O humor na didática de Educação Visual – um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Afonso Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8148
Resumo: O Relatório Final de Estágio é parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Visual e EducaçãoTecnológica no 2.º Ciclo Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação de Viseu e encontra-se organizado em duas partes: a Parte I refere-se a uma análise crítica das aprendizagens realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, realizadas durante os anos letivos de 2021/22 e 2022/23. A Parte II apresenta a investigação desenvolvida nas referidas unidades curriculares. Na Parte I descreve-se, analisa-se e reflete-se criticamente sobre as práticas observadas e realizadas à luz das competências profissionais desenvolvidas para a lecionação das disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica; a Parte II apresenta, por sua vez, o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da disciplina de Educação Visual onde se apresenta um estudo de caso que foi levado a cabo com uma turma do 5.º ano da Escola Básica Vieira da Silva, visando perceber se a utilização de recurso humorísticos na lecionação amplia a motivação e a aprendizagem dos alunos na disciplina de Educação Visual. Os resultados obtidos demostraram que, de uma maneira geral, os alunos se consideraram mais motivados e ganharam mais interesse pela disciplina. Para os alunos da turma abrangida pelo estudo, as estratégias de ensinoaprendizagem com recurso ao humor revelaram-se uma mais-valia.
id RCAP_d74379371195acec1d67938f58224f85
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O humor na didática de Educação Visual – um estudo de casoEducação VisualHumorMotivaçãoAprendizagemComunicaçãoVisual EducationHumourMotivationLearningCommunicationO Relatório Final de Estágio é parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Visual e EducaçãoTecnológica no 2.º Ciclo Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação de Viseu e encontra-se organizado em duas partes: a Parte I refere-se a uma análise crítica das aprendizagens realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, realizadas durante os anos letivos de 2021/22 e 2022/23. A Parte II apresenta a investigação desenvolvida nas referidas unidades curriculares. Na Parte I descreve-se, analisa-se e reflete-se criticamente sobre as práticas observadas e realizadas à luz das competências profissionais desenvolvidas para a lecionação das disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica; a Parte II apresenta, por sua vez, o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da disciplina de Educação Visual onde se apresenta um estudo de caso que foi levado a cabo com uma turma do 5.º ano da Escola Básica Vieira da Silva, visando perceber se a utilização de recurso humorísticos na lecionação amplia a motivação e a aprendizagem dos alunos na disciplina de Educação Visual. Os resultados obtidos demostraram que, de uma maneira geral, os alunos se consideraram mais motivados e ganharam mais interesse pela disciplina. Para os alunos da turma abrangida pelo estudo, as estratégias de ensinoaprendizagem com recurso ao humor revelaram-se uma mais-valia.This internship report is an integral and the concluding assignment for the Masters in Teaching of Visual and Technological education for the 2.º cycle of elementary schooling delivered by the School of Education of Viseu. The report is split into two parts. Part I pertains to an analysis of the lessons which took place within the frame of Supervised Practice of Teaching, undertaken during the academic years of 2021/22 and 2022/23. Part II of the report presents the research developed within the context of the abovementioned Practice of Teaching. Part I contains the description, analysis and critical reflections on the practices observed, as seen under the lens of the professional competences developed for teaching the subjects of Visual and Technological education. Part II contains the research work undertaken within the subject of Visual Education, where a case study is presented. This case study was carried out with a 5th grade class at the Vieira da Silva Elementary School and attempted to explore whether the use of humouristic resources in teaching amplifies the motivation and effective learning of students in the subject of Visual Education. The results observed demonstrate that students generally considered themselves more motivated and had an increased interest in the subject. For the students in the classroom which was the subject of this research, the teaching and learning strategies using humour demonstrated added value.Melo, Ana Luísa Pinto de SoutoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPaiva, Afonso Almeida2024-01-08T13:56:22Z2023-11-102023-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8148TID:203453484porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T02:30:54Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:18.309565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O humor na didática de Educação Visual – um estudo de caso
title O humor na didática de Educação Visual – um estudo de caso
spellingShingle O humor na didática de Educação Visual – um estudo de caso
Paiva, Afonso Almeida
Educação Visual
Humor
Motivação
Aprendizagem
Comunicação
Visual Education
Humour
Motivation
Learning
Communication
title_short O humor na didática de Educação Visual – um estudo de caso
title_full O humor na didática de Educação Visual – um estudo de caso
title_fullStr O humor na didática de Educação Visual – um estudo de caso
title_full_unstemmed O humor na didática de Educação Visual – um estudo de caso
title_sort O humor na didática de Educação Visual – um estudo de caso
author Paiva, Afonso Almeida
author_facet Paiva, Afonso Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Ana Luísa Pinto de Souto
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Afonso Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Visual
Humor
Motivação
Aprendizagem
Comunicação
Visual Education
Humour
Motivation
Learning
Communication
topic Educação Visual
Humor
Motivação
Aprendizagem
Comunicação
Visual Education
Humour
Motivation
Learning
Communication
description O Relatório Final de Estágio é parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Visual e EducaçãoTecnológica no 2.º Ciclo Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação de Viseu e encontra-se organizado em duas partes: a Parte I refere-se a uma análise crítica das aprendizagens realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, realizadas durante os anos letivos de 2021/22 e 2022/23. A Parte II apresenta a investigação desenvolvida nas referidas unidades curriculares. Na Parte I descreve-se, analisa-se e reflete-se criticamente sobre as práticas observadas e realizadas à luz das competências profissionais desenvolvidas para a lecionação das disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica; a Parte II apresenta, por sua vez, o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da disciplina de Educação Visual onde se apresenta um estudo de caso que foi levado a cabo com uma turma do 5.º ano da Escola Básica Vieira da Silva, visando perceber se a utilização de recurso humorísticos na lecionação amplia a motivação e a aprendizagem dos alunos na disciplina de Educação Visual. Os resultados obtidos demostraram que, de uma maneira geral, os alunos se consideraram mais motivados e ganharam mais interesse pela disciplina. Para os alunos da turma abrangida pelo estudo, as estratégias de ensinoaprendizagem com recurso ao humor revelaram-se uma mais-valia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-10
2023-11-10T00:00:00Z
2024-01-08T13:56:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8148
TID:203453484
url http://hdl.handle.net/10400.19/8148
identifier_str_mv TID:203453484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136838099664896