Plano de marketing aplicado à Farmácia Comunitária : o caso da Farmácia Gaia Jardim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cláudia Salomé Moreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21715
Resumo: Com as constantes mudanças que a farmácia comunitária tem sofrido, verifica-se uma crescente utilização das técnicas de marketing por parte dos profissionais da área com o objetivo de ultrapassarem obstáculos e de atingirem as metas ambicionadas. Os fundamentos de marketing são identicamente aplicados a este setor, uma vez que os gestores farmacêuticos necessitam de entender as necessidades dos utentes para conseguirem criar, entregar e comunicar valor para os mesmos (Desselle e Zgarrick, 2009). O principal objetivo desta investigação é a formulação de um plano de marketing, devidamente fundamentado na literatura, e no contexto do setor e da empresa em questão. Do enquadramento teórico resultam os domínios do marketing mais apropriados para o estudo, as estratégias que podem ser implementadas, assim como a devida estrutura e conteúdo que um plano de marketing deve conter. A metodologia utilizada é o estudo de caso, particularmente, do caso da farmácia Gaia Jardim, com recurso à aplicação de um inquérito dirigido aos clientes desta. O resultado é a apresentação do plano de marketing com uma forte componente de estudo no consumidor da farmácia Gaia Jardim, com públicos-alvo e estratégias bem delineadas.
id RCAP_7c5955b1675a2804a5768e7d4fc8232a
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21715
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing aplicado à Farmácia Comunitária : o caso da Farmácia Gaia JardimPlano de marketingFarmácia comunitáriaEstudo de casoMarketing planCommunity pharmacyCase studyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoCom as constantes mudanças que a farmácia comunitária tem sofrido, verifica-se uma crescente utilização das técnicas de marketing por parte dos profissionais da área com o objetivo de ultrapassarem obstáculos e de atingirem as metas ambicionadas. Os fundamentos de marketing são identicamente aplicados a este setor, uma vez que os gestores farmacêuticos necessitam de entender as necessidades dos utentes para conseguirem criar, entregar e comunicar valor para os mesmos (Desselle e Zgarrick, 2009). O principal objetivo desta investigação é a formulação de um plano de marketing, devidamente fundamentado na literatura, e no contexto do setor e da empresa em questão. Do enquadramento teórico resultam os domínios do marketing mais apropriados para o estudo, as estratégias que podem ser implementadas, assim como a devida estrutura e conteúdo que um plano de marketing deve conter. A metodologia utilizada é o estudo de caso, particularmente, do caso da farmácia Gaia Jardim, com recurso à aplicação de um inquérito dirigido aos clientes desta. O resultado é a apresentação do plano de marketing com uma forte componente de estudo no consumidor da farmácia Gaia Jardim, com públicos-alvo e estratégias bem delineadas.Community pharmacies have been suffering major changes, which lead to an increased use of marketing techniques in order to overcome obstacles and reach their ambitious goals. Marketing principles are identically applied to this sector, since the pharmaceutical managers have to understand the needs of clients to create, deliver, and communicate value to them (Desselle e Zgarrick, 2009). The main goal of this research is to formulate a marketing plan based on existing literature, in the context of the sector and the pharmacy analysed. The theoretical foundations of the thesis clarify the marketing topics that are most suitable for this study, and also the strategies that can be implemented, as well as the proper structure and content that a marketing plan should contain. The methodology used is the case study of Gaia Jardim pharmacy, including the application of a questionnaire to its customers. The result is the formulation of a marketing plan, which places great emphasis on Gaia Jardim’s consumers, with a well-defined target audience and strategies.Portela, Maria da Conceição Andrade SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Cláudia Salomé Moreira2017-03-10T12:14:19Z2016-07-2120162016-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21715TID:201464268porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:04.018217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing aplicado à Farmácia Comunitária : o caso da Farmácia Gaia Jardim
title Plano de marketing aplicado à Farmácia Comunitária : o caso da Farmácia Gaia Jardim
spellingShingle Plano de marketing aplicado à Farmácia Comunitária : o caso da Farmácia Gaia Jardim
Oliveira, Cláudia Salomé Moreira
Plano de marketing
Farmácia comunitária
Estudo de caso
Marketing plan
Community pharmacy
Case study
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Plano de marketing aplicado à Farmácia Comunitária : o caso da Farmácia Gaia Jardim
title_full Plano de marketing aplicado à Farmácia Comunitária : o caso da Farmácia Gaia Jardim
title_fullStr Plano de marketing aplicado à Farmácia Comunitária : o caso da Farmácia Gaia Jardim
title_full_unstemmed Plano de marketing aplicado à Farmácia Comunitária : o caso da Farmácia Gaia Jardim
title_sort Plano de marketing aplicado à Farmácia Comunitária : o caso da Farmácia Gaia Jardim
author Oliveira, Cláudia Salomé Moreira
author_facet Oliveira, Cláudia Salomé Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Portela, Maria da Conceição Andrade Silva
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cláudia Salomé Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Farmácia comunitária
Estudo de caso
Marketing plan
Community pharmacy
Case study
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Plano de marketing
Farmácia comunitária
Estudo de caso
Marketing plan
Community pharmacy
Case study
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Com as constantes mudanças que a farmácia comunitária tem sofrido, verifica-se uma crescente utilização das técnicas de marketing por parte dos profissionais da área com o objetivo de ultrapassarem obstáculos e de atingirem as metas ambicionadas. Os fundamentos de marketing são identicamente aplicados a este setor, uma vez que os gestores farmacêuticos necessitam de entender as necessidades dos utentes para conseguirem criar, entregar e comunicar valor para os mesmos (Desselle e Zgarrick, 2009). O principal objetivo desta investigação é a formulação de um plano de marketing, devidamente fundamentado na literatura, e no contexto do setor e da empresa em questão. Do enquadramento teórico resultam os domínios do marketing mais apropriados para o estudo, as estratégias que podem ser implementadas, assim como a devida estrutura e conteúdo que um plano de marketing deve conter. A metodologia utilizada é o estudo de caso, particularmente, do caso da farmácia Gaia Jardim, com recurso à aplicação de um inquérito dirigido aos clientes desta. O resultado é a apresentação do plano de marketing com uma forte componente de estudo no consumidor da farmácia Gaia Jardim, com públicos-alvo e estratégias bem delineadas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-21
2016
2016-07-21T00:00:00Z
2017-03-10T12:14:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/21715
TID:201464268
url http://hdl.handle.net/10400.14/21715
identifier_str_mv TID:201464268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131869553360896