A Aprendizagem dos números racionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22785 |
Resumo: | Este artigo analisa aspectos do ensino e da aprendizagem dos números racionais. Identifica algumas dificuldades com que os alunos se deparam no desenvolvimento do sentido dos fraccionários, nomeadamente quando são representados por fracções. Analisa também diferentes tipos de unidades e a sua relevância na compreensão deste assunto. São discutidos aspectos relativos à passagem das estratégias informais dos alunos na resolução de problemas para a formalização. Apresenta-se ainda, neste âmbito, o contexto Português em relação ao currículo enunciado nos programas e ao currículo implementado. Finalmente faz-se uma referência a estudos, que nesta área, foram já desenvolvidos em Portugal. |
id |
RCAP_d763a330b3c13c682edb444f2b796203 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22785 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Aprendizagem dos números racionaisA Aprendizagem dos números racionaisArtigosEste artigo analisa aspectos do ensino e da aprendizagem dos números racionais. Identifica algumas dificuldades com que os alunos se deparam no desenvolvimento do sentido dos fraccionários, nomeadamente quando são representados por fracções. Analisa também diferentes tipos de unidades e a sua relevância na compreensão deste assunto. São discutidos aspectos relativos à passagem das estratégias informais dos alunos na resolução de problemas para a formalização. Apresenta-se ainda, neste âmbito, o contexto Português em relação ao currículo enunciado nos programas e ao currículo implementado. Finalmente faz-se uma referência a estudos, que nesta área, foram já desenvolvidos em Portugal.This article analyses some aspects of the teaching-learning process of rational numbers. It identifies difficulties faced by students concerning the rational number sense, mainly related to fractions. It discusses different kinds of units and its relevance for the understanding of rational numbers. It is also discussed children´s informal strategies and processes of formalisation. The Portuguese elementary curriculum and the implemented curriculum is discussed in terms of the aspects approached before, as well as portuguese research studies in this field.APM - Associação de Professores de Matemática2005-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22785por2183-28380872-3915Monteiro, CecíliaPinto, Héliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:49Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:17.311484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Aprendizagem dos números racionais A Aprendizagem dos números racionais |
title |
A Aprendizagem dos números racionais |
spellingShingle |
A Aprendizagem dos números racionais Monteiro, Cecília Artigos |
title_short |
A Aprendizagem dos números racionais |
title_full |
A Aprendizagem dos números racionais |
title_fullStr |
A Aprendizagem dos números racionais |
title_full_unstemmed |
A Aprendizagem dos números racionais |
title_sort |
A Aprendizagem dos números racionais |
author |
Monteiro, Cecília |
author_facet |
Monteiro, Cecília Pinto, Hélia |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Hélia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Cecília Pinto, Hélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo analisa aspectos do ensino e da aprendizagem dos números racionais. Identifica algumas dificuldades com que os alunos se deparam no desenvolvimento do sentido dos fraccionários, nomeadamente quando são representados por fracções. Analisa também diferentes tipos de unidades e a sua relevância na compreensão deste assunto. São discutidos aspectos relativos à passagem das estratégias informais dos alunos na resolução de problemas para a formalização. Apresenta-se ainda, neste âmbito, o contexto Português em relação ao currículo enunciado nos programas e ao currículo implementado. Finalmente faz-se uma referência a estudos, que nesta área, foram já desenvolvidos em Portugal. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22785 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478008074240 |