Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal da Costa, Maria da Conceição
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Biscaia, Constança
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8228
Resumo: Este texto, associado à tese de doutoramento que se desenvolve e inspirado em paradigmas de complexidade que marcam a investigação educacional, assenta numa observação de realidades escolares que permitiram pensar o que foi verbalizado por Smylie (1995): we will fail… to improve schooling for children until we acknowledge the importance of schools not only as places for teachers to work but also as places for teachers to learn. (p.92) A história da profissão docente em Portugal e o que se conhece sobre a aprendizagem ao longo da vida, remeteram para metodologias que valorizam o recurso a histórias pessoais e sociais com base em narrativas. Manter o enfoque na questão de partida, deixando transparecer fielmente a voz de cada professor que colaborou no estudo, mostrou ser uma tarefa complexa e eticamente exigente.
id RCAP_d736a365c2c590471ef9148e1db7db3f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8228
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro)Investigação NarrativaComplexidadeRigor MetodológicoEste texto, associado à tese de doutoramento que se desenvolve e inspirado em paradigmas de complexidade que marcam a investigação educacional, assenta numa observação de realidades escolares que permitiram pensar o que foi verbalizado por Smylie (1995): we will fail… to improve schooling for children until we acknowledge the importance of schools not only as places for teachers to work but also as places for teachers to learn. (p.92) A história da profissão docente em Portugal e o que se conhece sobre a aprendizagem ao longo da vida, remeteram para metodologias que valorizam o recurso a histórias pessoais e sociais com base em narrativas. Manter o enfoque na questão de partida, deixando transparecer fielmente a voz de cada professor que colaborou no estudo, mostrou ser uma tarefa complexa e eticamente exigente.Associación Española de Psicologia Conductal2013-01-31T12:01:59Z2013-01-312012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8228http://hdl.handle.net/10174/8228porComunicação oral apresentada ao IX Foro Internacional sobre la Evaluacíón de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior.ISBN: 978-84-695-3701-5mclc@uevora.ptconstanca.biscaia@gmail.com229Leal da Costa, Maria da ConceiçãoBiscaia, Constançainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:32.291170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro)
title Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro)
spellingShingle Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro)
Leal da Costa, Maria da Conceição
Investigação Narrativa
Complexidade
Rigor Metodológico
title_short Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro)
title_full Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro)
title_fullStr Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro)
title_full_unstemmed Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro)
title_sort Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro)
author Leal da Costa, Maria da Conceição
author_facet Leal da Costa, Maria da Conceição
Biscaia, Constança
author_role author
author2 Biscaia, Constança
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal da Costa, Maria da Conceição
Biscaia, Constança
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação Narrativa
Complexidade
Rigor Metodológico
topic Investigação Narrativa
Complexidade
Rigor Metodológico
description Este texto, associado à tese de doutoramento que se desenvolve e inspirado em paradigmas de complexidade que marcam a investigação educacional, assenta numa observação de realidades escolares que permitiram pensar o que foi verbalizado por Smylie (1995): we will fail… to improve schooling for children until we acknowledge the importance of schools not only as places for teachers to work but also as places for teachers to learn. (p.92) A história da profissão docente em Portugal e o que se conhece sobre a aprendizagem ao longo da vida, remeteram para metodologias que valorizam o recurso a histórias pessoais e sociais com base em narrativas. Manter o enfoque na questão de partida, deixando transparecer fielmente a voz de cada professor que colaborou no estudo, mostrou ser uma tarefa complexa e eticamente exigente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-31T12:01:59Z
2013-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8228
http://hdl.handle.net/10174/8228
url http://hdl.handle.net/10174/8228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Comunicação oral apresentada ao IX Foro Internacional sobre la Evaluacíón de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior.
ISBN: 978-84-695-3701-5
mclc@uevora.pt
constanca.biscaia@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associación Española de Psicologia Conductal
publisher.none.fl_str_mv Associación Española de Psicologia Conductal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136509228482560