Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4464 |
Resumo: | O artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada com docentes que publicaram narrativas reflexivas sobre experiências pedagógicas inovadoras na Série Práxis e Docência Universitária, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A pesquisa ancorou-se na perspectiva epistemológica construtivista; foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada para a produção dos dados, aos quais foi aplicada a análise de conteúdo. O objetivo foi identificar a percepção dos docentes sobre as aprendizagens que conquistaram, especialmente em função da reflexão à qual foram provocados, destacando-se: a abertura para a pessoa do estudante e para seu engajamento consciente; a ressignificação de crenças e pressupostos; a valorização do trabalho coletivo; e o reconhecimento da necessidade de formação político-pedagógica do professor universitário e da importância da reflexão sobre a prática docente para essa formação. Os resultados revelaram que o processo dialogado e problematizador, incentivado por iniciativas institucionais, possibilitou que a maioria dos participantes avançasse para níveis de reflexão mais profundos e vivenciasse o desenvolvimento pessoal e profissional docente. |
id |
INEP-1_0c50569a27892f504c73edcb98850995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/4464 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissionaldesenvolvimento profissional docente; experiência formativa; reflexãoO artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada com docentes que publicaram narrativas reflexivas sobre experiências pedagógicas inovadoras na Série Práxis e Docência Universitária, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A pesquisa ancorou-se na perspectiva epistemológica construtivista; foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada para a produção dos dados, aos quais foi aplicada a análise de conteúdo. O objetivo foi identificar a percepção dos docentes sobre as aprendizagens que conquistaram, especialmente em função da reflexão à qual foram provocados, destacando-se: a abertura para a pessoa do estudante e para seu engajamento consciente; a ressignificação de crenças e pressupostos; a valorização do trabalho coletivo; e o reconhecimento da necessidade de formação político-pedagógica do professor universitário e da importância da reflexão sobre a prática docente para essa formação. Os resultados revelaram que o processo dialogado e problematizador, incentivado por iniciativas institucionais, possibilitou que a maioria dos participantes avançasse para níveis de reflexão mais profundos e vivenciasse o desenvolvimento pessoal e profissional docente.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisSoares, Sandra Reginade Miranda, Dayse Lago2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/446410.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4464Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.32i106reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4464/pdfDireitos autorais 2019 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T14:16:30Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional |
title |
Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional |
spellingShingle |
Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional Soares, Sandra Regina desenvolvimento profissional docente; experiência formativa; reflexão |
title_short |
Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional |
title_full |
Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional |
title_fullStr |
Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional |
title_full_unstemmed |
Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional |
title_sort |
Reflexão dos docentes sobre sua prática pedagógica: implicações para o seu desenvolvimento profissional |
author |
Soares, Sandra Regina |
author_facet |
Soares, Sandra Regina de Miranda, Dayse Lago |
author_role |
author |
author2 |
de Miranda, Dayse Lago |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Sandra Regina de Miranda, Dayse Lago |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento profissional docente; experiência formativa; reflexão |
topic |
desenvolvimento profissional docente; experiência formativa; reflexão |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada com docentes que publicaram narrativas reflexivas sobre experiências pedagógicas inovadoras na Série Práxis e Docência Universitária, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A pesquisa ancorou-se na perspectiva epistemológica construtivista; foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada para a produção dos dados, aos quais foi aplicada a análise de conteúdo. O objetivo foi identificar a percepção dos docentes sobre as aprendizagens que conquistaram, especialmente em função da reflexão à qual foram provocados, destacando-se: a abertura para a pessoa do estudante e para seu engajamento consciente; a ressignificação de crenças e pressupostos; a valorização do trabalho coletivo; e o reconhecimento da necessidade de formação político-pedagógica do professor universitário e da importância da reflexão sobre a prática docente para essa formação. Os resultados revelaram que o processo dialogado e problematizador, incentivado por iniciativas institucionais, possibilitou que a maioria dos participantes avançasse para níveis de reflexão mais profundos e vivenciasse o desenvolvimento pessoal e profissional docente. |
description |
O artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada com docentes que publicaram narrativas reflexivas sobre experiências pedagógicas inovadoras na Série Práxis e Docência Universitária, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A pesquisa ancorou-se na perspectiva epistemológica construtivista; foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada para a produção dos dados, aos quais foi aplicada a análise de conteúdo. O objetivo foi identificar a percepção dos docentes sobre as aprendizagens que conquistaram, especialmente em função da reflexão à qual foram provocados, destacando-se: a abertura para a pessoa do estudante e para seu engajamento consciente; a ressignificação de crenças e pressupostos; a valorização do trabalho coletivo; e o reconhecimento da necessidade de formação político-pedagógica do professor universitário e da importância da reflexão sobre a prática docente para essa formação. Os resultados revelaram que o processo dialogado e problematizador, incentivado por iniciativas institucionais, possibilitou que a maioria dos participantes avançasse para níveis de reflexão mais profundos e vivenciasse o desenvolvimento pessoal e profissional docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4464 10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4464 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4464 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4464/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 32, n. 106 (2019): Inovação pedagógica no ensino superior 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.32i106 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1656026642391236608 |