Entender e Praticar a Justiça Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim, Margarida Maria Branco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8318
Resumo: A presente pesquisa pretende refletir sobre a temática da construção de valores de justiça social em crianças a frequentar o 3º ano do 1º ciclo do ensino básico. Procurou-se apurar e entender os valores através dos olhares das crianças, bem como identificar a existência de possíveis dificuldades no entendimento dos valores, assim como se é atribuída importância ao papel dos valores na vida das crianças. A pesquisa integra autores que abordam os valores inserindo os mesmos numa perspetiva educativa, uma vez que é a construção de valores a responsável pela adoção de atitudes que levam à cidadania. É abordada a importância da participação ativa nas crianças e de que modo esta traz vantagens ao nível do desenvolvimento. Aliado ao estudo teórico, foi realizado um estudo de campo, numa escola pública do concelho de Leiria, sob a perspetiva de uma pesquisa qualitativa. Neste estudo de campo, foram abordados três valores, o valor da tolerância, da solidariedade e da igualdade, durante uma hora por semana numa sessão de atividade extracurricular de arte e cidadania. Para o desenvolvimento da investigação, elaborou-se a seguinte pergunta de partida: Como é que os valores de justiça social são interpretados e postos em prática pelas crianças enquanto cidadãos ativos? De forma a compreender como são vistos e interpretados os valores pelas crianças, foi realizada uma investigação-ação, assente no paradigma qualitativo com recurso à observação direta e ao questionário sob a forma de escala como técnica de recolha de dados, tratados pela análise de conteúdo. A pesquisa procurou verificar, segundo as manifestações dos sujeitos, conteúdos relevantes para a pesquisa. Foram feitas questões de modo a obter opiniões e reflexões relativamente às situações apresentadas abordando implícita ou explicitamente cada valor. Diante dos resultados obtidos, foi possível verificar que os sujeitos revelam conhecimentos ao nível dos valores e que estão familiarizados com os conceitos.
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