Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10882 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_d729ed2485c191147179a033d98a46a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10882 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*Educação de infânciaEducação artísticaProduções das criançasObras de arteEarly childhood educationArts educationChildren's productionsWorks of artRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório da Prática Profissional Supervisionada (PPS) (Módulo II) desenvolvida durante um período de quatro meses em contexto de jardim de infância (JI), com crianças dos três aos seis anos de idade, tem como principal finalidade a realização de uma análise crítica e reflexiva da prática profissional, bem como, a apresentação da investigação. A problemática investigada emergiu do interesse e motivação geral do grupo pela vida e obra dos artistas e por explorações artísticas que, semanalmente, as crianças realizavam com a educadora cooperante. Neste sentido, procurei refletir e compreender como as crianças apreciam e dialogam sobre as obras de arte e sobre as suas produções artísticas, assim como, de que forma experimentam, executam e criam as suas próprias produções. Assim, realizei uma investigação sobre a prática, de natureza qualitativa e recolhi informações a partir da observação participante e não participante, antes e depois, das propostas educativas que apresentei às crianças, nomeadamente: (i) contactar, apreciar e dialogar acerca das obras de arte; (ii) realizar criações artísticas baseadas nas obras observadas; (iii) apreciar e dialogar sobre o que produziram. No que se relaciona com a apreciação e diálogo, as crianças apresentaram um vocabulário mais cuidado, intencional e específico sobre as obras de arte, nomeadamente, sobre os elementos expressivos, referindo pormenores biográficos dos artistas e aspetos técnicos associados ao mesmo e expressaram a sua opinião sobre as obras. Além de que, identificaram técnicas, materiais e posicionamento utilizados pelos artistas. No que se relaciona com a minha própria prática, destaco as oportunidades que criei para as crianças falarem sobre o que observaram e sentiram e o contacto que proporcionei com informações e livros biográficos, que desencadearam conversas e reflexões sobre a vida e obras dos pintores.ABSTRAT This report on Prática Profissional Supervisionada (PPS) (Module II) developed over a period of four months in the context of kindergarten (JI), with children from three to six years of age, has as main purpose the achievement of a critical and reflexive analysis of the professional practice, as well as the presentation of the research. The problem investigated emerged from the interest and general motivation of the group for the life and work of the artists and by artistic explorations that the children performed weekly with the cooperating educator. In this sense, I tried to reflect and understand how children appreciate and dialogue about works of art and their artistic productions, as well as how they experiment, execute and create their own productions. Then, I carried out a qualitative research on the practice and collected information from participant observation and non-participation, before and after, the educational proposals that I presented to the children, namely: (i) contact, appreciate and dialogue about the works of art; (ii) perform artistic creations based on observed works; (iii) to appreciate and discuss what they have produced. Regarding appreciation and dialogue, the children presented a more careful, intentional and specific vocabulary about the works of art, namely on the expressive elements, referring biographical details of the artists and technical aspects associated with it and expressed their opinion about the works. In addition to that, they identified techniques, materials and positioning used by artists. As far as my own practice is concerned, I highlight the opportunities I have created for children to talk about what they have observed and felt and the contact I provided with information and biographical books that triggered conversations and reflections on the lives and works of painters.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaPereira, MónicaRCIPLRessurreição, Joana Ribeiro da2019-12-17T10:33:12Z2019-07-242019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10882TID:202315169porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:14.580583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas* |
title |
Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas* |
spellingShingle |
Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas* Ressurreição, Joana Ribeiro da Educação de infância Educação artística Produções das crianças Obras de arte Early childhood education Arts education Children's productions Works of art |
title_short |
Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas* |
title_full |
Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas* |
title_fullStr |
Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas* |
title_full_unstemmed |
Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas* |
title_sort |
Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas* |
author |
Ressurreição, Joana Ribeiro da |
author_facet |
Ressurreição, Joana Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Mónica RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ressurreição, Joana Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Educação artística Produções das crianças Obras de arte Early childhood education Arts education Children's productions Works of art |
topic |
Educação de infância Educação artística Produções das crianças Obras de arte Early childhood education Arts education Children's productions Works of art |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17T10:33:12Z 2019-07-24 2019-07-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/10882 TID:202315169 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/10882 |
identifier_str_mv |
TID:202315169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133458945015808 |