A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/3164 |
Resumo: | Dissertação de mest., Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012 |
id |
RCAP_d7158531b85f5f8e6491a04274207a4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3164 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básicoPercurso formativoInterdisciplinaridadeArticulação curricularReflexãoPrática docenteDissertação de mest., Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012A reflexão sobre o meu percurso formativo surge como um desafio que pretende demonstrar, refletir e autoavaliar o futuro desenvolvimento do meu percurso pessoal e profissional, bem como das situações de aprendizagem que vieram contribuir para uma resposta às minhas necessidades intrínsecas e extrínsecas. Por entre momentos de observação e de prática pedagógica, a importância de tirar partido de ambas as situações garantiu não só, a construção e desenvolvimento da minha identidade profissional, como também a evolução de um olhar crítico capaz de refletir acerca de todo o processo até então percorrido. Deste percurso emergiu uma problemática de investigação, denominado por interdisciplinaridade (articulação curricular). Ao longo deste relatório, esse conceito toma como ideia central compreender como, e se é desenvolvida articulação curricular dentro da sala de aula e como esta é importante para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos. Apresenta-se e interpreta-se os resultados obtidos através da análise das planificações semanais da docente titular, bem como da entrevista semiestruturada realizada à mesma como forma de resposta ao problema de investigação presente neste relatório de prática de ensino supervisionada.Monteiro, RuteVitorino, Teresa Cristina MouraSapientiaMarques, Adriana Afonso de Oliveira Pinto e Barata2013-11-28T16:59:10Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:12Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:49.312027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico |
title |
A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico Marques, Adriana Afonso de Oliveira Pinto e Barata Percurso formativo Interdisciplinaridade Articulação curricular Reflexão Prática docente |
title_short |
A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico |
title_full |
A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A interdisciplinaridade em sala de aula, no 1.º ciclo do ensino básico |
author |
Marques, Adriana Afonso de Oliveira Pinto e Barata |
author_facet |
Marques, Adriana Afonso de Oliveira Pinto e Barata |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Rute Vitorino, Teresa Cristina Moura Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Adriana Afonso de Oliveira Pinto e Barata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percurso formativo Interdisciplinaridade Articulação curricular Reflexão Prática docente |
topic |
Percurso formativo Interdisciplinaridade Articulação curricular Reflexão Prática docente |
description |
Dissertação de mest., Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-11-28T16:59:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/3164 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/3164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133176856051712 |