Deteção e combate ao plágio em contexto académico: descrição de um projeto desenvolvido no âmbito de um curso de graduação em Ciência da Informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/101422 https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.36185 |
Resumo: | É apresentada a proposta de um projeto de intervenção de combate ao plágio académico desenvolvida numa unidade curricular de um curso de graduação em Ciência da Informação, em que é adotado o ensino baseado em projetos (project based learning). A contextualização teórica do trabalho fundamenta-se numa revisão da literatura sobre o conceito de plágio e sobre ferramentas digitais de deteção de plágio. É descrita a metodologia e os objetivos do projeto de deteção e combate ao plágio, além de serem apresentados os outputs resultantes da sua implementação. É dada ênfase especial à identificação, análise e avaliação de 10 ferramentas digitais de deteção de plágio, com base numa grelha de critérios definidos para o efeito. Deste procedimento resultou a seleção das três melhores ferramentas (PlagScan, Urkund e Plag.pt), as quais são apresentadas com mais detalhe. Adicionalmente, são apresentados os materiais concebidos para usar numa estratégia de combate ao plágio numa comunidade académica. Fundamenta-se a relevância do trabalho no relato de experiência de práticas didáticas inovadoras na formação graduada em Ciência da Informação, através do recurso ao ensino baseado em projetos, e na divulgação e avaliação de ferramentas de deteção de plágio, enquadradas numa estratégia mais lata de combate ao plágio em ambiente académico. |
id |
RCAP_d72b960c52109fb138e50e39eae63abb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/101422 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Deteção e combate ao plágio em contexto académico: descrição de um projeto desenvolvido no âmbito de um curso de graduação em Ciência da InformaçãoPlágio académicoDeteção de plágioCombate do plágioEnsino baseado em projetoFormação em Ciência da InformaçãoÉ apresentada a proposta de um projeto de intervenção de combate ao plágio académico desenvolvida numa unidade curricular de um curso de graduação em Ciência da Informação, em que é adotado o ensino baseado em projetos (project based learning). A contextualização teórica do trabalho fundamenta-se numa revisão da literatura sobre o conceito de plágio e sobre ferramentas digitais de deteção de plágio. É descrita a metodologia e os objetivos do projeto de deteção e combate ao plágio, além de serem apresentados os outputs resultantes da sua implementação. É dada ênfase especial à identificação, análise e avaliação de 10 ferramentas digitais de deteção de plágio, com base numa grelha de critérios definidos para o efeito. Deste procedimento resultou a seleção das três melhores ferramentas (PlagScan, Urkund e Plag.pt), as quais são apresentadas com mais detalhe. Adicionalmente, são apresentados os materiais concebidos para usar numa estratégia de combate ao plágio numa comunidade académica. Fundamenta-se a relevância do trabalho no relato de experiência de práticas didáticas inovadoras na formação graduada em Ciência da Informação, através do recurso ao ensino baseado em projetos, e na divulgação e avaliação de ferramentas de deteção de plágio, enquadradas numa estratégia mais lata de combate ao plágio em ambiente académico.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/101422http://hdl.handle.net/10316/101422https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.36185por1983-5213Terra, Ana LúciaMoreira, DiogoGomes, Filipainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-25T20:40:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:37.055767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Deteção e combate ao plágio em contexto académico: descrição de um projeto desenvolvido no âmbito de um curso de graduação em Ciência da Informação |
title |
Deteção e combate ao plágio em contexto académico: descrição de um projeto desenvolvido no âmbito de um curso de graduação em Ciência da Informação |
spellingShingle |
Deteção e combate ao plágio em contexto académico: descrição de um projeto desenvolvido no âmbito de um curso de graduação em Ciência da Informação Terra, Ana Lúcia Plágio académico Deteção de plágio Combate do plágio Ensino baseado em projeto Formação em Ciência da Informação |
title_short |
Deteção e combate ao plágio em contexto académico: descrição de um projeto desenvolvido no âmbito de um curso de graduação em Ciência da Informação |
title_full |
Deteção e combate ao plágio em contexto académico: descrição de um projeto desenvolvido no âmbito de um curso de graduação em Ciência da Informação |
title_fullStr |
Deteção e combate ao plágio em contexto académico: descrição de um projeto desenvolvido no âmbito de um curso de graduação em Ciência da Informação |
title_full_unstemmed |
Deteção e combate ao plágio em contexto académico: descrição de um projeto desenvolvido no âmbito de um curso de graduação em Ciência da Informação |
title_sort |
Deteção e combate ao plágio em contexto académico: descrição de um projeto desenvolvido no âmbito de um curso de graduação em Ciência da Informação |
author |
Terra, Ana Lúcia |
author_facet |
Terra, Ana Lúcia Moreira, Diogo Gomes, Filipa |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Diogo Gomes, Filipa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terra, Ana Lúcia Moreira, Diogo Gomes, Filipa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plágio académico Deteção de plágio Combate do plágio Ensino baseado em projeto Formação em Ciência da Informação |
topic |
Plágio académico Deteção de plágio Combate do plágio Ensino baseado em projeto Formação em Ciência da Informação |
description |
É apresentada a proposta de um projeto de intervenção de combate ao plágio académico desenvolvida numa unidade curricular de um curso de graduação em Ciência da Informação, em que é adotado o ensino baseado em projetos (project based learning). A contextualização teórica do trabalho fundamenta-se numa revisão da literatura sobre o conceito de plágio e sobre ferramentas digitais de deteção de plágio. É descrita a metodologia e os objetivos do projeto de deteção e combate ao plágio, além de serem apresentados os outputs resultantes da sua implementação. É dada ênfase especial à identificação, análise e avaliação de 10 ferramentas digitais de deteção de plágio, com base numa grelha de critérios definidos para o efeito. Deste procedimento resultou a seleção das três melhores ferramentas (PlagScan, Urkund e Plag.pt), as quais são apresentadas com mais detalhe. Adicionalmente, são apresentados os materiais concebidos para usar numa estratégia de combate ao plágio numa comunidade académica. Fundamenta-se a relevância do trabalho no relato de experiência de práticas didáticas inovadoras na formação graduada em Ciência da Informação, através do recurso ao ensino baseado em projetos, e na divulgação e avaliação de ferramentas de deteção de plágio, enquadradas numa estratégia mais lata de combate ao plágio em ambiente académico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/101422 http://hdl.handle.net/10316/101422 https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.36185 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/101422 https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.36185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1983-5213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134080449642496 |