A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Adriana Afonso de Oliveira Pinto e Barata
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3164
Resumo: Dissertação de mest., Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012
id RCAP_d7158531b85f5f8e6491a04274207a4b
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3164
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básicoPercurso formativoInterdisciplinaridadeArticulação curricularReflexãoPrática docenteDissertação de mest., Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012A reflexão sobre o meu percurso formativo surge como um desafio que pretende demonstrar, refletir e autoavaliar o futuro desenvolvimento do meu percurso pessoal e profissional, bem como das situações de aprendizagem que vieram contribuir para uma resposta às minhas necessidades intrínsecas e extrínsecas. Por entre momentos de observação e de prática pedagógica, a importância de tirar partido de ambas as situações garantiu não só, a construção e desenvolvimento da minha identidade profissional, como também a evolução de um olhar crítico capaz de refletir acerca de todo o processo até então percorrido. Deste percurso emergiu uma problemática de investigação, denominado por interdisciplinaridade (articulação curricular). Ao longo deste relatório, esse conceito toma como ideia central compreender como, e se é desenvolvida articulação curricular dentro da sala de aula e como esta é importante para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos. Apresenta-se e interpreta-se os resultados obtidos através da análise das planificações semanais da docente titular, bem como da entrevista semiestruturada realizada à mesma como forma de resposta ao problema de investigação presente neste relatório de prática de ensino supervisionada.Monteiro, RuteVitorino, Teresa Cristina MouraSapientiaMarques, Adriana Afonso de Oliveira Pinto e Barata2013-11-28T16:59:10Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:12Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:49.312027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico
title A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico
Marques, Adriana Afonso de Oliveira Pinto e Barata
Percurso formativo
Interdisciplinaridade
Articulação curricular
Reflexão
Prática docente
title_short A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico
title_full A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico
title_sort A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico
author Marques, Adriana Afonso de Oliveira Pinto e Barata
author_facet Marques, Adriana Afonso de Oliveira Pinto e Barata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Rute
Vitorino, Teresa Cristina Moura
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Adriana Afonso de Oliveira Pinto e Barata
dc.subject.por.fl_str_mv Percurso formativo
Interdisciplinaridade
Articulação curricular
Reflexão
Prática docente
topic Percurso formativo
Interdisciplinaridade
Articulação curricular
Reflexão
Prática docente
description Dissertação de mest., Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-11-28T16:59:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/3164
url http://hdl.handle.net/10400.1/3164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133176856051712