to accommodate all these changes in such a short period of time. The pharmacist has always had a preponderant role in society as a public andprofessional health agent of the drug. It is following a serious crisis in the pharmacy sector,that the pharmacist's competences have had to be extended, joining their scientific attributes to managerial knowledge – the concept of managing pharmacist is born here. Aspects such as stock management and product returns have become daily concerns in the life of apharmacy. Marketing is another important tool in the day-to-day approach to Community Pharmacy as it is critical in creating value for the pharmacy. Each pharmacy has its ownmarket segment that can be studied. Publicity can also be an important tool for the promotion of the pharmacy itself. The present study intends to focus on the association between management work and marketing, both fundamental tools for a pharmacy to evolve in a sustainable way today,not forgetting the main focus of the noble profession of pharmacist - health and wellness ofthe user.2018-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84640http://hdl.handle.net/10316/84640TID:202158195pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Pedro Miguel Duartereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-29T13:46:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:12.285816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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