Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ressurreição, Joana Ribeiro da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10882
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_d729ed2485c191147179a033d98a46a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10882
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*Educação de infânciaEducação artísticaProduções das criançasObras de arteEarly childhood educationArts educationChildren's productionsWorks of artRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório da Prática Profissional Supervisionada (PPS) (Módulo II) desenvolvida durante um período de quatro meses em contexto de jardim de infância (JI), com crianças dos três aos seis anos de idade, tem como principal finalidade a realização de uma análise crítica e reflexiva da prática profissional, bem como, a apresentação da investigação. A problemática investigada emergiu do interesse e motivação geral do grupo pela vida e obra dos artistas e por explorações artísticas que, semanalmente, as crianças realizavam com a educadora cooperante. Neste sentido, procurei refletir e compreender como as crianças apreciam e dialogam sobre as obras de arte e sobre as suas produções artísticas, assim como, de que forma experimentam, executam e criam as suas próprias produções. Assim, realizei uma investigação sobre a prática, de natureza qualitativa e recolhi informações a partir da observação participante e não participante, antes e depois, das propostas educativas que apresentei às crianças, nomeadamente: (i) contactar, apreciar e dialogar acerca das obras de arte; (ii) realizar criações artísticas baseadas nas obras observadas; (iii) apreciar e dialogar sobre o que produziram. No que se relaciona com a apreciação e diálogo, as crianças apresentaram um vocabulário mais cuidado, intencional e específico sobre as obras de arte, nomeadamente, sobre os elementos expressivos, referindo pormenores biográficos dos artistas e aspetos técnicos associados ao mesmo e expressaram a sua opinião sobre as obras. Além de que, identificaram técnicas, materiais e posicionamento utilizados pelos artistas. No que se relaciona com a minha própria prática, destaco as oportunidades que criei para as crianças falarem sobre o que observaram e sentiram e o contacto que proporcionei com informações e livros biográficos, que desencadearam conversas e reflexões sobre a vida e obras dos pintores.ABSTRAT This report on Prática Profissional Supervisionada (PPS) (Module II) developed over a period of four months in the context of kindergarten (JI), with children from three to six years of age, has as main purpose the achievement of a critical and reflexive analysis of the professional practice, as well as the presentation of the research. The problem investigated emerged from the interest and general motivation of the group for the life and work of the artists and by artistic explorations that the children performed weekly with the cooperating educator. In this sense, I tried to reflect and understand how children appreciate and dialogue about works of art and their artistic productions, as well as how they experiment, execute and create their own productions. Then, I carried out a qualitative research on the practice and collected information from participant observation and non-participation, before and after, the educational proposals that I presented to the children, namely: (i) contact, appreciate and dialogue about the works of art; (ii) perform artistic creations based on observed works; (iii) to appreciate and discuss what they have produced. Regarding appreciation and dialogue, the children presented a more careful, intentional and specific vocabulary about the works of art, namely on the expressive elements, referring biographical details of the artists and technical aspects associated with it and expressed their opinion about the works. In addition to that, they identified techniques, materials and positioning used by artists. As far as my own practice is concerned, I highlight the opportunities I have created for children to talk about what they have observed and felt and the contact I provided with information and biographical books that triggered conversations and reflections on the lives and works of painters.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaPereira, MónicaRCIPLRessurreição, Joana Ribeiro da2019-12-17T10:33:12Z2019-07-242019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10882TID:202315169porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:14.580583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*
title Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*
spellingShingle Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*
Ressurreição, Joana Ribeiro da
Educação de infância
Educação artística
Produções das crianças
Obras de arte
Early childhood education
Arts education
Children's productions
Works of art
title_short Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*
title_full Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*
title_fullStr Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*
title_full_unstemmed Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*
title_sort Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*
author Ressurreição, Joana Ribeiro da
author_facet Ressurreição, Joana Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Mónica
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ressurreição, Joana Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Educação artística
Produções das crianças
Obras de arte
Early childhood education
Arts education
Children's productions
Works of art
topic Educação de infância
Educação artística
Produções das crianças
Obras de arte
Early childhood education
Arts education
Children's productions
Works of art
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T10:33:12Z
2019-07-24
2019-07-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10882
TID:202315169
url http://hdl.handle.net/10400.21/10882
identifier_str_mv TID:202315169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133458945015808