Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8228 |
Resumo: | Este texto, associado à tese de doutoramento que se desenvolve e inspirado em paradigmas de complexidade que marcam a investigação educacional, assenta numa observação de realidades escolares que permitiram pensar o que foi verbalizado por Smylie (1995): we will fail… to improve schooling for children until we acknowledge the importance of schools not only as places for teachers to work but also as places for teachers to learn. (p.92) A história da profissão docente em Portugal e o que se conhece sobre a aprendizagem ao longo da vida, remeteram para metodologias que valorizam o recurso a histórias pessoais e sociais com base em narrativas. Manter o enfoque na questão de partida, deixando transparecer fielmente a voz de cada professor que colaborou no estudo, mostrou ser uma tarefa complexa e eticamente exigente. |
id |
RCAP_d736a365c2c590471ef9148e1db7db3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/8228 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro)Investigação NarrativaComplexidadeRigor MetodológicoEste texto, associado à tese de doutoramento que se desenvolve e inspirado em paradigmas de complexidade que marcam a investigação educacional, assenta numa observação de realidades escolares que permitiram pensar o que foi verbalizado por Smylie (1995): we will fail… to improve schooling for children until we acknowledge the importance of schools not only as places for teachers to work but also as places for teachers to learn. (p.92) A história da profissão docente em Portugal e o que se conhece sobre a aprendizagem ao longo da vida, remeteram para metodologias que valorizam o recurso a histórias pessoais e sociais com base em narrativas. Manter o enfoque na questão de partida, deixando transparecer fielmente a voz de cada professor que colaborou no estudo, mostrou ser uma tarefa complexa e eticamente exigente.Associación Española de Psicologia Conductal2013-01-31T12:01:59Z2013-01-312012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8228http://hdl.handle.net/10174/8228porComunicação oral apresentada ao IX Foro Internacional sobre la Evaluacíón de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior.ISBN: 978-84-695-3701-5mclc@uevora.ptconstanca.biscaia@gmail.com229Leal da Costa, Maria da ConceiçãoBiscaia, Constançainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:32.291170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro) |
title |
Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro) |
spellingShingle |
Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro) Leal da Costa, Maria da Conceição Investigação Narrativa Complexidade Rigor Metodológico |
title_short |
Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro) |
title_full |
Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro) |
title_fullStr |
Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro) |
title_full_unstemmed |
Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro) |
title_sort |
Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (IX Foro) |
author |
Leal da Costa, Maria da Conceição |
author_facet |
Leal da Costa, Maria da Conceição Biscaia, Constança |
author_role |
author |
author2 |
Biscaia, Constança |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal da Costa, Maria da Conceição Biscaia, Constança |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação Narrativa Complexidade Rigor Metodológico |
topic |
Investigação Narrativa Complexidade Rigor Metodológico |
description |
Este texto, associado à tese de doutoramento que se desenvolve e inspirado em paradigmas de complexidade que marcam a investigação educacional, assenta numa observação de realidades escolares que permitiram pensar o que foi verbalizado por Smylie (1995): we will fail… to improve schooling for children until we acknowledge the importance of schools not only as places for teachers to work but also as places for teachers to learn. (p.92) A história da profissão docente em Portugal e o que se conhece sobre a aprendizagem ao longo da vida, remeteram para metodologias que valorizam o recurso a histórias pessoais e sociais com base em narrativas. Manter o enfoque na questão de partida, deixando transparecer fielmente a voz de cada professor que colaborou no estudo, mostrou ser uma tarefa complexa e eticamente exigente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-31T12:01:59Z 2013-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/8228 http://hdl.handle.net/10174/8228 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/8228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Comunicação oral apresentada ao IX Foro Internacional sobre la Evaluacíón de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior. ISBN: 978-84-695-3701-5 mclc@uevora.pt constanca.biscaia@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associación Española de Psicologia Conductal |
publisher.none.fl_str_mv |
Associación Española de Psicologia Conductal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136509228482560 |