Marcas indeléveis da docência no ensino superior: representações relativas a docência no ensino superior de pós-graduandos de instituições federais de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Vanessa Therezinha Bueno
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14062010-123952/
Resumo: Esse estudo objetivou apreender, a partir das representações de pós-graduandos de instituições federais de ensino superior brasileiro, das diversas áreas de conhecimento e de regiões geográficas, o sentido e significados atribuídos por eles à docência no ensino superior. Os dados coletados através do uso de dois instrumentos: questionário e entrevistas foram analisados com subsídios da teoria das representações proposto por Lefebvre (1983). Foram enviados 3.081 questionários a pós-graduandos através de e-mails, sendo que deste total retornaram 980 respondidos. As entrevistas foram realizadas on line com o uso dos programas Msn e/ou Skipe. O grupo entrevistado foi composto por 40 pós-graduandos, sendo dois mestrandos e dois doutorandos das diversas áreas do conhecimento (com e sem experiência docente no ensino superior) de cada região geográfica do Brasil. O referencial teórico e metodológico selecionado para a condução da pesquisa e análise dos dados pautou-se na teoria das representações e no método genealógico propostos por Lefebvre (1983). A partir da análise dos dados obtidos foi possível desvendar as condições por meio das quais as representações sobre docência no ensino superior se formam, tendo em vista tanto seu caráter retrospectivo como prospectivo, uma vez que as representações se formam e se modificam conservando o gérmen de sua origem e apontando o devir. A análise dos dados balizada pelo referencial teórico revelou a existência de um hiato entre o concebido e o vivido pelos pós-graduandos em relação à docência, tanto os que têm experiência como docentes no ensino superior como aqueles que ainda não são professores. Os mestrandos e doutorandos admitiram que não dominam conhecimentos pedagógicos necessários à prática docente, apesar de considerá-los importantes à docência. Seus depoimentos revelaram uma naturalização da docência, ou seja, a docência é aprendida a partir da experiência discente, inspirada em antigos professores. Considera-se que a docência, independente do nível de ensino em que ela aconteça, é uma ação humana. Reconhecer a dimensão humana da docência é admitir e assumir que ela se constitui histórica e socialmente e, por conseguinte, é parte integrante da identidade profissional do professor. A partir da pesquisa realizada depreendeu-se que a docência no ensino superior amalgama-se em uma teia de significados que condicionam a sua concepção e deixam marcas indeléveis naqueles que vivenciam cotidianamente a profissão docente. Portanto, não é possível conceber a docência vivida sem considerar a formação pedagógica específica enquanto dimensão imprescindível à profissão docente.
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spelling Marcas indeléveis da docência no ensino superior: representações relativas a docência no ensino superior de pós-graduandos de instituições federais de ensino superiorIndelible marks of teaching in Superior Education. Relative representations about teaching in Superior Education of post-graduating of Federal Institutions of Superior Educationdocênciaensino superiorformação docentesuperior educationteacher trainingteachingEsse estudo objetivou apreender, a partir das representações de pós-graduandos de instituições federais de ensino superior brasileiro, das diversas áreas de conhecimento e de regiões geográficas, o sentido e significados atribuídos por eles à docência no ensino superior. Os dados coletados através do uso de dois instrumentos: questionário e entrevistas foram analisados com subsídios da teoria das representações proposto por Lefebvre (1983). Foram enviados 3.081 questionários a pós-graduandos através de e-mails, sendo que deste total retornaram 980 respondidos. As entrevistas foram realizadas on line com o uso dos programas Msn e/ou Skipe. O grupo entrevistado foi composto por 40 pós-graduandos, sendo dois mestrandos e dois doutorandos das diversas áreas do conhecimento (com e sem experiência docente no ensino superior) de cada região geográfica do Brasil. O referencial teórico e metodológico selecionado para a condução da pesquisa e análise dos dados pautou-se na teoria das representações e no método genealógico propostos por Lefebvre (1983). A partir da análise dos dados obtidos foi possível desvendar as condições por meio das quais as representações sobre docência no ensino superior se formam, tendo em vista tanto seu caráter retrospectivo como prospectivo, uma vez que as representações se formam e se modificam conservando o gérmen de sua origem e apontando o devir. A análise dos dados balizada pelo referencial teórico revelou a existência de um hiato entre o concebido e o vivido pelos pós-graduandos em relação à docência, tanto os que têm experiência como docentes no ensino superior como aqueles que ainda não são professores. Os mestrandos e doutorandos admitiram que não dominam conhecimentos pedagógicos necessários à prática docente, apesar de considerá-los importantes à docência. Seus depoimentos revelaram uma naturalização da docência, ou seja, a docência é aprendida a partir da experiência discente, inspirada em antigos professores. Considera-se que a docência, independente do nível de ensino em que ela aconteça, é uma ação humana. Reconhecer a dimensão humana da docência é admitir e assumir que ela se constitui histórica e socialmente e, por conseguinte, é parte integrante da identidade profissional do professor. A partir da pesquisa realizada depreendeu-se que a docência no ensino superior amalgama-se em uma teia de significados que condicionam a sua concepção e deixam marcas indeléveis naqueles que vivenciam cotidianamente a profissão docente. Portanto, não é possível conceber a docência vivida sem considerar a formação pedagógica específica enquanto dimensão imprescindível à profissão docente.This study installed seize from representations of post-graduating students of superior education of federal institutions of Brazil, of the various areas of expertise and geographic regions, sense and meanings assigned by them to teaching in superior education. The collected data through the use of two instruments: questionnaire and interviews were analyzed with grants of representation theory proposed by Lefebvre (1983). Questionnaires were sent to post - 3,081 students through e-mails, being that this total returned 980 answered. The interviews were conducted online using programs as MSN and/or Skype. The group interviewed was composed of 40 graduate students, two MA students and two doctoral candidates of the various areas of knowledge (with and without experience teaching in superior education) for each geographical region of Brazil. The theoretical and methodological referential selected to conduct the research and analysis of data was marked in the theory of pedigree representations and the method proposed by Lefebvre (1983). From the analysis of data obtained could unravel the conditions whereby representations about teaching in superior education form, in order both to your character retrospective as forward-looking as offices and unchanging conserving the germ of his origin and pointing the flux. Analysis of the data marked by theoretical referential revealed the existence of a gap between the developed and lived by post-graduating students in teaching, both those who have experience as teachers in superior education as those who aren\'t teachers. The MA students and doctoral candidates admitted that dominate pedagogical knowledge needed to practice teaching, although as important to teaching. Their testimony revealed a naturalization teaching, i.e. teaching is learned from the learning experience, inspired by former teachers. The teaching, regardless of level of education that it happens, is a human action. Recognize the human dimension of teaching is to admit and assume that it is historical and socially and is therefore an integral part of the professional identity of the teacher. From the survey of implied that teaching in superior education amalgama in a web of meanings that govern its design and leave indelible marks of those who experience everyday teaching profession. Therefore, it is not possible to conceive teaching lived without considering specific pedagogical training as essential dimension occupation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPenin, Sonia Teresinha de SousaCampos, Vanessa Therezinha Bueno2010-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14062010-123952/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:07Zoai:teses.usp.br:tde-14062010-123952Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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