Estrutura comum de formação entre o Centro de Informações e Segurança Militares e o Serviço de Informações da República Portuguesa - Qual o futuro?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES FRANCISCO, RICARDO MIGUEL
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30065
Resumo: O presente Trabalho de Investigação Aplicada analisa o papel e a intervenção do Exército Português no âmbito dos incêndios rurais mais marcantes de 2017. A investigação segue uma metodologia de natureza qualitativa e estratégia estudo de caso. O estudo de caso incluiu diversas fontes de recolha de dados como entrevistas, observação e análise de documentos institucionais para a triangulação e corroboração. O Exército participa e colabora com os meios e recursos disponíveis em diversas ações, nas quais se incluem a vigilância, a prevenção, a deteção, o rescaldo e a vigilância pós-incêndio. Em 2017 constataram-se lacunas e problemas diretamente relacionados com a falta de viaturas e equipamentos, dificuldades comunicacionais, o desgaste físico e psicológico dos militares que participaram nestas ações, aos quais acresceram problemas ao nível da formação e do planeamento de interações com outras atividades do Exército. Desde então, o Exército tem procurado implementar melhorias e boas práticas. Conclui-se que, atualmente, o Exército encontra-se melhor equipado e preparado para estas ações, facto que resulta das melhorias introduzidas nos processos de comunicação e coordenação com os diferentes agentes de proteção civil, do incremento e melhoria da formação dos militares e da realização de exercícios e treinos conjuntos. O Exército está assim mais capacitado para proteger e salvaguardar pessoas e bens.
id RCAP_d74e75e1884467c1cc2fed453a6f6b56
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30065
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estrutura comum de formação entre o Centro de Informações e Segurança Militares e o Serviço de Informações da República Portuguesa - Qual o futuro?incêndios rurais; formação; recursos; comunicação; exercíciosCentro de Informações e Segurança MilitaresO presente Trabalho de Investigação Aplicada analisa o papel e a intervenção do Exército Português no âmbito dos incêndios rurais mais marcantes de 2017. A investigação segue uma metodologia de natureza qualitativa e estratégia estudo de caso. O estudo de caso incluiu diversas fontes de recolha de dados como entrevistas, observação e análise de documentos institucionais para a triangulação e corroboração. O Exército participa e colabora com os meios e recursos disponíveis em diversas ações, nas quais se incluem a vigilância, a prevenção, a deteção, o rescaldo e a vigilância pós-incêndio. Em 2017 constataram-se lacunas e problemas diretamente relacionados com a falta de viaturas e equipamentos, dificuldades comunicacionais, o desgaste físico e psicológico dos militares que participaram nestas ações, aos quais acresceram problemas ao nível da formação e do planeamento de interações com outras atividades do Exército. Desde então, o Exército tem procurado implementar melhorias e boas práticas. Conclui-se que, atualmente, o Exército encontra-se melhor equipado e preparado para estas ações, facto que resulta das melhorias introduzidas nos processos de comunicação e coordenação com os diferentes agentes de proteção civil, do incremento e melhoria da formação dos militares e da realização de exercícios e treinos conjuntos. O Exército está assim mais capacitado para proteger e salvaguardar pessoas e bens.Caetano Alvelos, João PauloRepositório ComumNUNES FRANCISCO, RICARDO MIGUEL2019-11-11T15:36:09Z2019-10-292019-10-10T00:00:00Z2019-10-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30065202288781porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:56:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:56.611298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura comum de formação entre o Centro de Informações e Segurança Militares e o Serviço de Informações da República Portuguesa - Qual o futuro?
title Estrutura comum de formação entre o Centro de Informações e Segurança Militares e o Serviço de Informações da República Portuguesa - Qual o futuro?
spellingShingle Estrutura comum de formação entre o Centro de Informações e Segurança Militares e o Serviço de Informações da República Portuguesa - Qual o futuro?
NUNES FRANCISCO, RICARDO MIGUEL
incêndios rurais; formação; recursos; comunicação; exercícios
Centro de Informações e Segurança Militares
title_short Estrutura comum de formação entre o Centro de Informações e Segurança Militares e o Serviço de Informações da República Portuguesa - Qual o futuro?
title_full Estrutura comum de formação entre o Centro de Informações e Segurança Militares e o Serviço de Informações da República Portuguesa - Qual o futuro?
title_fullStr Estrutura comum de formação entre o Centro de Informações e Segurança Militares e o Serviço de Informações da República Portuguesa - Qual o futuro?
title_full_unstemmed Estrutura comum de formação entre o Centro de Informações e Segurança Militares e o Serviço de Informações da República Portuguesa - Qual o futuro?
title_sort Estrutura comum de formação entre o Centro de Informações e Segurança Militares e o Serviço de Informações da República Portuguesa - Qual o futuro?
author NUNES FRANCISCO, RICARDO MIGUEL
author_facet NUNES FRANCISCO, RICARDO MIGUEL
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano Alvelos, João Paulo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES FRANCISCO, RICARDO MIGUEL
dc.subject.por.fl_str_mv incêndios rurais; formação; recursos; comunicação; exercícios
Centro de Informações e Segurança Militares
topic incêndios rurais; formação; recursos; comunicação; exercícios
Centro de Informações e Segurança Militares
description O presente Trabalho de Investigação Aplicada analisa o papel e a intervenção do Exército Português no âmbito dos incêndios rurais mais marcantes de 2017. A investigação segue uma metodologia de natureza qualitativa e estratégia estudo de caso. O estudo de caso incluiu diversas fontes de recolha de dados como entrevistas, observação e análise de documentos institucionais para a triangulação e corroboração. O Exército participa e colabora com os meios e recursos disponíveis em diversas ações, nas quais se incluem a vigilância, a prevenção, a deteção, o rescaldo e a vigilância pós-incêndio. Em 2017 constataram-se lacunas e problemas diretamente relacionados com a falta de viaturas e equipamentos, dificuldades comunicacionais, o desgaste físico e psicológico dos militares que participaram nestas ações, aos quais acresceram problemas ao nível da formação e do planeamento de interações com outras atividades do Exército. Desde então, o Exército tem procurado implementar melhorias e boas práticas. Conclui-se que, atualmente, o Exército encontra-se melhor equipado e preparado para estas ações, facto que resulta das melhorias introduzidas nos processos de comunicação e coordenação com os diferentes agentes de proteção civil, do incremento e melhoria da formação dos militares e da realização de exercícios e treinos conjuntos. O Exército está assim mais capacitado para proteger e salvaguardar pessoas e bens.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-11T15:36:09Z
2019-10-29
2019-10-10T00:00:00Z
2019-10-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30065
202288781
url http://hdl.handle.net/10400.26/30065
identifier_str_mv 202288781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130416798498816