REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS SOBRE AULAS REMOTAS E DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36686 |
Resumo: | Objetivou-se analisar as representações sociais (RS) sobre aulas remotas e docência para professores de IES privadas no Brasil. Participaram 78 professores, com média de 36,71 anos (DP = 7,4). Na coleta de dados, utilizou-se um questionário sociodemográfico e a associação livre de palavras, com os estímulos indutores “Aulas Remotas” e “Docência”. As evocações foram analisadas pela análise prototípica, via IRAMUTEQ. As RS sobre as aulas remotas enfatizaram esta modalidade de aula como uma atividade tecnológica, desafiadora e cansativa. Já as RS sobre a docência evidenciaram uma experiência positiva, sendo o ato de ensinar interpretado como um “trabalho” que se realiza com “amor” e “compromisso”. Portanto, os professores parecem satisfeitos com a profissão, ficando a insatisfação associada às aulas remotas. |
id |
RCAP_d730bfddda0d7bcbc1baf111927040d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36686 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS SOBRE AULAS REMOTAS E DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19Epidemia, COVID-19, representações sociais, docência no ensino superior.Objetivou-se analisar as representações sociais (RS) sobre aulas remotas e docência para professores de IES privadas no Brasil. Participaram 78 professores, com média de 36,71 anos (DP = 7,4). Na coleta de dados, utilizou-se um questionário sociodemográfico e a associação livre de palavras, com os estímulos indutores “Aulas Remotas” e “Docência”. As evocações foram analisadas pela análise prototípica, via IRAMUTEQ. As RS sobre as aulas remotas enfatizaram esta modalidade de aula como uma atividade tecnológica, desafiadora e cansativa. Já as RS sobre a docência evidenciaram uma experiência positiva, sendo o ato de ensinar interpretado como um “trabalho” que se realiza com “amor” e “compromisso”. Portanto, os professores parecem satisfeitos com a profissão, ficando a insatisfação associada às aulas remotas.ISPGAYARepositório ComumPassos, ÀdiloBrito, AlexandreAraújo, Ludgleyson2021-06-07T11:33:16Z2021-05-312021-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36686porPassos, Á., Brito, A., Araújo, L. (2021).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:38.637200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS SOBRE AULAS REMOTAS E DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19 |
title |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS SOBRE AULAS REMOTAS E DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19 |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS SOBRE AULAS REMOTAS E DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19 Passos, Àdilo Epidemia, COVID-19, representações sociais, docência no ensino superior. |
title_short |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS SOBRE AULAS REMOTAS E DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19 |
title_full |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS SOBRE AULAS REMOTAS E DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19 |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS SOBRE AULAS REMOTAS E DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19 |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS SOBRE AULAS REMOTAS E DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19 |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS SOBRE AULAS REMOTAS E DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19 |
author |
Passos, Àdilo |
author_facet |
Passos, Àdilo Brito, Alexandre Araújo, Ludgleyson |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Alexandre Araújo, Ludgleyson |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Àdilo Brito, Alexandre Araújo, Ludgleyson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epidemia, COVID-19, representações sociais, docência no ensino superior. |
topic |
Epidemia, COVID-19, representações sociais, docência no ensino superior. |
description |
Objetivou-se analisar as representações sociais (RS) sobre aulas remotas e docência para professores de IES privadas no Brasil. Participaram 78 professores, com média de 36,71 anos (DP = 7,4). Na coleta de dados, utilizou-se um questionário sociodemográfico e a associação livre de palavras, com os estímulos indutores “Aulas Remotas” e “Docência”. As evocações foram analisadas pela análise prototípica, via IRAMUTEQ. As RS sobre as aulas remotas enfatizaram esta modalidade de aula como uma atividade tecnológica, desafiadora e cansativa. Já as RS sobre a docência evidenciaram uma experiência positiva, sendo o ato de ensinar interpretado como um “trabalho” que se realiza com “amor” e “compromisso”. Portanto, os professores parecem satisfeitos com a profissão, ficando a insatisfação associada às aulas remotas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07T11:33:16Z 2021-05-31 2021-05-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36686 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Passos, Á., Brito, A., Araújo, L. (2021). |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137238945103872 |